Odilei Avelino dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Elisa Maria de Assis
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Educação Ambiental - GPEEA
Parâmetros Curriculares Nacionais
Quando falamos em aprender...
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
História nas atuais propostas curriculares
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Orientações sobre o Estágio II
Orientações sobre o Estágio IV
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Docente: Dr. Arthur Vianna
Formação continuada ANO 2015
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Odilei Avelino dos Santos DOCENTES Odilei Avelino dos Santos

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica V, do curso de Geografia, turno noturno, da Faculdade de Tecnologia e Ciências Ead Circuito 10 UP Iguatemi. Tutor: Jair Santos

Sinopse das atividades realizadas. O que aprendi. Os processos significativos. Experiências mais aprendizagem. O que contribuiu para minha formação acadêmica.

PPP I Debate do texto boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. capitulo 6 Educar para uma vida sustentável. Aprendi a ver a educação pelo lado do educador, e os pilares da educação. Educação é a única forma das classes dominadas ascenderem socialmente. Nessa fase só tivemos teoria mais foi fundamental para a socialização com os colegas de grupos. A leitura dos textos ajudou a ver o papel da educação na vida do indivíduo. O educar e libertar.

PPP II Realizar uma pesquisa em uma instituição de ensino e preenche os relatórios: Entrevista com o Gestor, Análise do Projeto Político pedagógico,Observação do Ambiente escolar. Aprendi como funciona a organização de uma escola, e elaboração do currículo escolar. Esse foi nosso primeiro trabalho pratico onde o foco principal foi a prender sobre a administração escolar. Foi importante para adaptação ao meio escolar destes vez como professor e não aluno. Contribuiu para saber a importância do projeto político pedagógico e entender sua função, e conhecer os novos recursos disponíveis na escola.

PPP III Observação de atividade de coordenação(AC),avaliação dos planos de curso e unidade, análises da prática de professores de geografia e de planos de aula, Análise dos parâmetros curriculares nacionais de geografia (anos finais do ensino fundamental), elaboração do projeto de intervenção. (Colégio Estadual Cleriston Andrade). O funcionamento do AC, plano de aula, plano de curso e os projetos da escola. Como grupo aprendemos a importância dos recursos didático para conciliar com o ensino, e a importância da seleção adequada dos recursos para as aulas. As atividades contribuiu para o conhecimento desses documentos e para formula nossa pratica de ensina através da aula que observamos. Possibilitou um conhecimento aprofundado do PCN, e saber a importância de ter um plano de aula de acordo com o plano do curso e do livro utilizado.

PPP IV Construção e aplicação de oficinas pedagógicas em uma associação de bairro ou paróquia, ou em uma ONG, etc. O tema foi: As desigualdades socioeconômicas no Brasil. A Oficina Pedagógica proporcionou o conhecimento do poderoso instrumento de informação que ela é. A importância das oficinas, e como elas facilitam o aprendizado pois aproxima teoria e prática, possibilitando a troca de experiências. Através da palestra foi percebido o descontentamento da população em relação às desigualdades sociais e suas experiências de vidas. A oficina e o debate mostrousse como um meio de estimular a participação de todo um grupo dando informações conhecimento e uma visão ampla da do assunto.

ESP I Fazer uma revisão do Projeto de Estágio de PPPIII, Preencher o Formulário de levantamento de informações e Plano de Ação(Colégio Estadual Cupertino de lacerada). A prendi a importância de se elaborar um plano de ação e do planejamento. Apendemos desempenhar o papel do professor e a planejar a prática de ensino com consistência didática e pedagógica. A importância da escolha dos recursos para uma articulação ensino e aprendizagem, e que o planejamento e constituído de três partes: Elaboração,Execução, Avaliação. Contribuiu para contextualizar os conteúdos trabalhados em sala de aula, a elaboração de situações problemas e a importância de termos sempre planos alternativos.

ESP II Conhecer a instituição do campo/prática do estágio II, levantamento de informações na escola, elaboração do planejamento de ensino e do plano de ação, (Escola Estadual Mario augusto Teixeira de Freitas). Criar situações de aprendizagem que estimulem a autonomia e o interesse dos alunos. A importância do planejamento, como melhor utilizar recursos tecnológicos no ensino geográfico, a partir de estratégias didáticas adequadas. Na realização das oficinas e seminário pode ver que os alunos assimilam melhor o conteúdo Du que quando simplesmente lemos ou falamos. Contribuiu para aprender as peculiaridades e "macetes" da profissão, experiência na prática pedagógica, inúmeras trocas interpessoais, Enriquecimento de idéias.

PPP V Construção do Quadro Metacognitivo. conhecimentos adquirido por meios teórico da leitura dos textos. A importância do professor na contemporaneidade, a mediação dos recursos nas aulas. Como selecionar e utilizar as mídias nas escolas e em sala de aula para mediar o ensino. A distinção entre Geografia Física e Geografia Humana. A importância de Conhecer, construir e adotar métodos, técnicas e recursos apropriados à transposição didática dos conhecimentos da geográfica.

CITAÇÃO Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira as quatro à tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática." (Freire, 1991, p. 58)

REFERENCIAS Fonte: http://www.webartigos.com/articles/7288/1/Educar-Para-Libertar/pagina1.html#ixzz1MeGawrl9 Fonte: http://www.webartigos.com/articles/7288/1/Educar-Para-Libertar/pagina1.html#ixzz1MeGutF53