Valor Aduaneiro O valor aduaneiro deve ser entendido como o montante que servirá como base de cálculo do Imposto de importação. Daí a importância de se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imposto sobre a Importação
Advertisements

ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
AUDITORIA FISCAL Imposto sobre Importação e Exportação
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Preços de transferência interna
Fundamentos de Economia
PIS – COFINS IMPORTAÇÃO
Contabilidade de Custos
Por padronizarem, facilitam as negociações e reduzem custos.
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
CUSTOS.
Custeio da Produção.
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Custos e Receitas Custos e Receitas.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regimes de Tributação
Sistemática de Importação
PROVISÕES 2) Provisão para Contribuição Social sobre o Lucro (CSSL) Criada pela Lei (15/12/1988) é devida ao Governo Federal, pelas empresas que.
Nasceu com a Revolução Industrial, e tinha como objetivos iniciais:
PROFª MSc. MARIA CECILIA PALÁCIO SOARES
Economia Brasileira_26/02/2007
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Demonstração do Resultado do Exercício
APROVE CONSULTORIAS LTDA. Não Cumulatividade da Cofins Lei de
VALORAÇÃO AMBIENTAL.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
PEPS, UEPS e CUSTO MÉDIO 01/13.
ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações.
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NO EQUILÍBRIO DE MERCADO
Formação de Preços – Genérico
Formação de Preços Aula 3 – Marketing e Clientes.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO.
ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS
Preço na Prestação de Serviços
Sistema Harmonizado O Sistema Harmonizado (SH), é um método internacional de classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e suas respectivas.
Formação à distância Revisão das Normas Contabilísticas DIS 2812 outubro 2012 Graça Azevedo e Jonas Oliveira.
VALOR JUSTO E FLUXO DE CAIXA
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
CALCULO DE IMPOSTO FEDERAIS
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
II Imposto sobre a Importação
IMPOSTO DE RENDAS DAS PESSOAS JURÍDICAS
Professor Espec. Leonardo Pereira. Dispõe sobre os preços a serem praticados nas operações de compra e de venda de bens, serviços ou direitos efetuados.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE CONTABILIDADE DAS EMPRESAS DE
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 03/09/2010.
Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a prestação de Serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação.
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
ATIVOVALOR JUSTO MATÉRIAS-PRIMAS E BENS EM ALMOXARIFADO PREÇO PELO QUAL POSSAM SER REPOSTOS, MEDIANTE COMPRA NO MERCADO BENS OU DIREITOS DESTINADOS.
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Gestão de Custos Aula 1.
Gestão de Custos Aula 6.
Gestão de Custos Aula 6.
OPERAÇÕES COM MERCADORIAS
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, IV da CF/88  Arts. 46 seguintes do CTN  Decreto 7.212/2010 e Decreto.
Contribuição para o PIS/Pasep- Importação Cofins- Importação.
Imposto de Importação e Imposto de Exportação Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
OPERAÇÕES COMERCIAIS OBJETIVO DA AULA: Discutir sobre os diversos métodos de avaliação de estoques e suas implicações nos custos da empresa.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
Fundação Santo André TRANSFER PRICING OBJETIVO E APLICAÇÃO: OBJETIVO E APLICAÇÃO: -Tributar no Brasil as operações que resultam em transferência de lucro.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. ICMS Previsão Legislativa CF/88 – Art. 155, II EC 33/2001 LC 87/96 LC 114/2002.
Controle Aduaneiro de Veículos
1 VALOR ADUANEIRO Definição É o valor efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias, ajustado segundo as regras previstas no acordo geral sobre a implementação.
Transcrição da apresentação:

Valor Aduaneiro O valor aduaneiro deve ser entendido como o montante que servirá como base de cálculo do Imposto de importação. Daí a importância de se estabelecer, com o devido rigor técnico,a base de cálculo incidente nas importações de produtos do exterior, e, ao fazê-lo, aplicar a alíquota correspondente, como instrumento de política econômica.

Sistemáticas de Apuração 1. A Definição de Valor de Bruxelas Regra geral, a DVB parte da idéia que, na prática, um considerável volume de importações são objeto de vendas concluídas em mercado livre, a preços que a experiência apontaria como genuínos. Nos casos em que a autoridade aduaneira esteja convencida de que as condições da venda real correspondem às condições de uma venda no mercado livre e que o preço também é genuíno, não haverá a necessidade de a autoridade invocar a “noção de valor”, ou seja, o “preço normal”.

Sistemáticas de Apuração 2. O Acordo de Valoração Aduaneira do GATT “O valor aduaneiro de mercadorias importadas será o valor de transação, isto é, o preço efetivamente pago ou a pagar pelas mercadorias, em uma venda para exportação para o país de importação, ajustado de acordo com as disposições do Artigo 8 (…)”. As normas sobre valoração aduaneira, dispostas no AVA-GATT, estabelecem que o valor aduaneiro da mercadoria importada deve ser determinado mediante a aplicação sucessiva e seqüencial, do primeiro ao último, de seis métodos de valoração.

Métodos de Valoração 1º. Método: Valor da transação acrescido de: I - Os seguintes elementos, na medida em que sejam suportados pelo comprador mas não estejam incluídos no preço efetivamente pago ou a pagar: a - comissões e corretagens, excetuadas as comissões de compra; b - custo de embalagens e recipientes considerados, para fins aduaneiros, como formando um todo com as mercadorias importadas; c - custo de embalar, compreendendo os gastos com mão-de-obra e com materiais.

II - O valor dos seguintes bens e serviços, desde que fornecidos direta ou indiretamente pelo comprador, gratuitamente ou a preços reduzidos, e na medida em que tal valor não tiver sido incluído no preço efetivamente pago ou a pagar: a - materiais, componentes, partes e elementos semelhantes, incorporados às mercadorias importadas; b - ferramentas, matrizes, moldes e elementos semelhantes, empregados na produção das mercadorias importadas; c - materiais consumidos na produção das mercadorias importadas; d - projetos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, trabalhos de arte e de “design”, e planos e esboços, necessários à produção das mercadorias importadas e realizados fora do país de importação.

III - Royalties e direitos de licença relacionados com as mercadorias objeto de valoração, que o comprador deva pagar, direta ou indiretamente, como condição de venda dessas mercadorias, na medida em que não estejam incluídos no preço efetivamente pago ou a pagar; IV - O valor de qualquer parcela do resultado da revenda, cessão ou utilização subseqüente das mercadorias importadas, que reverta direta ou indiretamente ao vendedor.

Ajustes Facultativos do AVA, que no Brasil são obrigatórios o custo de transporte das mercadorias importadas até o porto ou local de importação; os gastos relativos ao carregamento, descarregamento e manuseio, associados ao transporte das mercadorias importadas até o porto ou local de importação; o custo de seguro relacionado com o transporte das mercadorias até o porto ou local de importação.

Métodos de Valoração a) Será ele o valor de transação de mercadorias idênticas vendidas para exportação para o mesmo país de importação e exportadas simultaneamente às mercadorias objeto de valoração, ou em tempo aproximado (2º. método); b) Será ele o valor de transação de mercadorias similares vendidas para exportação para o mesmo país de importação e exportadas simultaneamente às mercadorias objeto de valoração, ou em tempo aproximado (3º. método);

c) Será ele o valor de venda das mercadorias no mercado interno do país de importação, ao tempo da transação, permitida a adoção dos ajustes necessários (4º. método); d) Será ele um valor computado levando-se em conta o custo de produção, acrescido de uma parcela referente ao lucro e às despesas de caráter geral (5º. método); e) Será ele um valor calculado por qualquer outro meio razoável, com estrita obediência aos princípios e condições gerais do GATT (6º. método).