Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES
O Aluno a Distância.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Estudo de Cunho Etnográfico
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
OS TRÊS PORQUINHOS.
Tipos.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Observação da sala de aula
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Webquest.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
O que é ensinar história?
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
Tema da Aula Digital Teens & Tech, IT facts ‘n figures DisciplinaAnoAula número Inglês9º02 PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Márcia.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Equipe responsável pela produção
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
Etapas de uma sequência didática
• Manejo – Formação – Professor.
Webquest - Copa do Mundo: conhecer e aprender
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
Tema da Aula Digital The Earth: maps and routes. DisciplinaAnoAula número Inglês8º03 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor:
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
Professor(es) Apresentador(es):
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Mapa da Escola Seqüência didática:.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Conscientização sobre a importância do SARESP
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
vídeo
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Rodrigo Machado Co-produtora: Bernadeth Manduano Validadora: Alessandro Brandão Revisor: Bárbara Santos Mendes Coordenadora: Heloisa Mesquita Disciplina Ano Aula número Artes 6º ano 7 Tema da Aula Digital Manifestações artísticas desde a pré-história até a Grécia clássica Jogos de integração.

Competências e Habilidades envolvidas ARTES PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Desenvolver o olhar estético; Refletir sobre o valor simbólico das manifestações e produções artísticas do período; Leitura de imagens, observando-se a intencionalidade dessas produções; Perceber e reconhecer as artes visuais e o teatro como linguagens; Perceber e observar a importância dos jogos e brincadeiras ao longo do tempo. Referencial Teórico

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL ARTES PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

ARTES Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Comente e recapitule sobre as descobertas na antiguidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Comece uma conversa informal com seus alunos. Pergunte se eles aprendem Brincando e fale sobre jogos educativos e a sua importância. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Divida a sala em grupos a fim de cada aluno criar uma lista própria com brincadeiras que costuma brincar. Nesse momento, eles podem consultar um ao outro. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Em grupos.

ARTES Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno será capaz de identificar a importância dos jogos de integração e brincadeiras ao longo da história da humanidade, e que as mesmas auxiliam na construção da nossa identidade cultural e artística. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos no momento do 1º Educoquiz composto por três questões cujo o objetivo é verificar se o aluno tem conhecimento prévio sobre o assunto da aula. As três questões apresentam grau de dificuldades diferentes em: fácil, médio e difícil. Resposta correta: Letra B Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos no momento do 1º Educoquiz composto por três questões cujo o objetivo é verificar se o aluno tem conhecimento prévio sobre o assunto da aula. As três questões apresentam grau de dificuldades diferentes em: fácil, médio e difícil. Resposta correta: Letra A Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos no momento do 1º Educoquiz composto por três questões cujo o objetivo é verificar se o aluno tem conhecimento prévio sobre o assunto da aula. As três questões apresentam grau de dificuldades diferentes em: fácil, médio e difícil. Resposta correta: Letra D Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL ARTES SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 8 a 13 Checagem ATIVIDADE 14

ARTES Atividade 8: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade A sugestão é aprofundar a discussão sobre o conceito proposto na pergunta (Você sabe como se chama uma pessoa que fica mudando de lugar o tempo todo?) e propor uma interação com as outras disciplinas (História e Geografia). Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 9: Entendendo como eram as moradias Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimular a discussão sobre o tema proposto no título da aula (moradias antigas) e, coordenar e mediar o diálogo entre os alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://artetempo.blogspot.com/ Ressalte os trechos que achar mais importante Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 10: Os Flintstones e a Pré-História Orientações práticas de aplicação dessa atividade Importante que, nesse momento o professor oriente o aluno, expandindo as explicações em caso de necessidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.youtube.com/watch?v=T2Xgiuz5BzA Durante a reprodução do vídeo, peça para seus alunos apontarem o que parece ser Uma atividade moderna, porém, realizada de forma antiga. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 11: Brincando de ser repórter Orientações práticas de aplicação dessa atividade Auxilie o aluno na produção/construção desta lista e se possível, discuta sobre as descobertas dos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 12: Brincadeira antiga x brincadeira atual Orientações práticas de aplicação dessa atividade Coordenar a atividade proposta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.htm Faça uma enquete perguntando quais dessas brincadeiras eles conhecem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 13: Curiosidade Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor pode discutir sobre as brincadeiras, jogos e regras e, abordar as questões de gênero nos jogos escolares e nas brincadeiras de rua. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos ao momento do Educoquiz 2 composto por quatro questões de múltipla escolha com o objetivo de verificar se realmente os alunos estão dominando os conhecimentos apresentados até esse momento. São questões relativas a conhecimentos básicos necessários para que possa se aprofundar no estudo proposto. Resposta correta: Letra C Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos ao momento do Educoquiz 2 composto por quatro questões de múltipla escolha com o objetivo de verificar se realmente os alunos estão dominando os conhecimentos apresentados até esse momento. São questões relativas a conhecimentos básicos necessários para que possa se aprofundar no estudo proposto. Resposta correta: Letra D Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos ao momento do Educoquiz 2 composto por quatro questões de múltipla escolha com o objetivo de verificar se realmente os alunos estão dominando os conhecimentos apresentados até esse momento. São questões relativas a conhecimentos básicos necessários para que possa se aprofundar no estudo proposto. Resposta correta: Letra C Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos ao momento do Educoquiz 2 composto por quatro questões de múltipla escolha com o objetivo de verificar se realmente os alunos estão dominando os conhecimentos apresentados até esse momento. São questões relativas a conhecimentos básicos necessários para que possa se aprofundar no estudo proposto. Resposta correta: Letra C Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL ARTES TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 18 a 21 Checagem ATIVIDADE 22

ARTES Atividade 18: Os deuses e os eventos comemorativos Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimular a discussão sobre os ritos religiosos, os deuses e os eventos comemorativos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 19: Jogos Olímpicos Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estender e discutir as informações, caso seja necessário. O professor pode abordar os Jogos Olímpicos de 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro). Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 20: Jogos do futuro Orientações práticas de aplicação dessa atividade É interessante que o professor interaja com outras disciplinas, como: Língua Inglesa, para que o aluno compreenda as questões sociais e culturais da época. Pode aproveitar os Jogos Olímpicos de Londres (2012) novamente para discutir sobre o idioma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 21: Jogos do futuro Orientações práticas de aplicação dessa atividade Coordenar a atividade proposta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra B Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra A Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra C Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra A Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra D Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos a mais um educoquiz, agora ele é composto por cinco perguntas, seu objetivo é promover no aluno, o seguinte questionamento: Tenho alguma dúvida até esse momento da aula ou consegui entender o que foi apresentado até aqui? Com essa auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, o aluno poderá se for necessário revisar algum conteúdo que não tenha ficado bem compreendido. Resposta correta: Letra C Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL ARTES QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 28

ARTES Atividade 28: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Incentivar e orientar a pesquisa sugerida; receber a apresentação das mesmas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Depende das apresentações. Organização da sala de aula: A critério do professor.

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL ARTES QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 29 Resumo ATIVIDADE 29 a 30 Próximo tema ATIVIDADE 31

ARTES Atividade 29: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer um levantamento dos pontos mais importantes apresentados na aula digital, a fim de organizar uma lista de palavras que fazem relação com o tema da aula. Essa atividade poderá ser utilizada numa outra aula ou usá-la como tarefa de casa. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 30: Educosíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade O aluno deverá observar se na lista de palavras que ele criou se ele citou pelo menos 5 dos 10 itens aqui apresentados. Caso não tenha acontecido, promova um debate com o objetivo de verificar se tais palavras podem ser relacionadas ao tema estudado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

ARTES Atividade 31: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.