Oficina de Apropriação de Resultados - Formação 2014.

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Oficina de Apropriação de Resultados - Formação 2014

SAETHE Momentos de formação 1º Momento: Os Sistemas de Avaliação: importância para as redes de ensino; 2º Momento: Resultados Gerais; 3º Momento: Fatores Intra e Extraescolares; 4º Momento: O trabalho da equipe gestora: diretores e coordenadores.

SAETHE OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO: Importância para as redes de ensino

SAETHE Os Sistemas de Avaliação Um Sistema de Avaliação da Educação tem por objetivo fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, a fim de contribuir para o aprimoramento da educação oferecida pela rede de ensino.

SAETHE Os Sistemas de Avaliação As avaliações justificam-se diante do fato de que não se pode falar em qualidade da educação sem medi-la. Mas a mensuração não é, por si mesma, capaz de resolver o problema detectado, ou seja, o diagnóstico não é suficiente para implementar as mudanças necessárias à garantia do supracitado direito dos estudantes. Pensar em políticas públicas adequadas e planos de ação eficientes requer um novo avanço nessa discussão.

SAETHE Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Determinação da população a ser avaliada 1 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 2 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 3 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação 4 Análise dos resultados: TCT e TRI Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 5 6

SAETHE Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. 1.2 Um olhar para a rede: O SAETHE Definir etapas e disciplinas que serão avaliadas pela rede, de modo que esse tipo de avaliação consista em um instrumento de apoio ao trabalho escolar.

SAETHE EdiçãoEntrada 2014Saída 2014 Educação Infantil (2º período) -Língua Portuguesa (leitura e escrita) 2º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática 3º ano EF - Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática Se Liga (3º ano EF) - Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática 4º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática Acelera (4º ano EF) - Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática 8º ano EF Língua Portuguesa (leitura e produção de texto) e Matemática Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. 1.2 Um olhar sobre a rede: O SAETHE

SAETHE Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. 1.2 Um olhar sobre a rede: O SAETHE EDUCAÇÃO INFANTIL: objetivo geral Subsidiar elementos que possibilitem uma construção progressiva do conhecimento da criança de 0 (zero) a 5 (cinco) anos nas Creches/Pré-escolas, para que esta firme-se como indivíduo e como ser coletivo, interagindo através das relações afetivas com responsabilidade e autonomia.

SAETHE Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. 1.2 Um olhar sobre a rede: O SAETHE ENSINO FUNDAMENTAL: concepções e finalidades Os fins educativos estão, assim, voltados para a promoção do educando enquanto sujeito social histórico e culturalmente situado, de modo a desenvolver os conhecimentos, as habilidades e atitudes necessárias à sua participação na vida humana, seja na dimensão intersubjetiva, referente às relações interpessoais, seja na dimensão simbólica de produção de significados e sentidos bem como na dimensão produtiva do mundo do trabalho.

SAETHE 2014 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. SAETHE Um olhar sobre a rede: O SAETHE Um exemplo da Matemática – alguns objetivos da disciplina Perceber os conhecimentos matemáticos como referência para facilitar a interpretação, compreensão e transformação do mundo a sua volta. Compreender o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto relevante para estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e a capacidade para resolver problemas.

SAETHE 2014 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação Um olhar sobre a rede: O SAETHE Um exemplo da Matemática – Grandezas e Medidas 1º EF2º EF3º EF4º EF Noções de medida de comprimento: classificação de objetos; Noções de medida de tempo: manhã, tarde e noite; calendário, relógio, datas comemorativas. Noções de medida de comprimento: classificação de objetos; Noções de medida de Tempo: Calendário (dia, semana, mês e ano), relógio (hora). Noções de medida de comprimento: classificação de objetos; Medida de Tempo: calendário (dia, semana, mês e ano), relógio (hora e minuto). Medida de Capacidade (l e ml): identificação. Medidas de Comprimento: cm e m, m e km; Medida de Capacidade (l e ml): identificar, medir e comparar; Sistema Monetário: Leitura; Operações (adição e subtração); Medida de Massa (kg, g): medir e comparar;

SAETHE 2014 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação Um olhar sobre a rede: O SAETHE Matemática – Matriz de Referência do 2º e 4º EF Tópico 3 – Domínio de Noções de Grandezas e Medidas Competência 6 - Identificação, comparação, relacionamento e ordenação de grandezas D14: Comparar e ordenar o comprimento, altura e espessura; D15: identificar e relacionar cédulas e moedas; D16: Identificar, comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medida.

SAETHE 2014 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação Um olhar sobre a rede: O SAETHE Um exemplo da Matemática – Grandezas e Medidas 5º EF6º EF7º EF8º EF Medida de Tempo: (h, min, seg); Medida de Comprimento: (km, m, cm, dm, mm); Medida de Massa: (kg, g); Medida de Capacidade: (l, ml) Medidas de comprimento: Cálculo de perímetro. Medidas de tempo Medidas de massa Medidas de capacidade: Resolução problemas; Medidas de superfície: Calculo de áreas; Medidas de comprimento. Medidas de massa. Medidas de temperatura. Medidas de capacidade. Medidas de volume. Medida de perímetro das principais figuras planas. Medidas de superfície: Área do paralelogramo, triângulo, trapézio, losango, quadrado e retângulo. Cálculo do volume dos sólidos geométricos.

SAETHE 2014 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação Um olhar sobre a rede: O SAETHE Matemática – Matriz de Referência do 8º EF II Grandezas e Medidas D17: Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida: Km/m/cm/mm, t/kg/g/mg, L/ml. D19: Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas, com ou sem malhas. D20: Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas, com ou sem malhas.

SAETHE 2014 Definição da série e áreas do conhecimento Um olhar sobre a rede: O SAETHE Edição 2º EF, 4º EF e 8ºEF Entrada Educação Infantil, 2º EF, 3ºEF (+ Se Liga), 4º EF (+ Acelera) e 8ºEF Saída 2014 LP (Leitura e Produção de Texto) e MAT

SAETHE 2014 Menor periodicidade entre os ciclos avaliados Um olhar sobre a rede: O SAETHE EdiçãoEtapasDisciplinas Entrada º ano EF, 4º ano EF, e 8º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita/produção de texto) e Matemática Saída 2014 Educação Infantil (2º período), 2º ano EF, 3º ano EF, Se Liga (3º ano EF), 4º ano EF, Acelera (4º ano EF) e 8º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita/produção de texto) e Matemática

SAETHE RESULTADOS GERAIS

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 19

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 20

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 21

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 22

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 23 RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Do mais básico... Ao mais avançado...

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 24 Um recorte do padrão... LP – 8º ano EF - Abaixo do Básico realizam operações elementares de leitura, interagindo apenas com textos do cotidiano, de estrutura simples e de temáticas que lhes são familiares. Localizam informações explícitas, além de realizarem inferências de informações, de efeito de sentido de palavra ou expressão, de efeito do emprego de pontuação e de efeitos de humor. Identificam, também, a finalidade desses textos.

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 25 Um recorte do padrão... LP – 8º ano EF – Básico ( ) interagem com textos expositivos e argumentativos com temáticas conhecidas e são capazes de identificar informações parafraseadas e distinguir a informação principal das secundárias.

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 26 Um recorte do padrão... LP – 8º ano EF - Adequado demonstram serem capazes de realizar inferência de sentido de palavras/expressões em textos literários em prosa e verso, interpretar textos de linguagem mista, reconhecer o efeito de sentido do uso de recursos estilísticos e de ironia e identificar o valor semântico de expressões adverbiais pouco usuais.

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 27 Um recorte do padrão... LP – 8º ano EF - Avançado capazes de interagir com textos de tema e vocabulário complexos e não familiares. Reconhecem os efeitos de sentido do uso de recursos morfossintáticos diversos, de notações, de repetições, de escolha lexical, em gêneros de várias naturezas e temáticas, ou seja, demonstram maior conhecimento linguístico associado aos aspectos discursivos dos textos.

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 28

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 29 Competências Nota Média da Redação Registro Coerência Temática Tipologia TextualCoesão 8º ANO - Saída Urbana 4,95,65,44,95,2 8º ANO - Saída Rural 4,85,65,44,85,2 Língua Portuguesa – Produção de Texto

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 30 % de Alunos por Perfil de Escritor Inadequado Abaixo do Básico BásicoIntermediárioAdequadoAvançado 8º ANO - Saída Urbana 0,13,726,744,121,24,2 8º ANO - Saída Rural 0,32,228,544,820,73,5 Língua Portuguesa – Produção de Texto

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 31 Um recorte do padrão... LP – 8º ano EF - Inadequado apresenta um desempenho linguístico primário, demonstrando desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e/ou de convenções da escrita, por isso sua escrita é ininteligível, mas ainda assim é possível compreender algumas palavras acerca do tema, geralmente compostas de forma alfabética.

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 32 Um recorte do padrão... LP – 8º ano EF – Abaixo do Básico apresenta graves desvios de registro como frases truncadas ou graves problemas de pontuação ou mesmo a não utilização dos sinais de pontuação, além de ainda apresentar certa dificuldade para relacionar grafemas e fonemas, regras básicas de concordância e regência nominal e verbal e emprego recorrente de marcas de oralidade.

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 33 Um recorte do padrão... LP – 8º ano EF –Básico elabora um texto com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e/ou de convenções da escrita, deixando o texto, em momentos, ininteligível. Com relação ao desenvolvimento da narrativa, observa-se a dificuldade em apresentar o fato de modo coeso e coerente, pois há a supressão de elementos essenciais à tipologia e/ou ao tema.

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 34 Um recorte do padrão... LP – 8º ano EF – Intermediário (4,1 - 6) compõe uma narrativa ou relato com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos, omitindo elementos essenciais para a construção de um texto coerente que atenda ao tema e à tipologia, o que pode afetar a progressão textual. Quanto ao Registro, sua escrita ainda transita entre a adequação e a inadequação, o que prejudica o entendimento de partes de seu texto.

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 35 Um recorte do padrão... LP – 8º ano EF - Adequado demonstra domínio de estruturas mais complexas da sintaxe da Língua Portuguesa e um repertório vocabular mais amplo, o que faz com seu texto apresente poucos desvios no que tange à competência Registro. Seu texto é, em grande parte, coeso e coerente, apesar de ainda suprimir alguns elementos estruturantes da tipologia narrativa.

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 36 Um recorte do padrão... LP – 8º ano EF - Avançado não apresenta desvios relacionados às competências Registro e Coesão. Quando ocorrem, tais desvios não afetam a inteligibilidade do texto como um todo ou mesmo de partes dele, uma vez que as ocorrências são escassas e de natureza distintas, sem recorrência no decorrer da produção textual. Seu texto apresenta todos os elementos necessários para o desenvolvimento de uma narração ou relato coerente, com o devido encadeamento lógico-sintático.

SAETHE 2014 Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. 2.1 Possibilidades com a implementação do SAETHE 37

SAETHE 2014 Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar Possibilidades com a implementação do SAETHE 38 Proficiência MédiaPadrão de Desempenho 229,6Básico Projeto Zona Escola Proficiência MédiaPadrão de Desempenho 233,2Básico Proficiência MédiaPadrão de Desempenho 248,6Básico Um exemplo de LP - 8º EF

SAETHE 2014 Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar Possibilidades com a implementação do SAETHE 39 Um exemplo de LP - 8º EF Abaixo do BásicoBásicoProficienteAvançado 23,442,928,84,8 Abaixo do BásicoBásicoProficienteAvançado 20,742,531,45,4 Abaixo do BásicoBásicoProficienteAvançado 8,042,738,710,7 Projeto Zona Escola

SAETHE 2014 Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar Possibilidades com a implementação do SAETHE 40 Um exemplo de LP - 8º EF N° de Alunos PrevistosN° de Alunos Avaliados% de Participação ,7 N° de Alunos PrevistosN° de Alunos Avaliados% de Participação ,5 N° de Alunos PrevistosN° de Alunos Avaliados% de Participação ,9 Projeto Zona Escola

SAETHE 2014 Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar Possibilidades com a implementação do SAETHE 41 Produção de Texto - 8º EF Nota Média da Produção de Texto Indicação do Perfil de Escritor 5,2 Intermediário

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Língua Portuguesa 42 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 2º PERÍODOURBANAEd. Infantil SAÍDA587,5Adequado0,14,795,2- 2º PERÍODORURALEd. Infantil SAÍDA575,4Adequado0,05,894,2- 2º PERÍODOGERALEd. Infantil SAÍDA586,3Adequado0,14,895,1-

SAETHE 2014 Resultados Gerais – Língua Portuguesa 43 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico AdequadoAvançado 2º ANOURBANA Ensino Regular 2014 – ENTRADA 529,5Adequado9,729,436,824,0 2º ANORURAL Ensino Regular 2014 – ENTRADA 508,8Adequado13,836,728,820,6 2º ANOGERAL Ensino Regular 2014 – ENTRADA 527,0Adequado10,230,335,923,6 2º ANOURBANA Ensino Regular 2014 – SAÍDA 571,8Adequado5,019,236,539,2 2º ANORURAL Ensino Regular 2014 – SAÍDA 549,5Adequado6,425,839,528,3 2º ANOGERAL Ensino Regular 2014 – SAÍDA 569,1Adequado5,220,036,937,9

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Língua Portuguesa 44 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico AdequadoAvançado 3º ANOURBANA Ensino Regular 2014 – SAÍDA 586,3Básico20,734,529,715,1 3º ANOURBANASe Liga 2014 – SAÍDA 539,8Básico32,043,422,81,8 3º ANORURAL Ensino Regular 2014 – SAÍDA 591,1Básico20,531,030,118,4 3º ANORURALSe Liga 2014 – SAÍDA 599,6Básico3,838,557,70,0 3º ANOGERAL Ensino Regular SAÍDA 586,9Básico20,734,029,715,5 3º ANOGERALSe Liga 2014 – SAÍDA 544,9Básico29,643,025,71,6

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Língua Portuguesa 45 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 4º ANOURBANA Ensino Regular 2014 – ENTRADA 616,5Básico41,822,628,07,6 4º ANORURAL Ensino Regular 2014 – ENTRADA 630,0Básico39,219,930,310,6 4º ANOGERAL Ensino Regular 2014 – ENTRADA 618,2Básico41,522,228,38,0 4º ANOURBANAAcelera 2014 – SAÍDA 633,3Básico33,030,729,56,8 4º ANOURBANA Ensino Regular 2014 – SAÍDA 629,4Básico37,719,931,710,7 4º ANORURALAcelera 2014 – SAÍDA 642,2Básico42,15,336,815,8 4º ANORURAL Ensino Regular 2014 – SAÍDA 629,1Básico38,520,628,812,2 4º ANOGERALAcelera 2014 – SAÍDA 634,9Básico34,626,230,88,4 4º ANOGERAL Ensino Regular 2014 – SAÍDA 629,4Básico37,820,031,410,9

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Língua Portuguesa 46 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 8º ANOURBANAEnsino Regular 2014 – ENTRADA 223,8Básico28,045,822,83,5 8º ANORURALEnsino Regular 2014 – ENTRADA 222,4Básico28,647,821,22,5 8º ANOGERALEnsino Regular 2014 – ENTRADA 223,6Básico28,146,122,53,3 8º ANOURBANAEnsino Regular 2014 – SAÍDA 229,2Básico24,341,629,14,9 8º ANORURALEnsino Regular 2014 – SAÍDA 232,0Básico18,050,827,33,9 8º ANOGERALEnsino Regular 2014 – SAÍDA 229,6Básico23,442,928,94,8

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Matemática 47 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 2º ANOURBANA ENSINO REGULAR 2014 – ENTRADA 449,4Básico11,535,144,39,1 2º ANORURAL ENSINO REGULAR 2014 – ENTRADA 435,9Básico14,042,037,46,6 2º ANOGERAL ENSINO REGULAR 2014 – ENTRADA 447,8Básico11,835,943,58,8 2º ANOURBANA ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 501,8Adequado4,319,448,328,0 2º ANORURAL ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 483,8Adequado5,827,445,621,2 2º ANOGERAL ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 499,6Adequado4,520,348,027,2

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Matemática 48 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 3º ANOURBANA ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 517,1Adequado8,730,345,315,7 3º ANOURBANASe Liga 2014 – SAÍDA 505,0Adequado8,237,146,77,9 3º ANORURAL ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 518,1Adequado10,925,644,219,2 3º ANORURALSe Liga 2014 – SAÍDA 550,0Adequado4,040,08,048,0 3º ANOGERAL ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 517,2Adequado9,029,745,216,1 3º ANOGERALSe Liga 2014 – SAÍDA 508,5Adequado7,937,343,711,1

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Matemática 49 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 4º ANOURBANA ENSINO REGULAR 2014 – ENTRADA 530,2Básico13,645,236,44,9 4º ANORURAL ENSINO REGULAR 2014 – ENTRADA 535,3Básico11,145,737,26,0 4º ANOGERAL ENSINO REGULAR 2014 – ENTRADA 530,9Básico13,345,336,55,0 4º ANOURBANAAcelera 2014 – SAÍDA 561,5Adequado8,034,546,011,5 4º ANOURBANA ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 566,2Adequado6,532,048,612,9 4º ANORURALAcelera 2014 – SAÍDA 612,9Adequado0,05,384,210,5 4º ANORURAL ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 573,4Adequado7,228,147,916,8 4º ANOGERALAcelera 2014 – SAÍDA 570,7Adequado6,629,252,811,3 4º ANOGERAL ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 567,1Adequado6,631,548,513,4

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Matemática 50 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 8º ANOURBANA ENSINO REGULAR 2014 – ENTRADA 222,7Abaixo do Básico54,534,710,00,8 8º ANORURAL ENSINO REGULAR 2014 – ENTRADA 218,2Abaixo do Básico60,431,28,10,4 8º ANOGERAL ENSINO REGULAR 2014 – ENTRADA 222,0Abaixo do Básico55,434,29,70,7 8º ANOURBANA ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 231,0Básico43,942,712,50,9 8º ANORURAL ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 232,4Básico41,646,411,01,0 8º ANOGERAL ENSINO REGULAR 2014 – SAÍDA 231,2Básico43,643,212,30,9

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Escrita 51 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 2º PERÍODOURBANA Educação Infantil SAÍDA518,7Adequado21,019,832,326,9 2º PERÍODORURAL Educação Infantil SAÍDA494,8Básico28,221,330,220,3

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Escrita 52 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenh o Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 2º ANOURBANA ENSINO REGULAR ENTRADA 415,2Básico43,333,322,21,3 2º ANORURAL ENSINO REGULAR ENTRADA 406,5Básico45,436,716,81,1 2º ANOURBANA ENSINO REGULAR SAÍDA603,8Avançado4,315,224,356,2 2º ANORURAL ENSINO REGULAR SAÍDA 592,5Adequado5,513,028,353,1

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Escrita 53 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 3º ANOURBANA ENSINO REGULAR SAÍDA 601,3Adequado17,726,938,317,1 3º ANOURBANASe Liga SAÍDA 550,9Básico24,549,323,03,2 3º ANORURAL ENSINO REGULAR SAÍDA 596,2Básico18,428,638,914,0 3º ANORURALSe Liga SAÍDA 570,1Básico19,250,023,17,7

SAETHE 2014 Resultados Gerais - Escrita 54 EtapaLocalizaçãoEnsinoEdição Proficiência Média Padrão de Desempenho Abaixo do Básico BásicoAdequadoAvançado 4º ANOURBANA ENSINO REGULAR ENTRADA 479,3 Abaixo do Básico 94,35,40,40,0 4º ANORURAL ENSINO REGULAR ENTRADA 481,3 Abaixo do Básico 95,14,70,30,0 4º ANOURBANAAcelera SAÍDA 661,6Adequado15,927,347,79,1 4º ANOURBANA ENSINO REGULAR SAÍDA 679,2Adequado17,817,343,221,7 4º ANORURALAcelera SAÍDA 702,8Adequado0,015,863,221,1 4º ANORURAL ENSINO REGULAR SAÍDA 679,1Adequado18,812,647,521,1

SAETHE FATORES INTRA E EXTRAESCOLARES: Primeiro olhar para a escola e a comunidade escolar

SAETHE 2014 Estudantes com poucas aspirações sobre seu próprio futuro refletem, mesmo que de forma inconsciente, essa posição em seu desempenho escolar. Aqueles com mais aspirações acabam por ser mais ambiciosos e mais cientes da necessidade de superar eventuais dificuldades nos estudos para atingir seus objetivos. O mesmo vale para expectativas - aqueles estudantes que não têm expectativas positivas sobre seu futuro tendem a apresentar menor ímpeto para a realização de suas aspirações. 56 SAETHE Expectativas Por que as expectativas e aspirações são importantes para o desempenho dos alunos?

SAETHE Expectativas Um aspecto das expectativas e aspirações dos alunos que nos interessa especialmente é que elas apresentam uma característica relacional, ou seja, podem ser reforçadas a partir de estímulos positivos (ou negativos) de terceiros. No ambiente escolar, professores e diretores podem - e devem - reforçar as expectativas positivas dos estudantes, ou alertá-los para o descompasso entre suas aspirações e seu desempenho escolar. 57 SAETHE 2014

58 Quais as expectativas dos alunos de Teresina que participaram do Saepi? Aos alunos que responderam ao questionário socioeconômico do SAEPI em 2013, foi proposto um conjunto de questões sobre suas expectativas e aspirações a respeito do futuro. De um modo geral, os alunos do 9º ano da Rede Municipal de Teresina manifestam altas expectativas e aspirações em relação aos estudos e oportunidades futuros. SAETHE Expectativas

SAETHE 2014 Variáveis Opções de resposta Com base na nas suas expectativas, você acredita que irá: Sim Provavel- mente sim Provavel- mente nãoNão Concluir o Ensino Médio83,113,71,41,8 Ingressar numa universidade pública56,930,57,05,5 Ingressar numa faculdade particular.25,130,225,619,1 Ingressar no ensino profissional.70,722,43,63,3 Ter boas oportunidades no mercado de trabalho.77,919,21,51,4 Ser um cidadão consciente.88,79,51,00,8 Ter melhores oportunidades que seus pais.85,512,41,11,0 SAETHE Expectativas Quais as expectativas dos alunos de Teresina que participaram do SAEPI?

SAETHE Expectativas Qual a relação entre as expectativas dos alunos e seus resultados? Referência: alunos nos Padrões Adequado e Avançado em Matemática SAETHE 2014

61 Expectativas Abaixo da média36,3 Acima da média (referência)63,7 Condição socioeconômica Abaixo da média51,3 Acima da média (referência)48,7 Sexo Feminino51,7 Masculino (referência)48,3 Raça/cor Não-branco87,2 Branco (referência)12,8 Idade Mais de 15 anos12,4 Até 15 anos (referência)84,4 Total de alunos4.005 SAETHE Expectativas Características extraescolares consideradas

SAETHE Resultados Observados Alunos com expectativas acima da média do índice criado têm 65,7% a mais de chance de estar nos Padrões mais avançados em Matemática que os alunos que têm baixas expectativas. Em outras palavras, em qualquer condição de origem socioeconômica, sejam meninos ou meninas, com ou sem atraso, tenham se declarado brancos ou não- brancos, alunos com maiores expectativas têm mais chance de serem proficientes em Matemática que alunos com baixas expectativas. SAETHE Expectativas

SAETHE Variáveis consideradas Chance relativa (%) Expectativas Chance de quem tem expectativas acima da média dos alunos em relação a quem tem expectativas abaixo da média 65,7 Sexo Chance dos alunos em relação as alunas 55,7 Raça/cor Chance de quem se declara branco em relação a quem se declara não- branco 10,9 Condição socioeconômica Chance de quem tem ISE acima da média em relação a quem tem ISE abaixo da média 31,7 Idade Chance de quem tem até 15 anos em relação a quem tem mais de 15 anos 195,3 SAETHE Expectativas

SAETHE 2014 A percepção do clima escolar positivo mostra uma qualidade da vida escolar, que está associada a melhores resultados de desempenho dos alunos nos testes. Há uma relação significativa entre a percepção do clima escolar e o desenvolvimento emocional e social dos estudantes, dos professores e da gestão. A aprendizagem dos estudantes depende das condições geradas no ambiente escolar. 64 SAETHE 2014 Por que falar de Clima Escolar é importante? 3.2 Desempenho e Clima Escolar

SAETHE 2014 Sensação de bem-estar geral na escola; Sensação de confiança nas próprias habilidades para realizar o trabalho escolar; Crença na importância do que se aprende na escola; Identificação, por parte dos agentes, com a escola em que estudam ou trabalham; Qualidade e frequência com que se estabelecem relações uns com outros nesse ambiente, entre outros aspectos. 65 SAETHE 2014 O que indica um bom Clima Escolar? 3.2 Desempenho e Clima Escolar

SAETHE Um conjunto de afirmações nos questionários socioeconômicos dos alunos capta as percepções sobre o clima na escola. Medimos a percepção dos alunos da Rede Municipal de Teresina, no 9º ano do Ensino Fundamental, a respeito do ambiente em suas escolas. O que os alunos do SAEPI 2013 acham do clima de suas escolas? SAETHE Desempenho e Clima Escolar

SAETHE 2014 Tenho participado de coisas interessantes na escola.Acho que vale a pena estudar nesta escola.Estou sempre aprendendo coisas novas nesta escola.Sinto-me bem cuidado(a) nesta escola.Sinto que sou valorizado (a) nesta escola.A escola em que estudo é acolhedora.Gosto de estudar nesta escola.Eu me sinto cheio(a) de energia e animado(a) na escola.Gosto de ir para a escola. Opções de respostas às afirmações: Discordo totalmente Discordo mais que concordo Concordo mais que discordo Concordo totalmente Percepção sobre o ambiente escolar Questionário dos alunos 2013 SAETHE Desempenho e Clima Escolar

SAETHE Opções de respostas às afirmações: Concordo totalmente Concordo mais que discordo Discordo mais que concordo Discordo totalmente A escola é uma bagunça. Ficam muitos alunos do lado de fora da sala fazendo barulho. Quando alguém me ameaça ou agride, não adianta reclamar na direção. Tudo continua do mesmo jeito. A turma demora a fazer silêncio, mesmo depois que o(a) professor(a) entra em sala. Durante as aulas há muito barulho e bagunça, o que atrapalha quem quer estudar. Percepção sobre o ambiente escolar Questionário dos alunos 2013 SAETHE Desempenho e Clima Escolar

SAETHE Como você vê a relação entre professores e estudantes.Como você vê a relação entre professores e gestores.Como você vê a relação entre professores e professores.Como você vê a relação entre estudantes e gestores.Como você vê a relação entre estudantes e funcionários. O que você acha das seguintes relações em sua escola? Muito ruimRuimBoaMuito boa Percepção sobre o ambiente escolar Questionário dos alunos 2013 SAETHE Desempenho e Clima Escolar

SAETHE Para construir o índice, utilizamos análise fatorial, um método que permite combinar diversas variáveis a respeito do clima escolar em um índice, ou fator, baseado na dimensão latente que essas variáveis guardam entre si. Assim, um conjunto de mais de 15 indicadores foi reduzido a apenas um índice, com a vantagem de facilitar a exploração dessa dimensão da vida escolar. Como o clima escolar é algo que diz respeito a toda a instituição, consideramos, para a sua análise no âmbito do SAEPI, o resultado médio do ICE para as 59 escolas da Rede Municipal de Teresina que participaram da avaliação e tiveram questionários válidos para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. SAETHE 2014 Como criamos um Índice de Clima Escolar (ICE) segundo a percepção dos alunos? 3.2 Desempenho e Clima Escolar

SAETHE Para observar as condições socioeconômicas na escola, criamos o índice socioeconômico (ISE), considerando a escolaridade dos pais dos alunos, posse de bens e conforto no domicílio. Assim como o ICE, o ISE foi calculado no nível dos alunos, mas o conjunto de seus valores dentro da escola será nossa referência para a análise. Clima, Nível Socioeconômico e Resultados Escolares SAETHE Desempenho e Clima Escolar

SAETHE Resultados do SAEPI 2013 Percentual médio de alunos nos Padrões Adequado e Avançado dentro dos grupos Fonte: SAEPI 2013 – Rede Municipal de Teresina SAETHE Desempenho e Clima Escolar

SAETHE O maior percentual de alunos nos Padrões Adequado e Avançado está nas escolas que combinam maior ISE e maior ICE, com uma média de 34,7% dos seus alunos nesses padrões. Ao contrário, escolas com condição socioeconômica e clima escolar percebido como menos adequado são aquelas cujo percentual de alunos nos Padrões mais elevados é o mais baixo: 19,2%, em média. Quando o ICE se apresenta acima da média e o ISE abaixo da média, as escolas têm um percentual de alunos nos Padrões Adequado e Avançado semelhante ao percentual nas escolas com ISE mais favorável: 30,9%, em média. Esse resultado sugere que a relação positiva entre clima escolar e bom desempenho pode minimizar o efeito da condição socioeconômica do público atendido pela instituição. SAETHE 2014 Algumas reflexões sobre os resultados 3.2 Desempenho e Clima Escolar

SAETHE O TRABALHO DA EQUIPE GESTORA: Diretores e Coordenadores

SAETHE O Acesso aos Resultados As escolas (equipe gestora e pedagógica) têm acesso aos seus resultados gerais (proficiência), por turma e aluno (percentual de acerto por descritor) que são encaminhados por meio das revistas impressas, divulgados no site e/ou disponibilizados em mídia digital (CD);

SAETHE O Acesso aos Resultados Equipe gestora conhecer os resultados gerais da escola; orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados.

SAETHE O Acesso aos Resultados Equipe pedagógica conhecer os resultados gerais da escola, os resultados das turmas e dos estudantes; relacionar os resultados com habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes (TRI E TCT); reformular e implementar, sempre que preciso, metodologias e práticas pedagógicas para o melhor desenvolvimento dos estudantes;

SAETHE 2014 Maior participação dos gestores e professores nas discussões sobre apropriação e utilização dos resultados pelas escolas. Melhor alinhamento entre as propostas curriculares e avaliação e participação dos professores na definição dos Padrões de Desempenho. Canais de comunicação efetivos e constantes com gestores, professores, pais, alunos e sociedade sobre a qualidade da educação e responsabilidade de todos. 4.2 Quais os Desafios? 78

SAETHE Conhecendo os resultados Equipe Gestora Os resultados gerais da escola: 1.Etapas avaliadas e percentual de participação; 2.Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; 3.Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina;

SAETHE Conhecendo os resultados

SAETHE Conhecendo os resultados

SAETHE Conhecendo os resultados

SAETHE Conhecendo os resultados

SAETHE Conhecendo os resultados Etapas avaliadas e percentual de participação Observar o número de estudantes e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%); Analisar os resultados de participação (por que este resultado está acima ou abaixo de 80%);

SAETHE Conhecendo os resultados Etapas avaliadas e percentual de participação Pensar em intervenções que podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola: – Apresentar o sistema à comunidade; – Apresentar o sistema aos professores; – Inserir o sistema no contexto escolar; – Conhecer os resultados; –...

SAETHE Conhecendo os resultados Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observar a proficiência média; Relacionar a proficiência média com o padrão desempenho;

SAETHE Conhecendo os resultados Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Refletir sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual era o desenvolvimento esperado (das habilidades) que não foi alcançado nesta avaliação?

SAETHE Conhecendo os resultados Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacionar o resultado alcançado com as ações/intervenções de gestão e pedagógicas implementadas na escola: – O que escola tem feito? – O que foi modificado e o que foi mantido no trabalho das equipes gestoras e pedagógica? – O resultado alcançado representa o trabalho da escola?

SAETHE Conhecendo os resultados Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Comparar, na escola, os resultados alcançados em diferentes etapas de escolaridade: – Com base nos resultados, compreender o desenvolvimento dos estudantes de uma etapa de escolaridade para outra;

SAETHE Conhecendo os resultados Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Compreender o desenvolvimento dos estudantes de uma etapa de escolaridade para outra: – Qual a proficiência média e o padrão de desempenho (continua o mesmo de uma etapa para outra)? – Como está a distribuição dos estudantes em cada padrão? Os padrões de desempenho mais baixos tem recebido mais estudantes em etapas de escolaridade mais avançadas?

SAETHE Conhecendo os resultados Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Questionar à equipe pedagógica: – Como possibilitar que os estudantes, que chegarão a esta etapa, desenvolvam as habilidades esperadas? – Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

SAETHE Conhecendo os resultados Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identificar o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho: – A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade? – Como deve ser desenvolvida a prática pedagógica em cada contexto?

SAETHE Conhecendo os resultados Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; O padrão de desempenho com maior percentual de estudantes é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola? – O que isso representa? O que interfere na interpretação dos resultados?

SAETHE Orientando a Equipe Pedagógica Etapas anteriores e/ou concomitantes à utilização dos dados Leitura dos dados: – Tabelas de leitura; Interpretação e apropriação dos dados: – Relacionar os dados com habilidades e competências;

SAETHE Orientando a Equipe Pedagógica Leitura dos dados É importante que os professores saibam identificar o que representa cada um dos dados divulgados pelo sistema: – As tabelas de leitura auxiliarão nesse processo.

SAETHE Orientando a Equipe Pedagógica REVISTA PEDAGÓGICA 1 – Preencher com etapa avaliada (p. ex. 8º EF) - CAPA 2 – Preencher com disciplina avaliada (p. ex. Matemática) - CAPA 3 – Preencher com número de alunos efetivo – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 4 – Preencher com % de participação – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 5 – Preencher com Proficiência Média – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 6 – Preencher com Padrão de Desempenho Médio – VERSO DA PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) / RÉGUA PRETA PONTILHADA APONTA PADRÃO MÉDIO 7 – Identificar principais habilidades desenvolvidas de acordo com Padrão Médio (n.6) – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO

SAETHE Orientando a Equipe Pedagógica REVISTA PEDAGÓGICA 8 – Identificar principais habilidades a serem desenvolvidas de acordo com Padrão seguinte ao Padrão Médio (n.6) – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO 9 – Verificar se o Padrão de Desempenho com maior percentual de alunos - PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) corresponde ao Padrão de Desempenho Médio (n.6)

SAETHE Orientando a Equipe Pedagógica REVISTA PEDAGÓGICA 1 – Preencher com etapa avaliada (p. ex. 8º EF) - CAPA 2 – Preencher com disciplina avaliada (p. ex. Matemática) - CAPA 3 – Preencher com Proficiência Média – PÁGINA DE RESULTADOS 4 – Preencher com Padrão de Desempenho Médio – VERSO DA PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) / RÉGUA PRETA PONTILHADA APONTA PADRÃO MÉDIO 5 – Preencher com nome de cada Padrão – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO 6 – Preencher com % de estudantes para cada Padrão de Desempenho Médio – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL)

SAETHE Orientando a Equipe Pedagógica REVISTA PEDAGÓGICA 7 – Calcular para cada Padrão de Desempenho. Fórmula: (Número de Estudantes Efetivo x % de alunos no Padrão) ÷ PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 8 – Discriminar as principais habilidades desenvolvidas para cada Padrão de Desempenho – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO.

SAETHE Orientando a Equipe Pedagógica RESULTADOS NO SITE Verificar descritores (p. ex D1) mais e menos acertados com seu respectivo %, indicar Tema/Domínio/Tópico a que se refere (SEÇÃO MATRIZ DE REFERÊNCIA – REVISTA PEDAGÓGICA) e detectar principais conteúdos relacionados a esse descritor.

SAETHE Agradecemos sua atenção!

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