Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

RH POSITIVO Gestão de Pessoas.
Ministério da Fazenda - MF
SUGESTÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE CURSOS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Desenvolvimento Institucional 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão 1 CONCLUSÕES.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Tecnologia da Informação : Uma proposta de Integração da Rede de Saúde do Vale do Médio São Francisco.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Fundamentos de Administração
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Os múltiplos papéis da área de RH
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Modelo Estruturado do CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
Planejamento e projetos sociais:
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
PLANO DIRETOR E METODOLOGIA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
A Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Prefeitura Municipal: um plano de carreira e remuneração.
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
GT Capacitação Profissional Informes Bailon – Coordenador Leme – Relator.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
PROGRAMA: APRENDENDO LOGÍSTICA.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Integração.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Universidade Corporativa Procenge
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Revisita ao PPP.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Capacitação da.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 1 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão 1 CONCLUSÕES

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 2 Objetivos Análise e validação das etapas de Plano de Trabalho que compõe um Plano de Capacitação Análise e validação dos insumos necessários para a redação de um Termo de Referência Debate sobre temas para compor Agenda positiva Análise e validação das etapas de Plano de Trabalho que compõe um Plano de Capacitação Análise e validação dos insumos necessários para a redação de um Termo de Referência Debate sobre temas para compor Agenda positiva Resultados Obtidos Resultados Obtidos Plano de trabalho validado contendo o escopo de como Elaborar um Plano de Capacitação para o Município. Matriz das etapas para descrever um Termo de Referência Construção e validação de uma agenda positiva Plano de trabalho validado contendo o escopo de como Elaborar um Plano de Capacitação para o Município. Matriz das etapas para descrever um Termo de Referência Construção e validação de uma agenda positiva OBJETIVOS

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 3 As etapas trabalhadas na análise e elaboração de um Plano de Capacitação consistiam em 4 grandes etapas: Avaliação dos Resultados Implantação do Plano de Capacitação Elaboração do Plano de Capacitação Diagnóstico subgrupos DINÂMICA DOS TRABALHOS

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 4 Definição de papéis para a obtenção dos resultados: 4 4 subgrupos Definição de 1 Líder para cada subgrupo com o papel de incentivar as discussões e a participação de todos 1 Relator com o papel de redigir as alterações e consolidar DINÂMICA DOS TRABALHOS

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 5 Debate sobre os itens descritos nas quatro etapas, adequação e consenso Avaliação dos Resultados Implantação do Plano de Capacitação Elaboração do Plano de Capacitação Diagnóstico 4 4 subgrupos Debate Adequação da Redação Consenso Validação Apresentação de todos os Subgrupos para validação do grupão Troca com municípios sobre as práticas de capacitação já aplicadas quanto a prazo, investimento e responsáveis DINÂMICA DOS TRABALHOS

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 6 Diagnóstico Diagnóstico Para elaborar um diagnóstico é necessário fazer o levantamento de: Informações e análise da organização Recursos humanos Estrutura de cargos Objetivos e visão de futuro da organização A partir deste levantamento, identificar as necessidades de capacitação técnicas, comportamentais e de desenvolvimento do servidor para que ele melhore o seu desempenho, alcance os resultados que dele se espera e esteja adequado ao cargo que ocupa. Para elaborar um diagnóstico é necessário fazer o levantamento de: Informações e análise da organização Recursos humanos Estrutura de cargos Objetivos e visão de futuro da organização A partir deste levantamento, identificar as necessidades de capacitação técnicas, comportamentais e de desenvolvimento do servidor para que ele melhore o seu desempenho, alcance os resultados que dele se espera e esteja adequado ao cargo que ocupa. 1 1 Grupo ETAPAS DISCUTIDAS, CONSENSADAS E VALIDADAS PELOS SUBGRUPOS

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 7 Elaboração do Plano de Capacitação Definição: Tipo de capacitação a partir do diagnóstico e do público alvo Grade e módulos do(s) programa (s) Redação do conteúdo para cada tipo de programa Técnicas a serem aplicadas Indicadores de resultados Identificação de profissional especializado Infra estrutura necessária – logística Orçamento considerando infra estrutura necessária, logística e público alvo Descrição do Termo de Referência Definição: Tipo de capacitação a partir do diagnóstico e do público alvo Grade e módulos do(s) programa (s) Redação do conteúdo para cada tipo de programa Técnicas a serem aplicadas Indicadores de resultados Identificação de profissional especializado Infra estrutura necessária – logística Orçamento considerando infra estrutura necessária, logística e público alvo Descrição do Termo de Referência 2 2 Grupo ETAPAS DISCUTIDAS, CONSENSADAS E VALIDADAS PELOS SUBGRUPOS

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 8 Implantação do Plano de Capacitação Esta fase determina como o Plano elaborado acontecerá. Para isso é necessário: Criar Política de Capacitação Divulgar a Política, Plano de Capacitação e catálogo de cursos Convocar piloto e validar Iniciar os ciclos de capacitação Esta fase determina como o Plano elaborado acontecerá. Para isso é necessário: Criar Política de Capacitação Divulgar a Política, Plano de Capacitação e catálogo de cursos Convocar piloto e validar Iniciar os ciclos de capacitação 3 3 Grupo ETAPAS DISCUTIDAS, CONSENSADAS E VALIDADAS PELOS SUBGRUPOS

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 9 Avaliação dos Resultados Nesta etapa é necessário utilizar os indicadores de resultados identificados no momento da Elaboração do Plano de Capacitação. A avaliação dos resultados do programa aplicado pode ser mensurada através de: Indicadores de desempenho: como o servidor estava antes da capacitação e após um determinado período, como ele está respondendo às demandas Análise de absenteísmo antes e após a capacitação. Análise de horas extras antes e após a capacitação. Aspectos motivacionais do servidor Analisar resultados quanto a qualidade dos trabalhos, após a capacitação se houve retrabalho. Ouvir as chefias, ouvir o cliente Aplicar pesquisa de Clima Organizacional Nesta etapa é necessário utilizar os indicadores de resultados identificados no momento da Elaboração do Plano de Capacitação. A avaliação dos resultados do programa aplicado pode ser mensurada através de: Indicadores de desempenho: como o servidor estava antes da capacitação e após um determinado período, como ele está respondendo às demandas Análise de absenteísmo antes e após a capacitação. Análise de horas extras antes e após a capacitação. Aspectos motivacionais do servidor Analisar resultados quanto a qualidade dos trabalhos, após a capacitação se houve retrabalho. Ouvir as chefias, ouvir o cliente Aplicar pesquisa de Clima Organizacional 4 4 Grupo ETAPAS DISCUTIDAS, CONSENSADAS E VALIDADAS PELOS SUBGRUPOS

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 10 Validação do Plano de trabalho para Elaboração de Plano de Capacitação aderente ao Município Integração entre os componentes do grupo para ampliar a troca de experiências das melhores práticas Insumos para compor a Matriz para Termo de Referência em Capacitação PRODUTOS DOS TRABALHOS

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 11 MATRIZ DE TERMO DE REFERÊNCIA Introdu ç ão 1. Relatar de forma clara e precisa o que originou o Termo de Referência Objetivos 2. A que se destina o Termo de Referência Justificativa 3. Descri ç ão detalhada da solicita ç ão e os motivos que sustentam o Termo (aqui deve conter o diagn ó stico organizacional, o plano de capacita ç ão detalhado, a prioridade dos programas, p ú blico alvo a ser atendido, infra estrutura necess á ria, produtos gerados e or ç amento geral) Resultados a serem alcan ç ados 4. A partir da capacita ç ão, o que se almeja? Servidores mais qualificados, fluxo operacional otimizado, servidores entendendo o fluxo das atividades e suas responsabilidades? Etc.. Metodologia a ser aplicada 5. Explicar como se dar á a capacita ç ão a forma como o servidor ser á capacitado, utilizando-se t é cnicas, jogos, vivências, casos do dia-a-dia, interpreta ç ão de filmes, exposi ç ão em sala, discussão, consenso etc. Fases do Plano de Capacita ç ão 6. Descrever o conte ú do program á tico b á sico, contendo todo o encadeamento do que ser á abordado no programa (objetivo, informa ç ões a serem trabalhadas, conceitos etc) Qualifica ç ão dos Profissionais 8. Descrever a qualifica ç ão do(s) profissionais que ministrarão ou desenvolverão o programa, o curr í culo do profissional a ser contratado, sua experiência, quais os deveres e obriga ç ão do profissional e qual dever á ser o resultado do trabalho do profissional contratado, confidencialidade Condi ç ões de Pagamento 9. Descrever ao longo dos trabalhos como o profissional ser á remunerado. O valor total dos trabalhos e como ser á feito o pagamento ao longo do per í odo e/ou ciclos de capacita ç ão. Prazo para a execu ç ão do Plano de Capacita ç ão 10. Neste campo é necess á rio ressaltar o n ú mero dos servidores envolvidos com o tipo de capacita ç ão e o cronograma contendo as turmas, e carga hor á ria.

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 12 AGENDA POSITIVA AÇÕES AtribuiçõesResponsávelPrazo I Ações: - Maior número de encontros do grupo de Temático de Capacitação - 1.Viabilizar intercâmbios presenciais regionais com munic í pios pr ó ximos 2.Definir mecanismos que assegurem o compromisso do munic í pio nas a ç ões propostas pela UCP 3.Definir na pauta para cada encontro um tempo maior para dialogar sobre os caminhos e necessidades do grupo tem á tico de capacita ç ões 4.Definir um conjunto de a ç ões de integra ç ão entre os subgrupos da comunidade para debate das prioridades e necessidades deste grupo Apolônio 15 dias II Ações - Fazer um levantamento de necessidades do grupo Temático de Capacitação 1.Identificar as necessidades deste grupo, atrav é s da comunidade virtual ( e- group ) de capacita ç ão 2.A partir do levantamento de necessidades definir quais os tipos de capacita ç ão necess á rios para este grupo tem á tico considerando, grade de cursos, investimento e carga hor á ria. 3. Buscar referencias no mercado ou em outros ó rgãos do governo (TCU) 4. Aplicar este levantamento para as outras comunidades tem á ticas e analisar a aderência das necessidades Apolônio 15 dias III Ações - Promover mecanismos de sensibilização dos gestores junto ao programa que viabilize as capacitações necessárias 1.Identificar os potenciais dificultadores para as a ç ões de capacita ç ão 2.Quem são os desmobilizadores do programa, ou seja, as pessoas mais dif í ceis para sensibilizar. 3.Criar plano de comunica ç ão como forma de articular junto as partes interessadas a sensibiliza ç ão quanto as necessidades de capacita ç ão que reflitam em melhor conhecimento do programa PNAFM 4.Envolver a UCP a partir da dificuldade dessa articula ç ão. Apolônio 15 dias IV Ações -Definir critério de formalização do grupo de capacitação 1. Defini ç ão de normas para o grupo tem á tico se institucionalizar 2. Estatuto 3. Portaria de formaliza ç ão 4. Defini ç ão dos crit é rios para ingresso e permanência dos participantes Apolônio 15 dias

Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Capacitação 13 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS Pontos Fortes: Oportunidade de integração Socialização de conhecimentos e experiências Dinâmica aplicada aos trabalhos Encadeamento dos trabalhos: transformar o saber na prática Disciplina em relação ao tempo Pontos Fortes: Oportunidade de integração Socialização de conhecimentos e experiências Dinâmica aplicada aos trabalhos Encadeamento dos trabalhos: transformar o saber na prática Disciplina em relação ao tempo Pontos a melhorar: Tempo escasso para a execução dos trabalhos Pontos a melhorar: Tempo escasso para a execução dos trabalhos