TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Organização Curricular da Escola
Formação Docente Aula 07.
Correntes Pedagógicas
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
ESCOLA Segundo Piaget, a escola deve:
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
e Tendências pedagógicas
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Perfil do Profissional
História da educação Tendência Liberal renovada
Profa. Aline Alves de Andrade
Modelos de Universidade Ênfase em Pesquisa Ênfase em Extensão Gestão Individual Acadêmico Clássico (1) Liberal Integrado (2) Gestão Institucional Institucional.
e Tendências pedagógicas
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
Didática: organização do trabalho pedagógico
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Didática e Metodologia do Ensino Superior
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Diferentes Posturas Curriculares
FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ANÍSIO TEIXEIRA À CIBERCULTURA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONTEM, HOJE E AMANHÃ. MARCO SILVA.
OS PROCEDIMENTOS DA EDUCAÇÃO MORAL
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof. José Roberto Medina
FACULDADE NOSSA CIDADE
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Ensino – As abordagens do processo de Ed
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Plataforma dos Conteúdos para estudos de:
Marx e a educação.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Prof. Vitor Nunes Rosa

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública:a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1990. Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS Prof. Vitor Nunes Rosa

PEDAGOGIA LIBERAL JUSTIFICAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA DOUTRINA LIBERAL DEFESA DA LIBERDADE E DOS INTERESSES INDIVIDUAIS PROPRIEDADE PRIVADA Prof. Vitor Nunes Rosa

PEDAGOGIA LIBERAL EDUCAÇÃO BRASILEIRA TENDÊNCIAS LIBERAIS CONSERVADORAS RENOVADAS Prof. Vitor Nunes Rosa

PEDAGOGIA LIBERAL ESCOLA PREPARAR OS INDIVÍDUOS PARA DESEMPENHAREM PAPÉIS SOCIAIS ÊNFASE NAS APTIDÕES INDIVIDUAIS ADAPTAÇÃO AOS VALORES VIGENTES Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL PAPEL DA ESCOLA MECANISMO DE ASCENSÃO SOCIAL PREPARAÇÃO INTELECTUAL E MORAL DOS ALUNOS PARA ASSUMIR SUA POSIÇÃO SOCIAL SEPARAÇÃO ENTRE OS ESTUDOS E OS PROBLEMAS SOCIAIS HOMOGENEIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ÊNFASE NO ESFORÇO INDIVIDUAL Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL CONTEÚDOS DE ENSINO CONHECIMENTOS E VALORES SOCIAIS ACUMULADOS PELAS GERAÇÕES ADULTAS E REPASSADOS AO ALUNO COMO VERDADES. CONTEÚDOS SEPARADOS DA REALIDADE SOCIAL E DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO. CARÁTER ENCICLOPÉDICO E ERUDITO. Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL CONTEÚDOS SABER ACUMULADO ESTUDO DAS OBRAS PRIMAS DISTANCIAMENTO DA REALIDADE Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL MÉTODOS BASEADOS NA EXPOSIÇÃO VERBAL DA MATÉRIA ÊNFASE NOS EXERCÍCIOS (REPETIÇÃO) VISANDO A MEMORIZAÇÃO (DISCIPLINAR A MENTE) Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL RELACIONAMENTO PROFESSOR - ALUNO O PROFESSOR DIRIGE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. PREDOMÍNIO DA AUTORIDADE DO PROFESSOR. O PROFESSOR TRANSMITE VERDADES. ATITUDE PASSIVA DOS ALUNOS. IMPOSIÇÃO DA DISCIPLINA. Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL RELACIONAMENTO PROFESSOR - ALUNO VERTICALIZADO HIERARQUIA RÍGIDA O ALUNO É O RECEPTOR DOS CONTEÚDOS. Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM ENSINAR É REPASSAR CONTEÚDOS CRIANÇA = ADULTO EM MINIATURA PROGRESSÃO LÓGICA APRENDIZAGEM MECÂNICA Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM É SINÔNIMO DE RETENÇÃO DO MATERIAL ENSINADO. ÊNFASE NO TREINO (REPETIÇÃO DE EXERCÍCIOS SISTEMÁTICOS E RECAPITULAÇÃO DA MATÉRIA) Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL AVALIAÇÃO ÊNFASE NOS ASPECTOS COGNITIVOS MEMORIZAÇÃO Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO INTERROGATÓRIOS PROVAS ESCRITAS EXERCÍCIOS ÊNFASE NA PUNIÇÃO E NA CLASSIFICAÇÃO Prof. Vitor Nunes Rosa

MAS, HOJE... Prof. Vitor Nunes Rosa

MAS, HOJE... Prof. Vitor Nunes Rosa

MAS, HOJE... Prof. Vitor Nunes Rosa

MAS, HOJE... Prof. Vitor Nunes Rosa