PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis

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Transcrição da apresentação:

PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis Promovendo saúde e prevenindo complicações através de planos de cuidados.

Unimed Petrópolis Recursos Próprios: Usuários – 43485 Cooperados - 340 Hospital Unimed Bingen (PA, CC, UTI Adulto, Neo e Pediátrica, Unidade Pós Cirúrgica e + 91 Leitos) Hospital Unimed Centro (33 leitos para internações clinicas e 2 leitos de unid. intermediária) Pronto Atendimento em Itaipava e Fragoso, Gerenciamento de Saúde

Em que consiste? Quem são os elegíveis? Em orientações para aderência aos tratamentos médicos e monitoramento da resposta terapêutica de pacientes com pouca autonomia. Trata-se de educação em saúde realizada através de visitas domiciliares de enfermeiro e assistente social, aplicada por meio de planos de cuidados individuais sempre sob a supervisão médica. Não visa levar assistência ou procedimentos em saúde para o domicilio, mas sim estimular o uso da rede credenciada de forma regular e consciente.

Como está organizado? A linha estruturante do modelo de gestão proposto baseia-se na premissa de transferência de tecnologia da empresa parceira e fornecedora do software e protocolos do Programa, Nagis Health, com a apropriação do conhecimento pela equipe própria da operadora, composta por enfermagem e assistente social.

Por que gerenciar e quais são os objetivos? Equilíbrio Custo/Efetividade Diminuição de internações, permanência e consultas de emergência. Elevação de índices de qualidade de vida Prevenção e controle de exacerbações e complicações Redução e controle de sinistralidade

Resultados obtidos Os resultados alcançados e evidenciados revelam que promovendo a saúde e a aderência aos tratamentos é possível gerar qualidade de vida e estabilidade para a população portadora de patologia crônica. A redução dos custos assistenciais é consequência destas ações.

Resultados obtidos 164 Pacientes com 6 meses de acompanhamento no mínimo REALIZADO REALIZADO+INVESTIMENTO ANTES DEPOIS RESULTADO % Custo Assistencial 2.888.901,72 1.824.534,29 1.064.367,43 37   Investimento 189.767,26 Custo Assistencial + Investimento 2.014.301,55 874.600,17 30 Média do Custo Assistencial por Paciente 17.615,25 11.125,21 12.282,33 Média do Custo Assistencial por Mês 241.134,30 158.219,68 82.914,62 34 170.287,42 70.846,88 29 ROI 4,61

Resultados obtidos 164 Pacientes com 6 meses de acompanhamento no mínimo REALIZADO ANTES DEPOIS RESULTADO % Qtde Consultas Eletivas 1.964 2.159 +195 +10 Qtde Média de Consultas por Paciente 12,00 13,20   Qtde Média de Consultas por Mês 166,40 144,30 22,10 13 Qtde Exames Eletivos 7.709 9.260 +1551 +20 Qtde Média de Exames Eletivos por Paciente 47,00 56,50 Qtde Média de Exames Eletivos por Mês 647,40 634,00 13,40 2 Qtde Média de Pronto Atendimento por Mês 36,80 29,70 7,10 19 Qtde de Internações Clinicas 186 118 68,00 37 Qtde Média de Internações Clinicas por Paciente 1,10 0,70 Qtde Média de Internações Clinicas por Mês 17,30 8,60 8,70 50 Qtde de Internações em UTI 48 20 28,00 58 Qtde Média de Internações em UTI por Paciente 0,30 0,10 Qtde Média de Internações em UTI por Mês 4,70 1,60 3,10 66 Qtde de Diárias de Internações Clinicas 1.052 617 435 41 Qtde Média de Diárias de Internações Clinicas por Paciente 6,40 3,80 Qtde Média de Diárias de Internações Clinicas por Mês 88,70 53,30 35,40 40 Qtde de Diárias em UTI 252 71 181 72 Qtde Média de Diárias em UTI por Paciente 1,50 0,40 Qtde Média de Diárias em UTI por Mês 21,50 5,20 16,30 76 Tempo Médio de Permanência em Internação 5,60 5,00 0,60 10

“Uma revolução nos sistemas de saúde só será possível quando o foco da discussão se deslocar dos prestadores de serviços para o valor gerado para os pacientes desses sistemas”. Michael Porter (2007) PORTER, M.E. & TEISBERG, E.O. – Repensando a saúde: estratégias para melhorar a qualidade e reduzir os custos. Porto Alegre, Bookman Companhia Editora, 2007

OBRIGADO Valéria Maria de Almeida Fontes Sup. de Gestão da Saúde valeriaalmeida@unimedpetropolis.com.br Tel: (24) 2237-8552