Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio MARISTELA MIDLEJ.
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Formação profissional e EAD
MOOC – Massive Open Online Course
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A Importância da Educação Continuada
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Formas de Interação.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Profa. Reane Franco Goulart
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Comunidade de aprendizagem
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Cristiane Jonas Francisconi
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
vídeo
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade LEILA RIBEIRO COORDENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD - UNESA

Ambiente virtuais – Interação e Interatividade “Partindo do conceito que qualquer ambiente vivenciado pelo aluno é um ambiente de aprendizagem (Moran, 2000), os objetos virtuais devem ser considerados como tal. A característica do usuário nos ambientes virtuais é estar sempre em busca de uma informação, um espaço, alguém, que possa estabelecer troca, estabelecer interação.”

Ambiente virtuais – Interação e Interatividade Sabemos que as interações podem ocorrer de diversas formas. Na própria sala de aula, com toda a sua dinâmica, percebemos o quanto as interações assumem diferentes perfis. Um deles diz respeito às práticas em que a tecnologia atua como mediadora do processo educacional, o que acontece na educação a distância e no próprio ensino presencial, em que diversos recursos digitais contribuem para o ensino/aprendizagem. Neste cenário, percebemos níveis de interatividade, antes não existentes, facilitadas pelas novas tecnologias.

Ambiente virtuais – Interação e Interatividade Método  “A ecosofia de Guattari pode ser entendida como um referencial teórico e também como um referencial metodológico. Um rosto, um grupo, uma paisagem. Enquanto método de análise, a ecosofia supõe um tríplice olhar sobre o objeto. De que forma o problema afeta as relações do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o meio físico ?” (Luiz Octávio de Lima Camargo, comunicação pessoal, 1994).  O desafio deste trabalho é analisar o impacto dos diferentes objetos de aprendizagens virtuais disponíveis no ambiente EAD sob a ótica de professores e alunos , que refletem sobre suas próprias experiências ao integrarem com novos recursos ao ensinarem e aprenderem.  

Interação e Interatividade Campo de investigação Os objetos de aprendizagem podem ser considerados objetos de interação? Como identificar e promover níveis de interatividade nos ambientes de EAD? Como manter o nível de satisfação no momento de interação? As concepções de Popper sobre a relação homem e objeto de arte são: Os conceitos de “ativo” e “passivo”, relacionados aos ambientes visuais e polisensoriais , levam Popper a teorizar esses ambientes que aproximam vida e arte sob três aspectos: a) metaarquitetural (ambiental); b) expressivo (pessoal, individual); c) social (participação) Aqui consideraremos o ambiente virtual: ambiental expressivo social ?

Interação e Interatividade De simples receptor de informações, temos atualmente um usuário que interage com o conteúdo, sendo chamado, muitas vezes, de interagente. Nossos alunos, hoje, desejam dialogar, participar, intervir. ambiental expressivo social Virtual/ simulação

Contextualização da proposta de pesquisa AVA como ambiente de interação Material didático -Jogos e Atividades Interativas Gamificação - espaços híbridos de aprendizagem Modelos de ambientes 

AVA COMO AMBIENTE DE INTERAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Ambiente Colaborativo e Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA). Não confundi-los depende da estratégia de ensino/aprendizagem adotada, os ambientes desenvolvidos podem ser colaborativos ou não. Se a estratégia tem como privilégio a construção do conhecimento, o AVA pode ser classificado como Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Enquanto que nos AVA, as características associadas ao conteúdo, como linguagem, interatividade, navegação, arquitetura da informação e design gráfico influem mais na percepção do usuário, nos SGA, por sua vez, a atenção está mais voltada para a seleção e configuração das ferramentas a serem utilizadas em um determinado curso ou disciplina. (...) Uma vez realizadas as configurações, selecionadas as estratégias de comunicação e de aprendizagem, informadas e declaradas essas estratégias aos participantes, preenchidas as ferramentas com conteúdos pré-definidos e ativado o “curso”, pode-se afirmar que o conjunto forma um AVA. (HAGUENAUER et al, 2009, p. 19)

AMBIENTE DO PROFESSOR

AMBIENTE DO ALUNO

AMBIENTE DE GERENCIAMENTO DO PROFESSOR/TUTOR

TUTORIA

Material didático -Jogos e Atividades Interativas O ensino com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem significa: planejar e propor atividades que propiciem a interaprendizagem e a aprendizagem significativa do aluno; disponibilizar materiais de apoio com o uso de múltiplas mídias e linguagens; ter um professor que atue como mediador e orientador do aluno; incentivar a busca de 3 fontes de informações e a realização de experimentações; provocar a reflexão sobre processos e produtos e favorecer a formalização de conceitos (Almeida 2003). Acerca desse pensamento, Santos (2003) acrescenta: Não basta apenas criar um site e disponibilizá-lo no ciberespaço. Por mais que o mesmo seja hipertextual é necessário que seja interativo. É a interatividade com o conteúdo e com seus autores que faz um site ou software se constituir como um AVA. Para que o processo de troca e partilha de sentidos possa ser efetivo poderemos criar interfaces síncronas a exemplo dos chats ou salas de bate papos e assíncronas a exemplo dos fóruns e listas de discussão. Podemos contar também com os blogs que, além de permitir comunicação síncrona e assíncrona, agregam em seu formato hipertextual uma infinidade de linguagens e forma de expressão (SANTOS, 2003, p. 9).

MATERIAIS DIDÁTICOS

APROPRIAÇÃO DA TECNOLOGIA

BLOG

QUAL USAR?

Gamificação - espaços híbridos de aprendizagem Gamificação = desenvolver um jogo que tenha como proposta levar a aprender o conteúdo do currículo. A aprendizagem acontece quase como uma consequência natural, a partir, no entanto, de uma ação intencional. Métodos de ensino com ênfase em gamificação:  1. Self-direct learning é um processo no qual o próprio aluno descobre as suas limitações e dificuldades. Além disso, por meio desse processo o estudante consegue criar estratégias que atendam às suas necessidades e expectativas.   2. Course Management System (CMS) é a estratégia para orientar e organizar os alunos durante os cursos online. Por meio do CMS, é possível mediar debates, planejar aulas, propor exercícios e analisar o desempenho do estudante. 

Gamificação - espaços híbridos de aprendizagem 3. E-learning - é o próprio conceito de aprender por meio de dispositivos eletrônicos conectados ou não à internet.  4. Tecnologia 1:1 - é chamado o aprendizado individualizado, em que cada aluno utiliza um computador ou tablet. 5. Open Educational Resources - trata de conteúdos intelectuais que estão livres para uso público.   6. Digital Citizenship Esse conceito se refere à ética e atitudes apropriadas ao meio digital. Ensinar a ser um cidadão também no mundo virtual, é importante para todos os professores.

GAMES

BENEFÍCIOS

MODELOS DE AMBIENTES

MODELOS DE AMBIENTES

Apresentar os objetos disponíveis de aprendizagem para o aluno Gerar um aplicativo como calendário Apresentar os grupos disponíveis online Busca de cursos Atividades Práticas

Paulo Freire