Rafael Eduardo Dias Geraldo 2º PPM Tema: Graduandos que leem pouco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Advertisements

LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Fernando Barlem Círia Orientador: Prof. Henrique Freitas
experiências INESQUECÍVEIS!
A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.
Preconceito entre Estrangeiros no Ensino de PLE
Internet.
Elena Dias – 2º ano PP Matutino
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
INTRODUÇÃO x RESUMO herek.com.br.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Ester Viana da Silva 2° PPM Como os pais influenciam os filhos na gestão de seus negócios?
Questionário/Roteiro
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
Katylin Nicoli 2PPN Vírus no ciberespaço.
Pesquisa de Mercado FINAL
Público- Alvo Real X Virtual Brenda de Souza Fernandes 2º PP – Manhã
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Falta de Leitura na Vida dos Jovens
Tipos de Tutoria.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
O IMPACTO DA INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE NO JOVEM UNIVERSITÁRIO Ingrid Rainier Lacerda Barbosa Pesquisa de Mercado.
Pesquisa de Mercado Ellen Ferraz 2PPM.
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
Censo de leitura Escola pública: 35 alunas e 16 alunos. Escola particular: 38 alunas e 23 alunos. Faixa etária: maior parte dos alunos entre 15 e 20 anos.
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
PROJETO DE JOGOS I Aula 3.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
PUBLICIDADE.
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
MBA em U.A.N. GESTÃO DE PESSOAS Como Elaborar Um Currículo Atrativo e que Facilite Ser Chamado para uma Entrevista.
Como elaborar um plano de aula
Trabalhando com a Leitura. Objetivo: Objetivo: Incentivar os alunos a desenvolverem o hábito da leitura,através de vários recursos inovadores. Incentivar.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Rafael Eduardo Dias Geraldo 2º PPM Tema: Graduandos que leem pouco.
• Manejo – Formação – Professor.
PROJETO FINAL NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCOMUNICAÇÃO CAMILA HELENA GUIMARÃES 2014.
Rocío González 2PPM. PROBLEMÁTICA  Opiniões dos pais sobre a influencia da educação pública nos seus filhos.
Identificação da atividade e do aluno
Especificações Técnicas
A construção participativa do PESQUISA: Relação da população do Rio Grande do Norte com a leitura: Uma abordagem quantitativa Contratante Execução Apoio.
Bem vindos!. Vice-Diretoria Cursos Técnicos Júlio Araújo Coord. Sumaré Prof. André Cirino Coord. Sto Amaro Prof. João Ursino ORGANOGRAMA
Entrevistas Thamires Sousa – 2PPM.
Será que você vai conseguir terminar esse curso? Bem, devemos dar um passo de cada vez... Há vários degraus a serem subidos. Mas vamos lá, aos pouquinhos!
Programa Conexões de Saberes. Eguiberto Ao ler esse gráfico, podemos perceber que os bolsistas do Conexões de Saberes realizam sua alimentação em casa,
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
DADOS OBTIDOS A PARTIR DO QUESTIONÁRIO – 8°B. 8. Sua família tem o hábito de ler? O que?
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
 O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico.
DADOS, TABELAS E GRÁFICOS DE BARRAS.
Transcrição da apresentação:

Rafael Eduardo Dias Geraldo 2º PPM Tema: Graduandos que leem pouco.

Problemática Alunos do curso de Comunicação Social que leem pouco encontram dificuldades ao elaborar trabalhos e pesquisas ?

Objetivo da pesquisa Identificar problemas e efeitos que a falta de leitura pode ocasionar aos graduandos de Comunicação Social, e mostrar a importância dela na criação de trabalhos científicos/pesquisas, na criatividade ao desenvolver layout e ou outras ferramentas de um profissional da área.

Rafael Eduardo 2º ano PP Questionário/Roteiro

Nome/idade 1.Você gosta de ler? 2.Como considera que o seu tempo dedicado a leitura? 3.Quais desses gêneros você mais usa para leitura: internet, livro, revistas, jornais, artigos, etc? 4.Quanto lê em média por semana? 5.Você lê o que está proposto no plano de aula do curso? 6.Busca algo a mais do que é pedido? 7.Quais são suas principais motivações para ler? 8.Que tipos de leitura/temática/assuntos você prefere? 9.Onde encontra conteúdo para realizar suas atividades acâdemicas? 10.Você considera que o curso de comunicação social exige que o graduando tenha hábito de leitura? 11.Sua frequência de leitura aumentou ao iniciar a graduação? 12.Ordene do 1º ao 5º de acordo com sua forma de lazer/entretenimento preferidos entre os 5 listados. ( ) Assistir TV ( ) Ler livros ( ) Acessar a Internet ( ) Ouvir música ( ) Sair com amigos

Constatação 85% dizem gostar de ler Todos afirmaram em não ter tempo para leitura ou não leem A média dos 6 participantes é de 6 hs semanais de leitura, menos de 1h por dia Dentro do plano de leitura do curso só leem o necessário Só buscam algo a mais caso os interessem o assunto Suas pesquisas são baseadas mais na internet e na biblioteca em alguns momentos. Quase todos acham que o curso de Comunicação social não exige muita leitura E a graduação não aumentou a quantidade de leitura do graduando Dentre a pesquisa de importância lazer/entretenimento Amigos em 1º, internet 2º, música 3º, livro 4º e TV 5º.

Público Alvo Graduando do curso de Comunicação Social Idade de 19 a 28 anos Masculino e feminino Classe C Regiões Sul e Sudeste Cidades Médio porte Brancos e pardos Cristãos/religiosos Universidade privada

Perfil Informais inflexíveis no horário Dominados e dominantes da tecnologia Só buscam o que interessa Geração Y

Trecho da entrevista Sua frequência de leitura aumentou ao iniciar a graduação? “sim...em partes, aumentou devido aos trabalhos que precisavam de conteúdo em livros mas isso não foi suficiente para criar hábitos” “não,continua a mesma” “...na verdade diminuiu (falta de tempo)”

Relevância do tema da pesquisa Positivos Esse tema está me ajudando a ver o habito da leitura como uma necessidade prioritária A internet será uma das ferramentas para estimular a busca do conhecimento e informações Negativos Com livros na internet, redução do contato direto com o livro, estimulando uma leitura somente do que interessa/partes e ou menos estimulo para ler Geração virtualizada

Reavaliação “Alunos do curso de Comunicação Social que leem pouco encontram dificuldades ao elaborar trabalhos e pesquisas ?” Observei que essa é uma característica da nova geração e que deve ser trabalhado meios de atingir esse Publico alvo “Identificar problemas e efeitos que a falta de leitura pode ocasionar aos graduandos de Comunicação Social, e mostrar a importância dela na criação de trabalhos científicos/pesquisas, na criatividade ao desenvolver layout e ou outras ferramentas de um profissional da área.” Usar os meios com que mais se identificam para estimular o crescimento intelectual e o Hábito, e destacar a importância da leitura para o crescimento profissional/intelectual.