MÓDULO VII COMO GERENCIAR O ESPAÇO FÍSICO E O PATRIMÔNIO DA ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Advertisements

Alcance e Diretrizes da LAI
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Incorporação Tecnológica em Hospitais Públicos
Controle Patrimonial de Bens Móveis
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Educação Ambiental - GPEEA
SUPERVISÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
Gestão Competente da Escola Pública
A FUNÇÃO E O PAPEL DO SECRETÁRIO GERAL DA UNIDADE ESCOLAR
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Uma proposta de mudança
II Orientação Técnica PCAGP.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CÉLIA MARIA VILELA TAVARES
Roteiro de observação de estágio
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Fontes de Financiamento para educação profissional: o caso alagoano Instituto de Educação Profissional de Alagoas- INEPRO Tereza Kelly.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Atividades imobiliárias
DESPESA PÚBLICA Faculdade de Direito – UFPA Direito Financeiro
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
MAIO 2010.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Professor Coordenador de Apoio
Plano de Contingenciamento de Gastos - PCG
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
WAGE Consult. Eng. Serv. Ltda. WORKSHOP ESCO WORKSHOP EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
Revisita ao PPP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Projeto Pedagógico.
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

MÓDULO VII COMO GERENCIAR O ESPAÇO FÍSICO E O PATRIMÔNIO DA ESCOLA

OBJETIVOS GERAIS Planejar e executar a gestão de material e patrimônio em sua escola. Integrar a gestão de material e do patrimônio. Identificar soluções para as dificuldades da gestão de material e do patrimônio em sua escola e selecionar prioridades de ação.

Desenvolver estratégias de mobilização para um gerenciamento público com controle social do material e do patrimônio da escola. Identificar os dispositivos legais e os procedimentos que regulam a gestão do material e do patrimônio na administração pública. Elaborar propostas para o desenvolvimento da escola como pólo comunitário, de acordo com o seu projeto pedagógico.

UNIDADE I O PATRIMÔNIO DA ESCOLA PÚBLICA: O QUE É E DE QUEM É?

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Reconhecer os conceitos envolvidos com a gestão do material e do patrimônio da escola, com base nas definições de patrimônio material e patrimônio imaterial. Articular a organização do trabalho escolar com a gestão do material e do patrimônio.

Construir vínculos entre a gestão do material e do patrimônio e a gestão pedagógica da escola. Gerir o patrimônio escolar significa não apenas conservar o que se vê como, também, o que ele representa na vida da comunidade escolar e dos que a cercam.

O patrimônio material se constitui de bens e imóveis (terreno e prédio) e de bens móveis (mobiliário, equipamentos etc.) entretanto, o conceito de patrimônio relaciona-se, também, ao que chamamos de imaterial, constituído pela identidade da escola, historicamente construída em sua relação com a comunidade, a partir do seu projeto pedagógico e de sua evolução ao longo tempo.

UNIDADE II O PATRIMÔNIO, PLANEJAMENTO, IDENTIDADE E AUTONOMIA ESCOLAR.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar as relações estabelecidas entre a escola e a rede de ensino em que ela se insere e seus reflexos na gestão do material e do patrimônio escolar. Identificar as relações entre patrimônio escolar e a gestão pedagógica da escola. Identificar as responsabilidades do gestor sobre o patrimônio, no contexto da autonomia escolar.

A gestão do patrimônio escolar também pode e deve ser exercida no contexto dessa autonomia. Há muitas coisas que o gestor escolar pode resolver diretamente com os meios legais e financeiros de que dispõe. Há outras que escapam a sua esfera de competência, ainda que, no âmbito de seu sistema de ensino, tenha sido conferido amplo grau de autonomia às escolas.

UNIDADE III UTILIZAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar os conceitos e infra estrutura, equipamentos, material permanente, material de consumo, e material de distribuição gratuita. Relacionar o uso dos recursos materiais com o projeto pedagógico da escola. Planejar o uso dos espaços em articulação com o uso do tempo e dos recursos financeiros da escola . Elaborar o plano de manutenção e conservação do patrimônio escolar e etc.

Utilizaremos essa terminologia para classificar os materiais e equipamentos encontrados na escola: Obras e instalações Equipamentos material permanente Material de consumo Material de distribuição gratuita

UNIDADE IV AQUISIÇÃO, REGISTRO, REPOSIÇÃO E ALIENAÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS NA ESCOLA.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Identificar os principais aspectos legais inerentes a contratação de serviços, aquisição, registro e reposição do patrimônio escolar. Estabelecer vinculações entre o processo de contratação de serviços e aquisição, registro e reposição do patrimônio escolar e os objetivos pedagógicos da escola. Enumerar as responsabilidades do gestor escolar em relação a cada fase do processo de gestão do patrimônio escolar: aquisição, registro, manutenção, reposição e alienação.

Os tópicos da legislação são pertinentes em especial aqueles referentes as licitações públicas. * Lei nº. 8.666 de 21 de junho de 1993.