1 INOVAÇÕES METODOLÓGICAS E NOVAS FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA Centro Técnico Científico Departamento de Engenharia Elétrica PUC-Rio Mauro.

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1 INOVAÇÕES METODOLÓGICAS E NOVAS FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA Centro Técnico Científico Departamento de Engenharia Elétrica PUC-Rio Mauro Schwanke, junho 2005

2 INOVAÇÕES METODOLÓGICAS E NOVAS FORMAS DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA  Os trabalhos na área são desenvolvidos desde  Ensino hands-on  Aplicação de novas metodologias de ensino / aprendizado  Disciplinas: Introdução à Engenharia I e Circuitos Elétricos I  Esquemas didáticos inovadores  Desenvolvimento da atitude autônoma e empreendedora  Grupo de trabalho em ambiente competitivo  Projetos voltados para problemas reais  Consolidação e divulgação internacional dos resultados alcançados

3 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CURSOS HANDS-ON Disponibilidade de tempo Espaço físico Processo de avaliação Conhecimentos básicos Esforço pessoal Aptidão Metodologia empregada Trabalho em grupo Requisitos necessários para o curso Criatividade (aluno) Infra-estrutura

4 O QUE DIFICULTA A CRIATIVIADADE  Acomodação  Receio à crítica  Conservadorismo  Dependência excessiva  Preocupação prematura com detalhes  Falta de curiosidade  Engarrafamento de informação: velocidade e facilidade  Dificuldade de foco e de critério  Cultura “empacotada” e descartável

5 “INTRODUÇÃO” À FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA  Formação básica e científica  Raciocínio analítico e lógico  Bom senso e critério  Atitude empreendedora  Aperfeiçoamento contínuo  Ética profissional  Curiosidade  Atenção às mudanças tecnológicas e sociais  Observação do “mundo”