CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Advertisements

DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER Supervisor: Alfred Nagel Neto
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLAS: EEF. ALBERTO PRETTI e EBM. PADRE GERMANO BRANDT Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Maio
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Abril 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Julho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Junho Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE ESCOLA: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Maio Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professores.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Transcrição da apresentação:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professor(a) Supervisor(a): Barbara Franciele Coelho Acadêmicos(as): Larissa Pöpper Cassaniga, Andreza dos Santos Silva, Cerena Bonomini, Lilliane Bia Celva e Jéssica Monique Buss.

SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

CRONOGRAMA DOS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 28/02 Encontro com os bolsistas, supervisores de escola e coordenador de área para planejamento do cronograma semestral. 2ª semana 06/03 Reunião geral com bolsistas, supervisores de escola e coordenadora institucional. 3ª semana 14/03 Formação e orientação com bolsistas, supervisores de escola realizado pela coordenadora de área. 4ª semana 28/03 Encontro na Unifebe para planejamento semestral das etapas que constituem a metodologia de trabalho do projeto.

INTRODUÇÃO O portfólio do mês de março teve como objetivo um momento de formação, sendo socializado pelo coordenador de área e supervisores de área, como pauta de trabalho a apresentação do objetivo do programa PIBID, do projeto e subprojeto da pedagogia, qualificando e destacando a importância e relevância do portfólio e do planejamento semestral. A finalidade da formação foi socializar aos novos acadêmicos bolsistas e professores supervisores da escola a dinâmica do programa e retomar a concepção teórico e metodológica deste trabalho. A formação foi relevante pelo aprofundamento de conceitos integrados ao tema do projeto “Alfabetização e Letramento” e tendo em vista a qualificação, que possibilita um maior entendimento do funcionamento do programa. A formação foi expositiva e dialogada.

Processo de Investigação Formação e Orientação: O encontro deu-se em dois momentos. No primeiro momento a professora coordenadora de área, enfatizou o foco do programa “Alfabetização e letramento” e destacou a concepção interdisciplinar do projeto. Foi discutido acerca da concepção de NOVOA (2007), que professores são insubstituíveis e destacou-se que o objetivo principal é a aprendizagem do educando. Discutiu-se também que deve-se ter um olhar global acerca do conteúdo, que faz-se necessário aliar teoria e prática. Percebe-se que a longo do tempo, a profissão “professor” foi se institucionalizando, não bastando apenas ter uma boa oratória, e sim formação.

Observamos que o currículo é uma prática social, deve ser visto como um todo, observando a comunidade, as relações e o funcionamento das escolas . Vimos que ao longo da história havia uma grande distância entre pensar currículo e fazer currículo. A professora coordenadora ressaltou a importância de divulgarmos nossos trabalhos, por meio de artigos, seminários entre outras possibilidades. No segundo momento, houve a formação das equipes de trabalho, sendo que nos reunimos em grupos para a elaboração conjunta do portfólio e para organização e um pré planejamento dos passos a serem tomados adiante. A formação foi de grande valia, pois houve troca de experiências, discussões acerca de temas importantes e muito aprendizado, especialmente para os novos integrantes no programa, tanto acadêmicos, quanto supervisores.

Análise dos Resultados Alcançados Ampliação dos conhecimentos acerca do programa; Apropriação de conceitos relevantes para servir como base para metodologia do projeto; Compreensão das finalidades e metodologia do programa; Reflexão sobre a relação teoria e prática; Qualificação para enfrentamento dos desafios; Mediação com o supervisor da escola; Iniciação ao processo de elaboração do portfólio; Análise da docência no contexto atual.

Referências Bibliográficas LOPES, Camila Lorena; NAVARRO, Elaine Cristina. A importância da literatura na educação infantil para formação de leitores letrados. Disponível em: http://<revista.univar.edu.br> Acesso em: 16 de out. 2014. NÓVOA, A. (coord.). Os Professores e sua Formação. Coleção Temas da educação. 2. ed.Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade – um projeto em parceria. 5ª. ed. São Paulo: Loyola, 2002.