BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.
Trabalho de Matemática
Noções de conjuntos numéricos
Noções de conjuntos numéricos
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
AS AVALIAÇÕES DE SISTEMA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Recuperação Intensiva
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ENCCEJA MATEMÁTICA.
SARESP ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.
Liliani Lecco Dettogni
Estatística & Geologia
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Não considere nenhuma prática como imutável
Núcleo Regional de Educação de Toledo
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Prof. Edu Cursinho da poli ENEM – Um ensaio para a vida Matemática e suas tecnologias Prof. Edu.
Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
MATEMÁTICA Análise das Questões.
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Matemática: por que temer?
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Prof.ª Irislane Figueiredo
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Perguntas de Modelação
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Projeto Noções de conjuntos numéricos. EE : Angelina Jaime Tebet Alunos : Alan Silva, Daniel Dantas, Valmiro, Alison, Madson, Mayara, Aline. 1° B Disciplina.
Regressão e Previsão Numérica.
ENEM 2010 Pré-Vestibular Frei Seráfico Ciências da Natureza Biologia.
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
Conceitos Fundamentais da Matemática Autor: Bento de Jesus Caraça
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza
Noções de conjuntos núméricos
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Ensino e aprendizagem matemática no quarto ciclo.
Avaliação de Língua Portuguesa
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
PLANO DE AULA Turma: 8ª Série/9º Ano
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Introdução a Gráfico de funções
OS ASSUNTOS MAIS COBRADOS DESDE 2009 Prof. Hamilton Vinícius Gomes.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. SOLUÇÃO.
ANÁLISE COMPARATIVA PROVAS BIMESTRAIS Quadros e Gráficos
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes

CICLO 1 (parte 2) Diagnóstico e adequação

O que foi abordado?  Competência de área 4: Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Habilidade 15: Identificar a relação de dependência entre grandezas. Habilidade 16: Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais. Habilidade 17: Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação. Habilidade 18: Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.

O que foi abordado?  Competência de área 6: Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. Habilidade 24: Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. Habilidade 25: Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. Habilidade 26: Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

O que foi abordado?  Competência de área 1: Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Habilidade 1: Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações –naturais, inteiros, racionais ou reais. Habilidade 3: Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. Habilidade 4: Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas. Habilidade 5: Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.