Objetivos e Briefing da Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Advertisements

Prof. Rogério Sorvillo.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Preparação e apresentação do relatório
Definindo o Problema da Pesquisa e Desenvolvendo a Abordagem do Tema
Pesquisa Qualitativa x Pesquisa Quantitativa
O SIM e a Pesquisa de Marketing
Os Sistemas de Informação Empresariais
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
PESQUISA DE MERCADO Prof. Wagner Andrade
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Pesquisa de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.
Sistema de Informação Gerencial
Modelos de Pesquisa – Projeto de Pesquisa
Modelos de Pesquisa – Projeto de Pesquisa
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
Planejamento de Campanha – A3
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
O processo de pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado e comportamento
Publicidade e Propaganda conceitos e categoria.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
I como se inicia o processo de desenvolvimento de uma Propaganda?
Propaganda a Alma do Negócio
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
Posicionamento e o plano de comunicação
A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
Primeiro Passo da Etapa 1
Estratégia Organizacional
Briefing.
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
BRIEFING para produção fotográfica.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
TEMA E PROBLEMA.
A Propaganda e Suas Características
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
Técnicas de Coleta de Dados
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Introdução à avaliação de programas Frances Stillman, EdD Institute for Global Tobacco Control Johns.
Redação publicitária I
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Pesquisa de Mercado Desenvolvendo uma abordagem.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Briefing. Processo inicial..
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Pesquisa de Marketing ou Pesquisa Mercadológica
Briefing Danielle Sampaio Rossi. Processo para criação: O ideal é que o briefing seja elaborado pelo cliente. Mas na pratica não é o que acontece. Nesse.
Estratégias de Promoção
Briefing Jéssica Rayani da Rocha Francé 1PP NOITE.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Transcrição da apresentação:

Objetivos e Briefing da Pesquisa Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DA PESQUISA Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Definição dos objetivos da pesquisa O problema estabelece o foco do estudo, mas são os objetivos da pesquisa que determinam quais informações específicas são necessárias para responder ao problema. Os objetivos da pesquisa são decorrência da definição do problema a ser resolvido. Os objetivos da pesquisa são determinados de maneira a trazer informações que solucionam o problema de pesquisa. É um processo interdependente e que exige total coerência entre o problema definido e os objetivos do processo de pesquisa. Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Definição dos objetivos da pesquisa Dependendo do problema de pesquisa e dos recursos físicos, humanos, financeiros e tecnológicos disponíveis, os objetivos podem requerer uma simplificação ou maior detalhamento do seu escopo, alcance e abrangência. Os objetivos podem decorrer da formulação de hipóteses sobre o problema definido. Hipóteses: afirmações ou possíveis respostas que podem ou não ser confirmadas pela pesquisa. As hipóteses são formuladas principalmente quando se trata de verificação de relações de causa e efeito entre variáveis. Na grande maioria das vezes, os objetivos são traçados de acordo com as informações relacionadas ao problema e necessárias para a tomada de decisão. Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Objetivo geral ou principal da pesquisa Tem a utilidade de servir com o um balizador, um guia para a busca de informações. Mantém o foco da pesquisa. O objetivo principal responde ao problema da pesquisa, se o objetivo for atingido, o problema terá encontrado sua resposta. O objetivo principal serve como limitador do estudo, mas é um tanto aberto. As informações necessárias para alcançar o objetivo principal e responder ao problema de pesquisa decorrem do detalhamento dos objetivos secundários. Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Objetivos específicos ou secundários Decorrentes muitas vezes da hipóteses, os objetivos específicos são o detalhamento das informações desejadas para responder ao problema de pesquisa. Esses objetivos são de extrema relevância para o processo de pesquisa, pois servirão como base de conteúdo para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados (questionário ou roteiro de pesquisa). Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Definição dos objetivos da pesquisa Alguns cuidados na definição dos objetivos da pesquisa devem ser tomados a fim de poupar esforço na coleta de dados, economizando tempo e dinheiro: Por que tais informações estão sendo procuradas? Essas informações já existem (dados secundários, estudos anteriores)? A questão-chave da pesqiusa pode ser realmente respondida? Esses cuidados podem ser previstos no momento de elaboração do briefing. Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Exemplo de determinação dos objetivos da pesquisa Suponha o contexto de uma cervejaria que deseja avaliar se a nova campanha de comunicação de sua mais importante marca de cerveja terá uma boa aceitação pelo seu público-alvo. A empresa deseja retomar a briga pela liderança do mercado, e para isso não quer desperdiçar o investimento de propaganda com uma mensagem criativa pouco persuasiva. O problema de pesquisa seria: “Qual a aceitação do público-alvo da cerveja em face da nova campanha publicitária?” Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Exemplo de determinação dos objetivos da pesquisa O problema de pesquisa seria: “Qual a aceitação do público-alvo da cerveja em face da nova campanha publicitária?” O objetivo principal, neste caso, seria: Verificar a percepção e a aceitação do público-alvo em relação ás peças publicitárias (anúncios em mídia impressa, mídia eletrônica e mídia de apoio). Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Exemplo de determinação dos objetivos da pesquisa Os objetivos secundários seriam: Verificar os hábitos de consumo de bebidas alcoólicas. Identificar as razões que levam ao consumo de cerveja. Identificar quais atributos são importantes na escolha da cerveja (marca, sabor, tradição, teor alcoólico, preço). Identificar a percepção do consumidor sobre as diversas marcas de cerveja do mercado. Avaliar a opinião do consumidor a respeito dos anúncios de cerveja veiculados em televisão, revistas e outdoor. Averiguar a aceitação das peças publicitárias em questão (pontos fortes e fracos da mensagem publicitária). Tema da Apresentação 24 de março de 2017

ELABORAÇÃO DO BRIEFING DE PESQUISA Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Elaboração do briefing de pesquisa O briefing de pesquisa (ou pedido de pesquisa) é um documento formal gerado pelo solicitante da pesquisa para estabelecer os parâmetros que ajudarão um fornecedor externo de pesquisa (ou a própria empresa, no papel de fornecedor interno) a formatar uma proposta de trabalho adequada às necessidades de investigação mercadológica. Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Elaboração do briefing de pesquisa Informações que devem estar contidas no briefing – responsabilidade do solicitante: Breve histórico sobre o problema; Explicação do que necessita ser respondido pela pesquisa; Estabelece a verba disponível para estudo; Data em que precisa receber o relatório conclusivo. Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Elaboração do briefing de pesquisa No briefing também não deve faltar respostas às seguintes perguntas: Quais são os principais objetivos da pesquisa? Quanto maior for a quantidade de assuntos a serem estudados por uma pesquisa, maior será o custo e o tempo despendido, e menor será a precisão dos resultados. Tamanho do instrumento de coleta de dados – quanto maior, mais genérico para cada objetivo. Que finalidade terá esse estudo? A pesquisa deve vislumbrar ações em consequência dos resultados. Há tempo hábil para realizar a pesquisa? Decisões já tomadas – não se faz pesquisa. Deve haver tempo hábil para tomar as decisões embasadas nos resultados da pesquisa. Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Elaboração do briefing de pesquisa O briefing pode ser usado pela própria empresa, quando ela dispõe de um departamento específico que realiza o planejamento e o desenvolvimento interno de pesquisas de mercado, ou pode ser entregue a fornecedores externos (agências ou institutos de pesquisa), para que esses atendam às demandas de informação da empresa solicitante. Tema da Apresentação 24 de março de 2017

MALHOTRA, Naresh H. et al. Introdução à pesquisa de marketing MALHOTRA, Naresh H. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. PINHEIRO, Roberto Meireles et al. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Tema da Apresentação 24 de março de 2017