CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
PORTFÓLIO Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE PIBID Pedagogia. Acadêmica Bolsista: Marília B. de Toledo. Coord. Institucional: Cíntia Metzner de.
ACADÊMICAS BOLSISTAS: Elisa Beatriz Schmitt; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Relatório de Proposta de Projeto
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Colégio Estadual Augusto Meyer
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Julho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professores.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo Acadêmicos(as): Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker.

SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

CRONOGRAMA DO MÊS DE ABRIL DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana Feriado 2ª semana 08/04 – Leitura para a elaboração da introdução do projeto “A importância da literatura na alfabetização”; Planejamento para apresentação da Emília do Sitio do Pica-Pau Amarelo nas salas de aula. 3ª semana 15/03 - Discussão e planejamento para início do projeto; Visita da Emilia nas salas de aula para distribuição de livros para as crianças. 4ª semana 22/03 – Inicio da elaboração da introdução do projeto e construção do portfólio mensal.

INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de abril, teve como objetivo pesquisas e leituras das bolsistas e supervisora do C.E.I, sobre letramento, alfabetização e leitura, tendo como objetivo a fundamentação para elaboração do projeto “A importância da literatura na alfabetização”. Quando aprendemos a ler, o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e a escrever. Ao aprender a ler nos preparamos para imediatamente escrever a fala que socialmente construímos (FREIRE, 1997, P. 25).

Processo de Investigação Nosso processo de investigação e pesquisa constituiu-se de quatro etapas. Primeiramente a supervisora de área trouxe textos e aportes teóricos para a elaboração da introdução do projeto a ser trabalhado, entre eles: Era uma vez: a leitura e a escrita do mundo da fantasia; O mundo mágico da arte de aprender Literatura Infantil; A importância da Literatura na Educação Infantil. Num terceiro momento devido a comemoração da semana da literatura, foi realizada uma programação especial com a visita da Emilia do Sitio do Pica Pau Amarelo. Em que a mesma visitou as salas, distribuiu livros infantis, com o intuito de seus pais lerem as histórias com eles em casa. Foi fantástica a visita da Personagem Emília nas salas de aula, algumas crianças ficaram assustadas, outras fascinadas com a magia da literatura.

apresenta livros às crianças, Momento em que a Emilia apresenta livros às crianças, fala dos cuidados que devemos ter com os livros e das fantasias que existe em cada página. Descobrindo com a Emilia, a magia das histórias

Após a realização das leituras iniciou-se a elaboração da introdução do projeto de intervenção, que será utilizado para a alfabetização e letramento no espaço da biblioteca, com as turmas do Pré Escolar. Houve também a elaboração do portfólio do mês de abril, com as ações realizadas no mês.

Análise dos Resultados Alcançados Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo; Reflexão sobre: letramento, alfabetização e literatura; Detectado a importância da ludicidade com a apresentação da personagem Emilia, visto que as crianças interagiram com ela.

Análise dos Resultados Alcançados Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo; Reflexão sobre: letramento, alfabetização e literatura; Detectado a importância da ludicidade com a apresentação da personagem Emilia, visto que as crianças interagiram com ela.

Neste momento observamos a relação da escola com a Literatura infantil Neste momento observamos a relação da escola com a Literatura infantil. Profissionais da escola, família devem incentivar e fortalecer a literatura como um instrumento de valores a serem reconhecidos, de imaginação, de criatividade. Ao ler um livro às crianças proporcionamos emoção, surpresas, encantamento dando vida a cada personagem e fazendo do ouvinte e leitor um participante da história.

Referências: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996 HERMINDA, Jorge Fernando. Educação Infantil: Política e Fundamentos. João Pessoa: Universitária/FURB,2007. MILIAVACA, Rosangela da Rosa. A Importância da Literatura na Educação Infantil. Disponível em: <http://image.slidesharecdn.com/aimportanciadaliteraturainfantil PRADO, Heloisa de Almeida. Organização de Bibliotecas. 2 ed. São Paulo: T.A. Queiro, 2003. SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. Editora Autêntica, 2005. TODOLIVRO, Distribuidora. Os mais belos contosclássicos.Ed.Brasileitura.