PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O Início da Comunicação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O Aluno a Distância.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
O TRABALHO COM PROJETOS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Parâmetros Curriculares Nacionais
Rotina na Alfabetização:
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Prof. José Roberto Medina
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Como elaborar um plano de aula
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PEI – Programa Educacional Individualizado
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Projetos e Sequências Didáticas
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Matriz de avaliação processual
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL Aula 05: Projetos Pedagógicos Prof. ADELAIDE REZENDE DE SOUZA

Conteúdo programático PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL Conteúdo programático Projetos Pedagógicos Organização de Atividades Significativas Aula 05: Projetos Pedagógicos

Video: Celso antunes trabalhando com projetos Parte 1

PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL Na educação infantil as atividades pedagógicas devem ser oferecidas através de um tema gerador, geralmente, escolhido com a participação das crianças, ou através da identificação de um assunto que despertou o interesse da maioria. Aula 05: Projetos Pedagógicos

PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL É importante : reconhecer formas de articular experiências de aprendizagem; reconhecer e acolher a forma de ser e se expressar das crianças durante o processo de aprender; valorizar o compartilhamento das ideias destacando a individualidade do pensar, do dizer e do sentir; compreender que as crianças constroem e reinventam e que estão aptas a explorar, fazer descobertas, mudar seus pontos de vista continuamente; Aula 05: Projetos Pedagógicos

PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL entender que a criatividade não deve ser considerada um área separada da mente, mas uma característica integrada ao pensar, conhecer e fazer escolhas; entender que a criatividade parece ser favorecida ou desfavorecida de acordo com as expectativas dos professores, das escolas, das famílias e das comunidades, conforme o modo como as crianças percebem essas expectativas; valorizar a capacidade criativa como um aspecto que emerge de múltiplas experiências, juntamente com um desenvolvimento estimulado de recursos pessoais, incluindo um senso de liberdade para aventurar-se além do conhecido. Aula 05: Projetos Pedagógicos

Todas idades e todos os gostos PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL A bordo de um navio Cruzeiro é quase o mesmo que estar a bordo de um “resort flutuante” com a vantagem de o turista poder conhecer outras cidades Cinco ou mais refeições por dia, o transporte, a hospedagem, esportes, lazer e entretenimento como shows, boate, cassino, entre outras Todas idades e todos os gostos Aula 05: Projetos Pedagógicos

PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL MÚLTIPLAS LINGUAGENS A motricidade deve ser valorizada permitindo com que a criança faça vários deslocamentos de lugar dentro da instituição. As atividades devem ser planejadas em locais variados. A linguagem oral irá produzir saltos importantes na estrutura cognitiva da criança, por esse motivo o contexto social é fundamental. Ao trabalhar com projetos o educador deve oferecer oportunidade para as crianças expressarem suas hipóteses. Com relação a linguagem escrita é necessário ressaltar a necessidade de respeitar o período adequado para iniciar a criança ao uso da linguagem escrita, pois geralmente, os adultos preocupados e ansiosos tentam oferecer atividades que não apresentam nenhum significado para a criança. Aula 05: Projetos Pedagógicos

PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL A linguagem plástica, pressupõe considerar que as crianças desde pequenas adoram mexer com tintas, lápis de cor, massinhas e outros materiais pedagógicos que lhes possibilitam expressar livremente sua ideias e maneiras de ver o mundo. A linguagem musical é ao mesmo tempo rítmica e corporal, por esse motivo é importante manter um tempo, sentir a cadencia rítmica, o caráter dos diferentes acentos musicais, realizar os valores de duração, a associação entre os gestos e os sons e a respiração das frases, entre outros aspectos. Aula 05: Projetos Pedagógicos

PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL FUNDAMENTAL: A proposta dos projetos pedagógicos será favorecer o processo de aprendizagem, não deve haver uma preocupação centrada no resultado final, o mais importante aqui será o percurso que será trilhado com a participação das crianças. Através de atividades significativas as crianças devem ser livres para expressar sua forma de entender e o seu interesse pelo assunto proposto. Aula 05: Projetos Pedagógicos

MAS O QUE É PROJETAR? Atirar longe, Arremessar, Planejar. PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL MAS O QUE É PROJETAR? Atirar longe, Arremessar, Planejar. É introduzir o inédito. É pensar ou fazer uma ação direcionada para o futuro. É um plano de trabalho, ordenado e particularizado para seguir uma ideia ou um propósito, mesmo que vagos. Um projeto é um plano com características e possibilidades de concretização. Aula 05: Projetos Pedagógicos

MOMENTOS IMPORTANTES PARA PROJETAR: PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL MOMENTOS IMPORTANTES PARA PROJETAR: A definição do problema O planejamento do trabalho A coleta, a organização e o regime das informações A avaliação e a comunicação Aula 05: Projetos Pedagógicos

PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL O que é importante para o professor trabalhar com projetos pedagógicos: 1) Saber muito sobre os temas enfocados 2) Prever situações ricas e contextualizadas para as crianças 3) Compreender as crianças com as quais trabalha 4) Conhecer os temas importantes para a infância contemporânea 5) O conhecimento dos conteúdos das disciplinas 6) Criar perguntas e desafios Aula 05: Projetos Pedagógicos Aula 05: Projetos Pedagógicos

Video: Celso antunes trabalhando com projetos Parte 2