Subprojeto de Matemática – Natal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portfólio de Matemática 3ºTrimestre
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM FRAÇÕES
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Trabalho de Matemática
Reflexões da docência As funções matemáticas como chave para a Criptografia Noélli Ferreira dos Santos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Ronaldo Correia dos Santos
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
Planejamento - Professor
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
As Dificuldades para o Ensino e aprendizagem da Filosofia na Educação Básica Pública. E.E.P. FRANCISCO BRANT Prof. Supervisor: Westerley A. Santos.
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
Matemática para o povo egípcio
O PIBID e a Pesquisa em Educação II SEMINÁRIO INTRAPIBID–2011.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
SITUAÇÕES.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Professores Adriana e Wellington
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Professor: Franklin Silva Disciplina: Matemática Conteúdo: Equações do 1° Grau com uma incógnita.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
As quatro operações com fração
A ARTE DE CONTAR E DESCONTAR AULA – 1 INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
FRAÇÕES
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Nasceu em Zâmbia, mas cresceu no Zimbábue, onde seu pai.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Subprojeto de Matemática – Natal Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte           Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto de Matemática – Natal Tipo de atividade (categoria) Mídias e materiais eletrônicos e Estratégias e sequências didáticas Nome da atividade (ou tema) Historia da fração Data de realização 24/03/2015 Público alvo 5º período do EJA vespertino Local  Escola Estadual Lourdes Guilherme Pessoal envolvido (bolsistas, supervisores e coordenadores) Supervisora: Soline Tavares Bezerra Duarte Bolsistas: Clésia Jordânia Nunes da Costa e Júlio César Silva dos Santos Outras informações que achar relevante (objetivos, conteúdos trabalhados, a atividade correu como planejado?, ...)  A atividade teve como objetivos: foi apresentado o desenvolvimento da idéia de fração.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Norte PIBID de Matemática Profª Supervisora: Soline Tavares Bezerra Duarte Alunos Bolsistas: Clésia Jordânia Nunes da Costa Júlio César Silva dos Santos Natal 24 de março de 2014

Situação problema Nas eleições para prefeito de uma cidade que tem 3 600 eleitores, 1/20 desses eleitores deixou de votar. Dentre os eleitores que votaram 1/20 votou em branco, 1/12 anulou o voto e 3/5 votaram no candidato que venceu as eleições. ...

Significado da palavra Fração Fração é uma palavra que vem do latim "fractus" e significa "partido", "quebrado", assim podemos dizer que fração é a representação das partes iguais de um todo.

Descobrindo Fração Segundo a Historia que as frações surgiram no Egito por volta de 3.000 a.C. O problema se dava quando, segundo Heródoto, ocorria a cheia do rio Nilo, em que parte da terra era tomado por água. Dessa forma os agricultores daquela região acabavam perdendo suas plantações.

Historia da fração Diante disso, os matemáticos resolveram demarcá-las com cordas a fim de resolver o problema inicial das enchentes. Contudo, notaram que muitos terrenos não eram compostos somente por números inteiros, havia os terrenos que mediam partes daquele total. Foi a partir disso, que os geômetras dos faraós do Egito, começaram a utilizar os números fracionários.

Historia da fração Para representar os números fracionários, usavam frações.

As complicações no sistema fracionado Os egípcios interpretavam a fração somente como uma parte da unidade. Por isso, utilizavam apenas as frações unitárias, isto é, com numeradores iguais a 1. Para escrever as frações unitárias, colocavam um sinal oval alongado sobre o denominador. As outras frações eram expressas através de uma soma de frações de numerador 1.

As complicações no sistema fracionado Eles não usavam o sinal de soma ou subtração entre as frações, porque nesse tempo ainda não havia sido inventado. Os cálculos eram muito complicados e confusos Apenas por volta do século III a.C. começou a se formar um sistema de numeração bem mais prático e eficiente do que os outros criados até então: o sistema de numeração romano. Ex: V , X, C.

Questionamentos Quando provavelmente surgiu a ideia de fração ? Qual era o método usado pelos geômetras do faraós para indicar a medida dos terrenos ? Como surgiu o sistema de numeração fracionado ? Como era realizado as operações desses números? Os cálculos eram fáceis de fazer? Justifique.

Atividade para casa Pesquisar o conceito de fração. Apresentar na próxima aula o resultado da pesquisa escrito no caderno com referencias para um debate em sala sobre o tema.

Referencias VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. Porto Alegre: Artmed, 2009.   http://www.somatematica.com.br/ , http://www.todamateria.com.br/fracoes/

Ainda não acabou, próxima aula tem mais! Obrigado ! Ainda não acabou, próxima aula tem mais!