Patologia da aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Contextos de formação de Professores
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Afinal, o que é Planejamento?
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
A produção do fracasso escolar
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto.
Desmistificando a Psicologia Organizacional
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Rosemeyre Floriano Carvalho Duarte Vanessa Mendes Cardoso Da Silva
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Educação Especial Aula 9
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
• Manejo – Formação – Professor.
''4578uy5dwq'a 0==9 PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO TEORIAS EM AÇÃO Silvana De Negri Silvana De Negri.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Universidade Federal de Alagoas
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Transcrição da apresentação:

Patologia da aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem? Edith Rubinstein Coordenadora, docente e supervisora do Centro de Estudos Seminários de Psicopedagogia. Docente no curso de Psicopedagogia da UNIMARCO rubinstein@terra.com.br

Patologia da aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem? Ponto de partida Tendências para explicar o fracasso escolar Intervenções Possíveis

Ponto de partida Nomenclatura/ referencial teórico Psicopedagogia dinâmica = Foco na relação do sujeito da aprendizagem com o conhecimento e o saber.

Psicopedagogia Dinâmica Falha no aprendizado = incompletude Psicopedagogo/pesquisador e decifrador do significado da falha para o sujeito da aprendizagem Transferência presente na relação ensinante/aprendente Leitura simultânea do gênero e do estilo Intervenção Dinâmica como método

Definição de aprendizagem - Dabas Aprendizagem é o processo pelo qual um sujeito, em sua interação com o meio, incorpora a informação oferecida por este, segundo suas necessidades e interesses. Elabora esta informação através de sua estrutura psíquica, constituída pelo interjogo do social, da dinâmica do inconsciente e da dinâmica cognitiva, Modificando sua conduta para aceitar novas propostas e realizar transformações inéditas no âmbito que o rodeia.

Estruturas do sujeito da aprendizagem Pain Organismo Corpo Estrutura simbólica- Desejo Cognição - Inteligência

Operadores/Tensões para leitura da relação do sujeito da aprendizagem com o conhecimento e com o saber Sujeito/Outro Inteligência/Desejo Saber/Ignorar Conhecer/Saber Assimilar/Acomodar Ensinar/Aprender Ensino/Aprendizagem Aprender/Viver Dissonância/Harmonia Gênero/Estilo

Diagnóstico Psicopedagógico Interventivo Foco na relação com o saber Aprendizagem/ Linguagem/Discurso Pesquisar o Potencial de Aprendizagem Oportunidade para mudanças “Avaliação autêntica”;”avaliação formativa” Dinamismo no uso dos instrumentos Pesquisa das possíveis causas Especificidade do relatório

Tendências para explicar o fracasso escolar Diferenças individuais- psicometria Carência Cultural- foco no aluno Diferença Cultural Fracasso Escolar = inadequação/ escola-sociedade Relação com o saber “Patologia do nosso tempo”- Cordié

Explicação do Fracasso Escolar pela via orgânica Diferença entre Dificuldade e Transtorno de aprendizagem Metodologia de análise: descrição de fenômenos presentes em classificações internacionais Privilegia análise dos aspectos orgânicos Atende a demanda de uma explicação científica para a falha no aprendizado

Intervenções Possíveis Adequação entre gênero de ensino e condições do aluno ( gênero e ensino) Formação continuada dos professores Pensamento clínico Intervenção global: escola, família, aluno,profissionais Aprendizagem significativa Mudança no discurso para atingir os diferentes atores

Pensamento Clínico-Perrenaud O clínico é aquele que, ante uma situação problemática complexa, possui as regras e dispõe de meios teóricos e práticos para: a) avaliar a situação; b) pensar em uma intervenção eficaz; c) pô-la em prática; d) avaliar sua eficácia aparente; e) corrigir a pontaria  

O mundo – Eduardo Galeano Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.   -O mundo é isso - revelou. – Um montão de gente, um mar de fogueirinhas. Cada pessoa brilha com luz própria, entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo

Patologia da aprendizagem ou dificuldade de aprendizagem? Como o aprender é próprio ao ser humano, a expectativa é de sucesso incondicional. Porém dificuldades para aprender são inerentes e pertinentes, devido aos múltiplos e complexos fatores envolvidos. Dificuldades de aprendizagem são as vezes confundidas com patologia da aprendizagem. A função do psicopedagogo é pesquisar as possíveis razões para o fracasso escolar. Quando as pistas e sinais são pesquisados nos discursos social e escolar, há maiores possibilidades de atender o sujeito da aprendizagem globalmente, podendo, com melhores condições, identificar possíveis patologias ou dificuldades de aprendizagem

Bibliografia Sawaya,S. Novas perspectivas sobre o sucesso e o fracasso escolar in Kohl, Oliveira et alii org. São paulo, Moderna, 2002. Pain, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem, Porto Alegre, Artes Médicas, 1985 Rubinstein,E. O estilo de aprendizagem e a queixa escolar: entre o saber e o conhecer, são Paulo, Casa do Psicólogo, 2003