Autores: Everton Flávio Rufino Seára

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Valéria Maria Lauande Março/2010
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PROJETO PEDAGÓGICO HIPERMÍDIA.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Portal Educacional Clickideia
OBJETIVOS   Analisar a abordagem feita sobre “Transformações Geométricas no plano”. Planejar, justificar, elaborar, implementar e validar uma sequência.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
CURRICULO +.
Implementação em Projeto de Sistemas (PFC)
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Deise Kramer Lima Fernandes
SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag.
O Processo de desenvolvimento de software
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início.
Engenharia de Software
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Política Educacional Brasileira
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Arquitetando a Educação a Distância
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Software Educativo Discente: Patrícia Maia Alves.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
O futuro chegou!.
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
O computador como Meio e como Fim...
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Processo de Desenvolvimento de Software Educacional: proposta e experimentação Autores: Everton Flávio Rufino Seára Fabiane Barreto Vavassori Benitti, Dra. Luciane Maria Schlindwein, Dra.

Estrutura da Apresentação Contextualização do projeto Softvali; Processo de desenvolvimento; Considerações finais.

Rede Pública de Blumenau/SC O Projeto Softvali O projeto Softvali visa a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de software educacional coerentemente com uma perspectiva pedagógica Rede Pública de Blumenau/SC Ensino Fundamental O ambiente descrito/apresentado é parte de um projeto, denominado Softvali, que tem por objetivo <está no quadro>. Uma das motivações para o desenvolvimento deste projeto está relacionado com o fato que a maioria dos Softwares Educacionais encontrados no mercado apresentam interface atrativa, entretanto, não são norteados por uma perspectiva pedagógica em sua concepção. Portanto, este projeto tem sido norteado pelo projeto pedagógico da Rede Pública de Blumenau – denominado Escola sem Fronteiras. A rede pública conta com 42 escolas sendo que todas tem sala de informática.

Processo de Desenvolvimento Equipe Multidisciplinar; Prototipação, Iterativo e Incremental; Quatro grandes etapas Concepção; Elaboração/Construção; Finalização; Viabilização.

Processo de Desenvolvimento

Equipe Multidisciplinar Profissionais da área computacional; Profissionais da educação Pedagogia; Psicologia; Professores. Designers; Alunos.

Etapa 1: Concepção

Etapa 1: Concepção Definir Identificar infra-estrutura das escolas; Objetivos de aprendizagem; Requisitos do software; Escopo do software; Público alvo; Identificar infra-estrutura das escolas; Dividir requisitos em incrementos.

Softvali – Público-Alvo Foi realizada uma pesquisa com 459 crianças da Rede Pública de Blumenau para avaliar a preferência de uso do computador. Pesquisa envolveu 459 alunos de 10 escolas. Este gráfico demonstra o resultado a questão “O que você gosta de fazer no computador?” Evidencia a preferência pelos jogos...

Metodologia de trabalho da Rede Pública Softvali - Concepção 1° passo: Análise de softwares educacionais Mercado Projetos de pesquisa 2° passo: O que queremos com o Softvali? Integrado com projetos de trabalho 30 min. no laboratório Ambientes configuráveis Diferentes disciplinas Criatividade/Desafio Lúdico Aproximadamente 50 encontros Metodologia de trabalho da Rede Pública Projetos de trabalho por ser a prática pedagógica pregada pela Rede As atividades projetadas para 30 min, por ser o Tempo médio das aulas no laboratório Ambiente configurável – ou seja, flexível para atender a diversas disciplinas e poder ser utilizado mais de uma vez com a mesma turma Explorar a criatividade do aluno e colocar desafios... Como um motivador ao aluno A inclusão do lúdico observando a preferência dos alunos por jogos...

Softvali - Requisitos O Software é contextualizado no mapa da cidade de Blumenau, e prevê atividades para 25 cenários dispostos pela cidade. : Priorizado cenários Fundação Cultural Museu Cinema Supermercado Fazenda

Requisitos - Softvali Museu Cinema Supermercado Fazenda Artes, 3D; Alfabetização; Supermercado Matemática, lúdico; Fazenda Meio ambiente, RPG.

Etapa 1: Concepção Resultado - Documentos Planejamento geral do software; Visão geral; Infra-estrutura; Características do público alvo; Objetivos de aprendizagem; Requisitos do Software. Planejamento do processo Identificação dos estágios; Cronograma geral.

Etapa 1: Concepção Adequações da equipe; Nivelamento de linguagem Estabelecer diálogo; Conhecimentos de informática; Fundamentos pedagógicos.

Etapa 2: Elaboração

Etapa 2: Elaboração Abrange atividades de: Objetivo específico: Implementação; Avaliação; Validação preliminar do software. Objetivo específico: Criação do protótipo funcional, norteado pelos requisitos identificados na concepção.

Etapa 2: Elaboração Especificar incremento: Construir protótipo: Detalhar os requisitos do software; Criar especificação inicial; Pesquisa tecnológica. Construir protótipo: Desenvolver protótipo; Elaborar interface com usuário.

Etapa 2: Elaboração Avaliar protótipo: Validação preliminar: Funcionalidade; Usabilidade; Performance; Potencial pedagógico. Validação preliminar: Realizada nas escolas; Validação (aspectos tecnológicos); Avaliação (aspectos pedagógicos).

Museu

Cinema

Supermercado

Fazenda

Validação

Etapa 3: Finalização

Etapa 3: Finalização Parte final da “elaboração”; Divide-se em duas atividades: Integração: Identificar e realizar ajustes encontrados na validação preliminar. Integrar incremento ao produto final. Elaborar documentação: Gerar especificação detalhada do incremento; Criar Manual do usuário (utilização e exemplo de atividades pedagógicas).

Etapa 4: Viabilização

Etapa 4: Viabilização Formação docente; Acompanhamento inicial; Cursos de formação continuada. Acompanhamento inicial; Suporte.

Formação Docente

Considerações Finais Metodologia de trabalho multidisciplinar; Processo vem auxiliar a construção de software educacional; Prototipação ajuda na visualização por parte dos educadores; Processo proporciona feedback dos objetivos de aprendizagem; Demonstrou grande desempenho no desenvolvimento do software apresentado.

Contato... everton.flavio@univali.br fabiane.benitti@univali.br lucmas@univali.br www.cttmar.univali.br/~l2s/