Fábio da Silva Cruz¹, Anne L. Scarinci², Mario R. Oliveira Filho³ ¹Licenciando em Física/Universidade de São Paulo, ²Orientadora/Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
Recebi o convite para participar do projeto do MSN por intermédio da professora Doutorando Azenaide Abreu Soares Vieira do NTE. Disse que a professora.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Portfólio de matemática.
2º encontro – Professores Maio de 2012
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
Você sabe o valor de uma Amizade???.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Estratégias Diversificadas na Resolução de Problemas
A Boneca e a Rosa Branca.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
O Quebra-Cabeças e a Vida.
AH... ESTÁ EXPLICADO ! Um dia decidi sair do trabalho mais cedo e fui jogar golfe! Quando estava escolhendo o taco, notei que havia uma rã perto dele.
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
“GOSTO DE UMA MÚSICA QUE FRANCK SINATRA COSTUMAVA CANTAR, MY WAY
A ÚLTIMA PEDRA Roberto Shinyashiki.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Charges matemáticas.
Experiências das Três Leis de Newton
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Você sabe o valor de uma Amizade???.
Um Problema para TODAS as Idades
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Equipe responsável pela produção
Instrumentos avaliativos
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Equipe responsável pela produção
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Minha experiência no PIBID e meu crescimento como docente Tinha muito receio de como seria minha atuação docente, já que por característica sou uma pessoa.
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
SITUAÇÕES.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
Lição de um advogado.
DRAMATIZAÇÃ O Mudanças de Estado Físico 1. REGRAS DE APRESENTAÇÃO  A professora Eliane dividiu os alunos em 2 grupos.  Um grupo ficou encarregado de.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
INTERAÇÃO NA SALA DE AULA LUIZ ANTONIO DA SILVA (USP)
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

Fábio da Silva Cruz¹, Anne L. Scarinci², Mario R. Oliveira Filho³ ¹Licenciando em Física/Universidade de São Paulo, ²Orientadora/Universidade de São Paulo, ³Professor da Instituição/Universidade de Sã o Paulo, Este trabalho analisa a elaboração de um jogo, usado como uma estratégia didática para ser aplicada na escola E.E. Emygdio de Barros, sob supervisão do professor Mario. O jogo foi aplicado na quarta aula do tema de magnetismo, e tinha o objetivo (conceitual) de avaliar o conhecimento sobre propriedades magnéticas de ímãs permanentes. A avaliação na forma de um jogo foi pensada com o intuito de motivar os alunos, pois considerou-se que esta atividade constituiria uma novidade, não usual na rotina deles na escola. Portanto, a avaliação dos resultados deve levar em conta dois aspectos, o motivacional e a aprendizagem. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PROPOSTA 2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS 3. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE 4. F UNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Eduarda, Maria Vaz Moniz dos Santos.Percurso educativos que atravessaram o século XX- Completar com a editora do livro e ano e local. p 23 – 36. Pietrocola, Maurício; Pogibin, Alexandre; Andrade, Renata;Romero, Talita ; Coleção Física em contextos – volume 3 – São Paulo: Editora FTD S.A, 2010 Fortuna, Edilson de Moradillo; Messeder, Hélio da Silva Neto ; Ludicidade na Perspectiva Sociocultural: Contribuições para o Ensino e a Aprendizagem dos Conceitos Científicos. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de Lariucy Santos Martins, Larissa Cristina Silva Lima, Marici Anne Costa e Silva, Maria Angélica Bolina Lucas, Milton Antonio Auth; JOGOS DIDÁTICOS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2013 – São Paulo, SP 17 de Dezembro de 2014 – São Paul, SP Elaboração e análise de um jogo para avaliação de conhecimentos em magnetismo. Apoio Capes O jogo teria 15 perguntas, divididas em dois níveis (fácil / desafiador). Cada grupo deveria fazer a pergunta para outro grupo e o grupo que acertasse mais ganharia o jogo e um prémio. Com os alunos organizados em grupo expliquei a regra do jogo e fizemos o sorteio da ordem de perguntas e definimos qual grupo cada grupo deveria perguntar, o sorteio foi feito pelo professor da classe, coloquei na lousa quem perguntaria para quem. Aqui se apresentou um possível erro, quando coloquei na lousa os números dos grupos e os números que eles iriam perguntar não especifiquei qual coluna representava, os perguntantes e os respondentes. Na hora de pontuar me atrapalhei um pouco. Por ordem em que estava na lousa os grupos foram perguntando e respondendo, como as perguntas eram de níveis fáceis eles foram acertando rapidamente, o que levou alguns alunos comentarem: “há essa é claro que eles vão acertar” Neste ponto acredito que as perguntas realmente estavam em um nível fácil, mas eram perguntas de fixação, indispensável para fazer a avaliação do conceito. Em certo momento da aplicação um grupo errou a pergunta. Eu não havia pensado se isso acontecer quem responde a pergunta, e logo venho o questionamento dos alunos sobre essa regra (Ou melhor falta dessa regra), para solucionar a questão, pedir para que um representante de cada grupo levantasse a mão e quando eu contasse até 3 eles deveriam bater a mão na mesa (péssima ideia), para uma melhor visão da sala inteira fiquei no canto da sala, contei até 3, e escolhi o grupo que achei ter batido primeiro na mesa, neste momento começou os questionamentos sobre minha escolha, foi um tumulto total na sala, o que levou um tempo para que eles se acalmassem. Acredito que esse momento foi o ponto crucial da aula, pois os alunos ficaram agitados e havia percebido eu tinha errado em propor aquele método e não ter pensado nesta regra, mas foi de importância isso, pois era a primeira aplicação do jogo, e estava sujeito a erros. Por esse motivo perdei um tempo da aula, e para solucionar o problema da regra foi proposto que daquele momento em diante seria feito sorteios para ver qual grupo responderia a pergunta que outro grupo errou. Continuando o jogo mais uma fez os alunos questiona : “Professor não tem perguntas mais difíceis”, respondi que tinha, mas estava reservada para a terceira rodada. Por falta de tempo este aluno acabou não respondendo as perguntas da terceira rodada. Chegamos ao final da segunda rodada e devido o tempo, foi necessário mudar a regra, os dois grupos que mais pontuaram iriam responder a terceira rodada. Eles responderam as perguntas e foram acertando e como iria bater o sinal, foi decidido que os grupos dividiriam o premio. A PLICAÇÃO DO J OGO A NÁLISE DA APLICAÇÃO DO JOGO. Pode-se perceber que foi uma aula que teve alguns problemas em sua elaboração, o que nos leva a uma análise sobre o que pretendemos obter quando aplicamos uma atividade nesse aspecto, no caso tinha como objetivo a avaliação dos resultados deve levar em conta dois aspectos, o motivacional e a aprendizagem, acredito que quando avaliado a questão motivacional, obtivemos sucesso. Acreditamos que se os alunos reclamaram que as questões estavam fáceis é porque sabiam a resposta o que foi comprovado pelas respostas rápidas. Então apesar de todo o impasse foi possível através da atividade obter bons resultados. Mas se faz um questionamento para possível pesquisa e análise até que ponto atividades como jogos realmente auxiliam os alunos na aprendizagem dos alunos e será que os mesmo reconhecem que a atividade é de aprendizagem, ou encaram como apenas um jogo. 5. C ONSIDERAÇÕES PARA UMA POSSÍVEL R EELABORAÇÃO DO JOGO. Para uma possível elaboração do jogo, se pertente avaliar os níveis das questões e que os alunos proponha questões e respostas. Para avaliar a aprendizagem colocaríamos uma regra que fosse capaz de tratar o erro analiticamente.