Grupo Ônix Ivia Carneiro Cachoeiro Flávia Fardin Grillo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Sistema de Informação Gerencial
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Administração Financeira III
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
Logística e Gerenciamento da
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
FTAD – Contabilidade e Finanças
Universidade Federal Fluminense
Departamento Jurídico-Financeiro
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Orçamento Empresarial
Gerenciamento de Processos - PNQ
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Administração Financeira e Orçamentaria
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
Princípios Básicos de Finanças
Planejamento Financeiro Orçamentário
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Grupo Rubi Cleidiane Rodrigues Vieira Idarlete Schade das Neves
Gabriel Bastos Machado
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Planejamento e Responsabilidade Social
CONTABILIDADE GERENCIAL
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Análise do fluxo de caixa da empresa
Repensando a Logística
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Técnico Contabilidade
Controle Orçamentário Gerencial
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Técnico Contabilidade
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Disciplina: Controladoria
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Planejamento Estratégico
Grupo Rubi Cleidiane Rodrigues Vieira Idarlete Schade das Neves Ilda da Rosa Santos.
Etapas do processo orçamentário
TEORIA DE ORÇAMENTO.
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
Análise das Demonstrações Financeiras Administrador interno: avaliação do desempenho geral da empresa Introdução Objetivo dos usuários Objetivo da análise.
Administração Financeira e Orçamentária I
POLÍTICA FINANCEIRA CURTO PRAZO
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
Gestão de Estoques São considerados estoques todos os bens e materiais mantidos por uma organização para suprir demandas futuras, ou seja, é a diferença.
Orçamento de Materiais e Estoques Orçamento de Despesas Gerais Orçamento de Investimentos e Financiamentos Grupo Pérola Angelica Kely Correia Ohnesorge.
CONTROLLER: Características
Orçamento.
Pedro Alessandro Calaça1 Administração Orçamentária II e III.
Transcrição da apresentação:

Grupo Ônix Ivia Carneiro Cachoeiro Flávia Fardin Grillo Polianny Corteletti Thomazi

Plano Orçamentário e Orçamento de Vendas e Produção Disciplina: Controladoria Prof. Carlos Eduardo de Almeida Gomes

ARGUIÇÃO

Cenário Econômico Atual: Setor de Mármores e Granito Variáveis Otimista Moderado Pessimista Probabilidade 25% 50% PIB Mundial – variação 3,13% 2,5% 1,87% PIB Brasil – variação 13,07% 10,46% 7,84% Balanço de pagamento 10,178 8,143 6,107 Reserva internacional 277.144 221.715 166.286 Déficit Público (% PIB) -75,49% -60,392% -45,294% Dívida Externa 337.633 270.197 202.580 Juros Nominais 10,24% 13,66% 17,07% Taxa de Câmbio 1,39% 1,86% 2,35% Inflação Anual 5,4% 4,36% 3,27% Taxa média desemprego 6,07% 8,10% 10,20% Crescimento do setor - 29,25% - 39% - 48 % Crescimento da empresa - 22,38% - 29,84% - 37,3% Dados expressos em milhões de Reais. Fonte: Banco Central

Grupo Rubi Qual a relação do orçamento de vendas com o orçamento de produção? O orçamento de vendas e o orçamento de produção são algumas das peças orçamentárias do orçamento operacional, que compreende também os orçamentos de compras de materiais e estoques, como também o orçamento de despesas departamentais. Pode-se destacar que o orçamento de vendas tem ligação direta com o orçamento de produção. Primeiro é necessário orçar o valor e quantidade de vendas que a empresa espera alcançar para poder elaborar o orçamento de produção.

Projeção dos Investimentos e Demonstrativos Contábeis Orçamento de Vendas Orçamento de Produção Orçamento de Estoques Orçamento Operacional Orçamento de Compras Orçamento de Consumo de Materiais Orçamento de CPV Orçamento de Despesas Departam. Projeção da DRE Projeção dos Investimentos e Demonstrativos Contábeis Orçamento de Investimento e Financiamento Orçamento de Despesas Financeiras Orçamento de Receitas Financeiras Projeção do Balanço Patrimonial Orçamento Investimento Orçamento de Financiamento Orçamento de Caixa

Grupo Quartzo Grupo Ametista Quais vantagens o orçamento traz para facilitar o controle dos administradores para tomada de decisão? Grupo Ametista Para o grupo de que maneira o orçamento pode ser utilizado como ferramenta para tomada de decisão?

“O orçamento é a ferramenta de controle por excelência de todo processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da economia.” Padoveze (p.189) Destaca-se como vantagens, propósitos do orçamento: Orçamento como sistema de autorização; Um meio para projeções e planejamento; Um canal de comunicação e coordenação; Um instrumento de motivação; Um instrumento de avaliação e controle; e Uma fonte de informação para tomada de decisão.

O orçamento é utilizado como instrumento de avaliação do desempenho dos gestores e controle dos objetivos setoriais e corporativos, uma vez que contém dados previstos e esperados, além dos objetivos setoriais e corporativos, tornando-se ferramenta essencial para decisões diárias sobre eventualidades econômicas que sejam de responsabilidade dos gestores. O orçamento pode ser utilizado como ferramenta para tomada de decisão porque tem como ponto fundamental estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma que todos trabalhem em busca desses objetivos.

Grupo Pérola Grupo Topázio Grupo Esmeralda Em momentos de crise, como a ocorrida entre os anos de 2008 e 2009, o que uma empresa deve fazer quanto a seus orçamentos feitos antes deste novo cenário? Grupo Topázio A turbulência entre cenários otimistas e pessimistas faz com que o processo de planejamento e controle orçamentário sejam elaborados para períodos menores? Comente. Grupo Esmeralda Com o atual dinamismo do mercado globalizado e a alta competitividade das empresas, qual seria o melhor tipo de orçamento?

“Para nós o sistema orçamentário é valido para qualquer entidade em qualquer situação conjuntural” Padoveze, 2003, p.195 Diante disso, seja qual for o cenário econômico o orçamento continua sendo uma ferramenta válida. A empresa que já elaborou suas peças orçamentárias sem conhecimento de uma possível mudança repentina de cenário deve ajustar seu orçamento ao novo cenário econômico. Outra sugestão seria a elaboração do orçamento em moeda forte.

Padoveze defini o orçamento como sendo a “expressão formal de planos de curto prazo(um ano), baseados nas estruturas empresariais existentes e/ou já programadas. O orçamento devido as variações nos cenários econômicos é aplicável para o próximo exercício. É possível elaborar o orçamento para mais de um próximo exercício, porém, dado o caráter formal que se reveste, não é recomendável, pois exige um trabalho significativo de Controladoria.

Quanto a escolha do tipo orçamentário, concluímos que não existe um melhor em detrimento do outro. O melhor orçamento é aquele que se adéque aos objetivos, missão e visão da empresa de forma a contribuir para os mesmos sejam alcançados.

Grupo Turmalina Grupo Safira Os críticos dizem que o orçamento engessa a empresa. O que eles querem dizer com esta afirmação? O que vocês acham da visão deles? Grupo Safira Considerando que existem vários tipos de orçamento, entre eles, o ajustado e o corrigido, comente a expressão : “ o orçamento engessa a administração”

“O plano orçamentário, como qualquer outro ferramental e controladoria é um exercício de aprendizado permanente.” Padoveze, p.191 Quando alguns críticos afirmam que o orçamento “engessa” a administração e a empresa como um todo, estão querendo afirmar que algumas empresas podem seguir o orçamento a qualquer custo, deixando de lado possíveis investimentos a serem feitos, por exemplo.

Podemos destacar as principais conseqüências de um orçamento considerado em demasia pela empresa: Impede a criatividade e o empreendimento dos gestores setoriais; Provoca conformismo; O orçamento é uma importante ferramenta que deve ser utilizada a favor da empresa.

Grupo Berilo Quanto a projeção do orçamento, qual é a atitude do controller da empresa do ponto de vista do risco desta projeção? Orçamento “... nada mais é do que colocar na frente aquilo que está acontecendo hoje”. Passarelli, João Projeção: mensuração econômica das previsões, planos e orçamentos. Ex.: balanços, fluxo de caixa.

A Controladoria desempenha um papel importante no processo de gestão, composto pelas etapas do planejamento, execução e controle. Cabe ao Controller e também aos executivos da empresa administrar e coordenar as múltiplas funções do orçamento e seus conflitos. A controladoria serve como órgão de observação e controle, preocupando-se com a constante avaliação da eficiência e eficácia dos vários departamentos. O controller será responsável por analisar os custos, interpretar as tendências e perspectivas econômicas, estudos de mercados e análises de balanço para poder coordenar e orientar os setores das empresas na elaboração, projeção de um orçamento que esteja adequado com real situação econômica da empresa, a fim de que ele possa ser seguido sem trazer danos futuros a mesma.

Grupo Diamante Se identificado no orçamento de produção a deficiência para atender a demanda projetada, este orçamento pode ser considerado viável num mercado com alta demanda do produto e baixa produtividade dos fornecedores? Se há a presença de algum fator limitante na produção deve-se encontrar a melhor alternativa para minimizá-lo. Se é viável ou não, somente com uma análise de viabilidade econômica do projeto para identificar o retorno sobre o investimento e quais serão as fontes para financiamento do mesmo.

Grupo Água Marinha Faça uma análise sobre nível mínimo de estoque e seus impactos na capacidade logística. Considerando o estoque abordado na pergunta pelo grupo Água Marinha como o estoque de produtos acabados, destacamos que o estoque de produção deve ser analisado para empresas que possuem possibilidade de venda imediata ou não. Estoque de Produtos Acabados Estratégico Considerando o que foi abordado no texto por Padoveze, a empresa deve buscar mínimo de investimento em estoques (produtos acabados, intermediários ou materiais).

Caso seja estratégico para a empresa manter estoque de produtos acabados, esse estoque deve ser o mínimo possível. O giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas.                  Custo das mercadorias vendidas x 100 GIRO =  __________________________________                     Custo do estoque médio no período Um alto índice de rotação dos estoques é fator fundamental na redução da necessidade de investimento em capital de giro para um determinado nível de vendas.

Todos os sistemas de planejamento e controle de estoque visam, em última análise, à garantia da existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total. Consegue-se esse objetivo mediante determinação dos limites máximo e mínimo de estocagem de cada item, estimados de maneira que: o nível mínimo do estoque possa, contínua e ininterruptamente, abastecer a venda e/ou a produção da empresa;

Estabelecer um nível mínimo de estoque vai depender da atividade da empresa. O setor de logística terá ligação direta em gerenciar o estoque, bem como a cadeia de entrega e suprimento. Caso a empresa opte por reduzir recursos de produção, haverá impacto direto no setor de logística , que deverá rever toda a cadeia de suprimento e entrega, bem como o denominado orçamento de logística.

FIM Obrigada!!!