3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Programa de Ética e Cidadania
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Programa aluno pesquisador
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Afinal, o que é Planejamento?
A noção de nautonomia, ou seja,
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Psicologia e educação: compartilhando saberes
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Fabiana Rosa Dal Forno (Uergs) Tatiele Portela de Oliveira (Uergs)
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
O PIBID e a Pesquisa em Educação II SEMINÁRIO INTRAPIBID–2011.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS Título do Trabalho Nome dos autores Nome do orientador 28 e 29 de agosto de 2014 Unidade do Litoral Norte – Osório/RS.
QUEBRA DE PRECONCEITOS: O CONFRONTO COM A REALIDADE! Mostra Interativa Nacional da PNH -II Seminário Estadual de Humanização; -III Mostra Estadual de Saúde.
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
UNIDADE - LITORAL NORTE UTILIZAÇÃO DE PSEUDÔNIMOS NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE IDENTIDADE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA A PARTIR DE LABORATÓRIOS DO PIBID NA.
Os sentimentos de cada um
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
QUEBRA DE PRECONCEITOS: O CONFRONTO COM A REALIDADE! Mostra Interativa Nacional da PNH -II Seminário Estadual de Humanização; -III Mostra Estadual de Saúde.
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
Matriz de avaliação processual
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS UM OLHAR PARA AS CRIANÇAS DO LAR: PERCEPÇÕES DO PIBID. Daiane Koehler (Uergs) Tatiana Luz Mello (Uergs) Fernanda Costa da Costa (Uergs) Gracieli Brandão (Uergs) Maria da Graça Prediger Da Pieve (Uergs/Orientadora) 28 e 29 de agosto de 2014 Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Roteiro de Apresentação: Introdução Objetivos Referencial Teórico Metodologia Resultados e Discussão Considerações Finais Referências 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Introdução Este estudo “Um olhar para as crianças do lar: percepções do Pibid” constitui-se em uma pesquisa-ação, ainda em fase inicial de observação e coleta de dados junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, na cidade de Cruz Alta/RS, estando ligado ao Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e articulado ao Subprojeto de Licenciatura em Pedagogia na Unidade de Cruz Alta. O foco da investigação são as crianças do lar incluídas nas turmas do 2° ao 7°ano do Ensino Fundamental que tem idade entre 7 e 12 anos. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Objetivos Apresentar as percepções do Pibid com relação às crianças do lar incluídas nas turmas do Ensino Fundamental; Realizar uma análise com relação às interações (dimensão social) entre essas crianças, seus colegas e professores; Perceber dificuldades que apresentam relacionadas à aprendizagem(dimensão cognitiva); Realizar atividades interativas entre as crianças ajudando-as nos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS Referencial Teórico Ouvimos falar de crianças e adolescentes que moram em abrigos, mas sabemos pouco sobre suas vidas e as razões de seu abandono. Os abrigados têm o direito de manter os vínculos com suas famílias e estas necessitam de apoio para receber seus filhos de volta e conseguir exercer suas funções de forma adequada. É garantida pela Constituição Federal do Brasil, no artigo 227 (BRASIL, 1988) a convivência familiar e comunitária sendo um direito fundamental de crianças e adolescentes. Também o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 19 (BRASIL, 1990), estabelece que toda criança e adolescente tem direito a ser criado e educado por sua família e, na falta desta, por família substituta. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS Referencial Teórico Propõe-se, hoje, um papel de inclusão para a escola que, para ser exercido, exige a desconstrução do preconceito, a aceitação da diversidade e das diferenças. Segundo Stainback & Stainback (1999, p. 21), a educação inclusiva pode ser definida como a prática da inclusão de todos independente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural em escolas e salas de aula provedoras, onde as necessidades desses alunos sejam satisfeitas. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Metodologia O desenvolvimento da pesquisa está pautado na abordagem qualitativa (MINAYO, 1994.) e no método da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002), pois apresenta como características a interação entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada, além de ter como objetivo resolver ou esclarecer os problemas da situação investigada. Como instrumento da pesquisa optou-se pela observação participante e o registro em diário de campo. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Resultados e Discussão Na escola constatamos que existem meninos e meninas que moram no Lar. São crianças que por motivos pessoais foram deixadas lá para que possam ter uma vida melhor. A Casa Lar, denominada “Lar João e Maria”, está localizada na Rua Barão do Rio Branco n° 988, no centro da cidade. São vinte e cinco (25) crianças na faixa etária de zero (0) a doze (12) anos de idade, sendo dez (10) meninos e quinze (15) meninas e quatro (04) professoras por turno. Observamos, que estas crianças na escola, em relação à aprendizagem, apresentam dificuldades, muitas delas, com idade entre 7 a 12 anos, ainda não sabem ler, nem escrever corretamente. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Resultados e Discussão As relações interpessoais dessas crianças que moram no Lar e estão matriculadas na escola, são boas. As crianças que moram com os pais aceitam e entendem que as outras, algumas vezes, não têm o material, o lanche, por falta de condições financeiras. Entendem que são crianças normais, que tem capacidade de aprender, ter uma boa relação com os colegas, e que no Lar elas têm uma família de coração, onde tem pessoas que cuidam, ensinam e educam várias crianças com amor e carinho. Diversos fatores chama a atenção nessas crianças: afetividade, necessidade de chamar atenção, traumas de abandono, carência, dificuldade de falar de si mesma, de expor ao grupo suas vivências, enfim suas raízes. Demonstram suas vivências em desenhos, em textos e em outras formas de linguagem, evidenciando o que passaram e o que sentem nos dias de hoje. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Resultados e Discussão Com relação às crianças que moram no Lar, seguem algumas falas: “O lar e muito bom, mas espero que eu e meu irmão encontramos uma outra família que nos de um futuro (ANDRÉ).” Outra criança destaca: “Eu gosto muito do lar e meus colegas são minha família (MÁRCIA).” As professoras também se pronunciam: “Nós tentamos dar o melhor de nós para essas crianças para que elas não venham a pensar em seus sofrimentos (MARTA).” A professora Vera fez uma opção e coloca: “Eu trabalhava nas escolas, mas preferi trabalhar com essas crianças (VERA).” 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS Considerações Finais Essa pesquisa permitiu olhar para as crianças do Lar “João e Maria” matriculadas na EMEF Carlos Gomes e compreender que, apesar das diferenças (físicas, sociais, psicológicas), são todas iguais e tem o direito a uma escola e a aprendizagem de qualidade. Percebemos a necessidade de estudos na área dos direitos humanos, a fim de investigar as significações que estão sendo atribuídas a essas crianças vindas de lares e incluídas nas escolas. Além disso, há também a necessidade de qualificar os professores e demais profissionais dos abrigos e das escolas, na tentativa de desconstruir preconceitos existentes e de evitar atitudes de exclusão. De nossa parte, continuaremos as investigações e ações no sentido de compreender as dificuldades de aprendizagem que as crianças apresentam procurando relacionar as causas às situações vivenciadas pelas crianças, em suas interações nos grupos e nas relações de afetividade que lhes cercam. Pretendemos, nas vivências pibidianas na escola, realizar atividades interativas entre as crianças e ajudá-las nos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Referências: ALEXANDRE, D. T.; VIEIRA, M. L. Relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo (2004). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n2/v9n2a07.pdf. Acesso em: 01 jul. 2014.   BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, 1990. BRASIL, Ministério da Educação. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em 12 jul. 2014. BRASIL. Ministério Público Federal. Como é a vida de crianças e adolescentes nos abrigos? Disponível em: http://www.turminha.mpf.mp.br/direitos-das-criancas. Acesso em 8 jul. 2014. CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: Com os Pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004. MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (org). Henri Wallon: Psicologia e Educação. 11 ed. São Paulo: Loyola, 2012. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Vozes, 21ª. Edição, Petrópolis, RJ. 1994. STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2002. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Obrigado(a)! e-mail: gracielibrandao@gmail.com daianekoehler2011@hotmail.com fernandacosta300@hotmail.com tatianamello1@hotmail.com 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS