Comissão da Criança e Adolescente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

1.
OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
CIDADANIA  PARTICIPAÇÃO DEMOCRACIA DESCENTRALIZAÇÃO CARTA MAGNA
Comissão de Assistência Social – COAS
Estatuto da Criança e do Adolescente
Políticas Públicas e Sociedade Civil
Redes, cidadania e o campo sóciopolítico dos direitos da infância e da adolescência.
Parte II Focalizando a história recente: Panoramas e desafios.
Prefeitura Municipal de Pedreira
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
Édina Maria Silva de Paula
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
Projeto de saúde e qualidade de vida
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
DIREITOS E DEVERES SOCIAIS
EDUCADOR, O SER HUMANO ECA – CONHECER PARA RECONHECER SANTOS, MAIO DE 2012.
B em-vindo e bem-vinda! Ao término desta apresentação você deverá saber: O que é o Pró-Alegria, e a quê ele se destina; Quem pode participar; Quais são.
O Estatuto da Criança e do Adolescente
“Os Incríveis”.
Encontro de Apresentação da Ficha SISNOV / SINAN Organização: Comissão de Combate à VDCCA / CMDCA Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV.
Estatuto da Criança e do Adolescente
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
TRABALHO DO MENOR.
Rede de atenção Intersetorial
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito da criança de o a 6 anos à educação, contendo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área.
Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso 15 DE JUNHO.
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
Lei Regra emanada de autoridade competente, imposta coativamente à obediência de todos; “LUZ NECESSÁRIA PARA UM VIVER FELIZ” (Wald,1995) *Código de Menores.
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
Paralelo das principais Leis
LAZER Direito Social.
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS

ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
ATENDIMENTO DOMICILIAR
Maioridade Penal Notas Históricas. A História e o tempo: interação dos tempos. A história do abandono, como contar?. O tempo da escravidão. Sistema de.
Família É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (Pai, mãe, tios padrasto, avós etc.) A família é unida por.
MaiorIdade Penal.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Apresentação Plano de Ensino Visão Constituição sobre o ECA.
Trabalho e educação: juventude encarcerada
TRABALHO INFANTIL MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO O que é o trabalho infantil? É aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
Preâmbulo: Princípios básicos das Nações Unidas: a liberdade, a justiça e a paz no mundo, reconhecimento da dignidade inerente e dos direitos iguais e.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Quem somos Criada em 1990, a Fundação Abrinq – Save the Children é uma organização sem fins lucrativos, que.
Pedro Affonso Hartung Advogado do Núcleo de Defesa Instituto ALANA Criança e Consumo: os impactos da publicidade infantil.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

Comissão da Criança e Adolescente OABSC 15ª Subseção B.Camboriú Comissão da Criança e Adolescente

Contra a redução da maioridade penal!

Temas abordados na Carta ao povo brasileiro sobre a PEC 171/93, referente a redução da maioridade penal. (FNCMP24/06/15)  Inobservância da cláusula pétrea da CFRB/88-art 228 com relação a idade penal em nosso país; Desconsideração ao desenvolvimento biopsicossocial na adolescência, baseados em estudos científicos; Apresentação da redução da idade penal como meio de se combater a criminalidade e aumentar a segurança;  Estatisticamente comprovado que o sistema prisional recupera apenas 30%, enquanto as unidades de internação recuperam 70%;

Questionamentos relevantes: A mídia leva a população a associar a reduçãoar Onde as armas utilizadas nos atos infracionais são fabricadas? Como elas chegam nas mãos dos/as nosso/as adolescentes? São nosso/as adolescentes que as fabricam e as comercializam? Onde as drogas são produzidas e distribuídas? Como elas chegam aos pontos de distribuição? São nosso/as adolescentes que corrompem as fronteiras? São nosso/as adolescentes que as cultivam? Quem está por trás da criminalidade brasileira? Adultos ou adolescentes?

Embora o ECA complete 25 anos, não podemos considerá-lo ineficiente, pois não é efetivo em todo o Brasil. ... art. 4º: “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.    A vulnerabilidade está diretamente ligada a desigualdade social. “Digamos não à redução da maioridade penal e reivindiquemos das autoridades competentes o cumprimento do que estabelece o ECA para o adolescente em conflito com a lei” (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, 18 de junho de 2015).

Participantes do Ato Público da OAB – BC em 15 de junho de 2015: CFOAB, através da Comissão Especial da Criança, Adolescente e Idoso; OAB-SC, através da Comissão da Criança e do Adolescente; OAB-BC, através de seu presidente e da Comissão da Criança e Adolescente; Câmara de Vereadores de BC, através da Comissão da Criança e Adolescente; OAB-BC, através do Movimento pela Infância e Adolescência; Frente Nacional Contra a Redução da Maioridade Penal; CONANDA – Conselho Nacional da Criança e do Adolescente; UNIVALI; PMBC; CMDCA/BC; Conselho tutelar de BC; Pastoral da Criança; Instituto Sentir; Conselho do Notáveis da OAB-BC ; Secretaria de Inclusão Social de BC; Instituto Abaçai; entre outros.