Dulcídio Macedo Flávia Giomo Rafael V. Molina Thiago D. Carvalho
Figura 1 - Pesquisa Anual de Comércio 2007, IBGE, Diretoria de Pesquisas. (1) Inclusive as retiradas e outras remunerações. O varejo
Matriz de Impacto VS Incerteza
S - Economicamente estável (líder de mercado); - Foco em supply chain, grande cadeia de fornecimento e distribuição; W - Quantidade enorme de itens vendidos (marcas e produtos); - Concentração das lojas em poucos estados (8 estados); - Muitos players locais; O - Aplicação de gestão BSC e OBZ; - Aumento de vendas através do e-comerce; - Investimento em TI; T - Cadeia de custo inchada; - Só atende mercados das classes C, D e E; - Ações trabalhistas; SWOT
Estratégia do negócio Lojas de departamento para classes C, D e E Grandes centros urbanos Crédito facilitado para todos
Proposição de novos modelos organizacionais Criação de marcas próprias Terceirização da frota Implementação de modelo de vendas “porta a porta” Adoção de OBZ – Orçamento base zero