COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Advertisements

Linguagem Corporal.
COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
Prof. Richard Brunel Matias
Linguagem dos Gestos.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Linguagem e comunicação
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
AS EMOÇÕES.
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
O Poder da Comunicação.
Cultura, Linguagem e Língua
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Uso e normas da língua Linguagem
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
RECURSO VERBAL A VOZ É A LIGAÇÃO ENTRE VOCÊ E AS PESSOAS
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
FALAR EM PÚBLICO.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Linguagem e variação linguística
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Desenvolvendo e Aperfeiçoando as Habilidades Comunicativas do Professor III Seminário “Prevenção da Violência nas Escolas e Promoção de uma Cultura de.
Comunicação A palavra comunicação significa “tornar comum”, trocar informações e compartilhar idéias. É a transferência e a compreensão de significados.
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Tipos de Comunicação.
Adequação discursiva.
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
Comunicação pessoal - I
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Gestão Estratégica de Pessoas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO: BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA PRIMEIRO PERIODO DISCIPLINA : OFICINA.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
COMUNICAÇÃO CAPACIDADE DE DISCUTIR, TROCAR IDÉIAS, INFORMAÇÕES.
Lojas de Informática & eletrônicos
Comunicação.
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Conceitos Introdutórios
Comunicação Organizacional
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Introdução à Comunicação
Comportamento Organizacional
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
1.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
Somos todos seres sociais
EXPRESSÃO ORAL (Metas Curriculares – 10.º ano): 1de out. Síntese Apreciação crítica (de reportagem, de documentário, de entrevista, de livro, de filme,
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

O ato de comunicação é um ato social que supõe uma extensa rede de trocas; durante uma interação social, podemos distinguir as seguintes unidades: unidades lingüísticas ou verbais = são as palavras, as frases

unidades paralinguísticos = são os elementos vocais, como entonação e modulação da voz, cuja objetivo é dar força e relevância à comunicação como um todo e a qualidade da articulação, cuja função é garantir uma boa pronúncia das palavras, uma emissão clara. A voz do emissor revela a sua saúde física e condição emocional; alegria, melancolia, indiferença, tensão, insegurança, por exemplo, podem ser identificados através da voz. A boa dicção é em grande parte responsável pela compreensão da mensagem. Essas características paralingüísticos influenciam enormemente a maneira pela qual somos percebidos pelos outros.

unidades não lingüísticas ou não verbais são as características gerais da expressão de um indivíduo, que expressam suas atitudes, intenções e emoções. São representadas por gestos, movimentos, postura, distâncias, expressões da face e “trejeitos” do corpo.

unidades extralinguísticas são elementos não verbais e não vocais, como aparência, vestimenta, características dos acessórios usados, utilização de recursos audiovisuais (no caso de uma apresentação). Numa situação de apresentação em público, as unidades paralinguísticos, não lingüísticas e extralinguísticas representam 80% de toda a mensagem.

Dessa forma, quando falamos em comunicação não-verbal, estamos nos referindo a signos que reforçam a comunicação verbal, permitindo a expressão de intenções, facilitando a transmissão da mensagem, enfim, marcando nossa presença social. Portanto, podemos afirmar: HÁ SIGNIFICADO SEM PALAVRAS.

O CORPO EM MOVIMENTO- CINÉSICA O termo cinésica social é uma disciplina que descreve os movimentos do corpo e suas funções no contexto das interações sociais, referindo-se, portanto, à emissão e recepção de “mensagens silenciosas”.

FLUXO intensidade – está relacionada ao grau de contração realizada e indica o nível de tensão do emissor; amplitude – refere-se à extensão do movimento realizado e é dá indícios sobre algumas características pessoais do emissor, como por exemplo: timidez (movimentos limitados), descontração (movimentos “normais”) ou excesso de desinibição ( movimentos muito amplos). rapidez – tem relação com o tempo de realização de um gesto, indicando o nível de auto- controle do emissor. Por exemplo: movimentos rápidos podem indicar nervosismo, movimentos lentos podem indicar despreparo, insegurança, movimentos ágeis podem indicar segurança e domínio .

Processos de aprendizagem aprendizagem formal = é o que nós chamamos de “bons modos” e nos dá parâmetros para usarmos nosso corpo socialmente. Certamente essas noções de “certo” e “errado” são influenciadas pelo grupo cultural ao qual a pessoa pertence.

aprendizagem informal compreende aqueles padrões de comportamentos aprendidos através da imitação e da observação, marcados fortemente por aspectos culturais.

aprendizagem técnica compreende um conjunto de técnicas que proporcionam um melhor desempenho em situações de exposição em público.