AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO SWOT E CENÁRIOS José Manuel de Sacadura Rocha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Hoje Assuntos administrativos Respostas no blog Usando o blog
III – ANÁLISE AMBIENTAL
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
uma visão da biblioteca jurídica inserta no seu espaço
ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)
Análise Ambiental (Interna)
Práticas de Apoio à Gestão
3. Planejamento de Vendas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
Sistema de Informação Global
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICAII
Análise do Meio Ambiente
Planejamento Estratégico da BU
Estratégias do agronegócio
Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Programa Apresentação e Introdução
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
- Minister (subordinação ou obediência)
A importância do Planejamento Estratégico
MBA em Marketing e Comunicação
Equipe de Gestão.
11 - Gerenciamento de Riscos
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Administração de Empresas Pessoais
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Planejamento da ação empresarial (Parte III) PLT –PROCESSOS ADMINSTRATIVOS CAP 6 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CAP 7 - PLANEJAMENTO TÁTICO CAP 8 - PLANEJAMENTO.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Oportunidades e Ameaças
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS
Planejamento e estratégia
Curso de Vendedor Disciplina: Marketing Aula 2. Programa de aulas.
Análise SWOT Professor: Carlos Cunha Alunos:
 BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial  Principais conceitos do BSC  Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias  Comunicação com.
Planejamento Estratégico
FORÇAS E FRAQUEZAS OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
MBA em Marketing e Comunicação. Novas Plataformas de Comunicação José Carlos Leite
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
DISCIPLINA – Estágio Supervisionado
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
MARKETING EM HOTELARIA
Modelo de estratégia de inovação
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Conteúdo Gamasutra Game Industry Google Trends Plano de marketing
FASE II Missão da empresa
Cenário Cultural da Cidade de Natal
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientadora: Daniele Oliveira Pinheiro Nogueira.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO SWOT E CENÁRIOS José Manuel de Sacadura Rocha

O PRINCÍPIO SWOT:FORÇAS E FRAQUEZAS DA ORGANIZAÇÃO n S - Strengths - forças: vantagens competitivas. n W - Weaknesses - fraquezas: desvantagens competitivas. n O - Opportunities - oportunidades de novos negócios. n T - Threats - problemas ameaçadores.

Recursos para Vantagem Vantagens Vantagens Vantagens Vantagens competir exclusiva nós + outros poucos comuns a todos outros poucos exclusivas outros Tecnologia Financeiro Pessoal Produção Marketing Logística Gerência Sinergismo IDENTIFICANDO FORÇAS/FRAQUEZAS X X X X X X X X

O QUE SÃO CENÁRIOS? n Projetar o futuro a partir de tendências históricas e postulações específicas, e orientar a organização, a partir de hoje, para atingir os objetivos traçados em função desse futuro. n Onde e como a empresa estará posicionada e trabalhando no futuro previsto.

COMO FAZER? n Idealizar situações futuras possíveis, mesmo que não tenham interligação com o presente e passado. n Dados socio-econômicos/infra-estrutura n Escutar setor empresarial e estabelecer estreita interação com comunidade técnico-científica. n Abordagem sistêmica e multidisciplinar.

CENÁRIO PROJETIVO: n Somente variáveis quantitativas, objetivas e conhecidas. n Explicar o futuro pelo passado. n Futuro único e certo. n Modelo determinístico. n Modelo: Presente Passado Futuro Ex.:Projeto o final único, e escrevo de acordo com ele.

CENÁRIO PROSPECTIVO: n Visão global n Variações qualitativas, quantificáveis ou não, subjetivas ou não, conhecidas ou não. n Futuro múltiplo e incerto (teoria do caos). n Futuro determinando a ação presente. n Modelo: Passado Presente Futuro Possível Futuro Possível Futuro Possível Ex.:Livro/roteiro onde o final vai sendo construído durante o projeto.

OUTRAS TÉCNICAS DE PREVISÃO n Delphi: em campos de estudo específicos, especialistas podem ser identificados e interrogados através de questionários. n A idéia é que se construa um consenso, então o que cada especialista vai respondendo é passado a outros entre si, podendo se alterar as respostas já dadas até se conseguir o consenso.

VIÉS POTENCIAL n Previsões de vendedores, da administração, dos consumidores, ou mesmo geradas com Brainstorming, podem apresentar viés nas opiniões. n Previsões com base no passado podem forçar as previsões em um sentido conservador – a experiência sempre pesa muito.