Gestão de Documentos e Arquivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Advertisements

O documento administrativo como fonte de história da Justiça Federal
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Ciclo de vida e organização do projeto
Sistema de Informação Gerencial
Alcance e Diretrizes da LAI
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
Documentos Digitais Aula 7.
Documentos Digitais Aula 6.
PLANO DE GESTÃO.
A Lei de Arquivos: 8.159, de 8 de janeiro de 1991
A importância da implantação de um programa de gestão de documentos
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
E-ARQ Brasil: especificações técnicas e funcionais para sistemas confiáveis de gestão de documentos Fórum de documentos digitais Unicamp 21 de junho Campinas.
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
UFCD 0664 – Aplicações informáticas de contabilidade
Gestão de Arquivos: Mudar é preciso?
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Rotinas trabalhistas e arquivos
Gestão Documental.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
O sistema de administração de recursos humanos
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 5
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Fundamentos Arquivísticos
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO

Documentos Digitais Aula 7.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Fundamentos Arquivísticos
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Teologiaediscernimento.wordpress.com. Administração Eclesiástica Professor Roney Ricardo
Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)
GESTÃO ADMINISTRATIVA Nerildo Bezerra – dez/2008
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Iniciando na logística empresarial
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Documentos Digitais Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
ARQUIVO CENTRAL SISTEMA DE ARQUIVOS DA UNICAMP ENCERRAMENTO E TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS OFICINA 2/2001.
Política Nacional do Meio Ambiente
Controladoria Geral da União
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
GESTÃO DOCUMENTAL Karla Dias
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
Documentos Digitais Aula 6.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Certificação e Auditoria
PROJETO GESTÃO DE VIAGEM Conceitos Treinamento Processo Digital &
Sistema de Informações Gerenciais
É capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto; Eliminação do desperdício de tempo, talento, energia e materiais; Melhora.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
MODALIDADES DE AUDITORIA
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
TREINAMENTO CADA 2015 PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E TABELA DE TEMPORALIDADE DE ATIVIDADES-MEIO DA UNESP Me. Maria Blassioli Moraes Profa. Dra. Maria Leandra.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
4.4 Implementação e Operação
PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL X Encontro Paulista.
GESTÃO DE DOCUMENTOS LEGISLAÇÃO SUELY FERREIRA DA SILVA.
Instrumentos de Gestão de Documentos
Transcrição da apresentação:

Gestão de Documentos e Arquivos Juliana Borges Fundamentos do processo organizacional e administrativo

O que é Gestão de Documentos? é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.

CONARQ O Conselho Nacional de Arquivos ou Conarq é um órgão, vinculado ao Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

Arquivo É o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público, entidades privadas e pessoas físicas em decorrência do exercício de suas atividades, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza do documento.

Documento É toda a informação registrada em um suporte material (papel, fita, disco óptico, etc.) utilizada para consulta, estudo, prova, pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época.

Documentos Os documentos surgem do desempenho das atividades de uma administração e o seu uso social e/ou histórico é consequência da importância dessas atividades. A organização, preservação e destinação devem levar em conta, primeiramente, o seu uso administrativo e depois seu uso social.

Informações Nas transformações constantes das estruturas organizacionais, muitas informações de valor efêmero (curta duração) são registradas e muitas outras são replicadas em diversos documentos. O custo de manutenção e as dificuldades de acesso conduzem à ideia de que é preciso racionalizar o uso dos documentos e manter o que é preciso apenas pelo tempo necessário no local adequado.

Informações Na sociedade contemporânea caracterizada pela continuidade e velocidade das mudanças, gestores necessitam de informação para se posicionarem frente aos desafios cotidianos impostos por novos referenciais. Para as instituições, a informação é também instrumento básico de pesquisa e planejamento fornecendo dados para o processo decisório.

Documento de arquivo É todo registro de informação, original, único e autêntico que resulta da acumulação de documentos, produzidos ou recebidos em qualquer suporte, inclusive magnético ou óptico, produzidos no exercício de suas competências, funções e atividades por uma pessoa física ou jurídica.

Ciclo de vida dos documentos Arquivo Corrente - é aquele necessário ao desenvolvimento das atividades de rotina. São documentos frequentemente consultados e seu arquivamento corrente tem o objetivo de facilitar o acesso à informação.

Ciclo de vida dos documentos Arquivo Intermediário - São documentos que guardam prazos longos de precaução ou prescrição e aguardam a destinação final, sendo a guarda permanente ou a eliminação. Estes documentos raramente são consultados.

Ciclo de vida dos documentos Arquivo Permanente - estes documentos perderam a vigência administrativa, mas são providos de valor secundário ou histórico-cultural.

Métodos de Arquivamento Alfabético: quando o elemento principal para a recuperação da informação for o nome (onomástico); Geográfico: quando o elemento principal para a recuperação da informação for o local (cidade, estado, país); Numérico simples: quando o elemento principal para a recuperação da informação for o número do documento; Numérico-cronológico: quando o número do documento vier associado à data; Ideográfico: quando o elemento principal para a recuperação da informação for o assunto. A ordenação dos assuntos deverá seguir a modalidade alfabética.

Avaliação Documental É o processo de análise e seleção de documentos que visa fixar prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização e a preservação da documentação permanente. A avaliação de documentos proporciona: reduzir a massa documental; garantir condições de conservação dos documentos de valor permanente; controlar o processo de produção documental; ampliar o espaço físico para novos documentos;

Prazo de guarda Guarda eventual: são os documentos de interesse passageiro, sem valor administrativo e jurídico para o órgão. Guarda temporária: são aqueles em que prevalece o interesse administrativo em determinar o valor da informação e seu prazo de retenção, sem prejuízo para a coletividade ou memória da administração. Guarda permanente: são documentos de valor probatório, relativos a direitos de pessoas físicas ou jurídicas, quanto à coletividade, e de valor informativo sobre pessoas, fatos ou fenômenos, considerados relevantes.

Tabela Temporalidade É o instrumento que define os PRAZOS DE GUARDA e DESTINAÇÃO FINAL dos documentos. O Prazo de Guarda dos Documentos é um termo técnico da arquivologia que trata do tempo que cada arquivo deverá permanecer na organização. As fases do ciclo de vida de um documento são definas a partir do seu valor documental e de sua frequência de uso, que estão expressas na Tabela de Temporalidade de Documentos - TTD.

Fases dos documentos Transferência: Passagem de documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário. Recolhimento: A entrada de documentos nos arquivos permanentes, em conformidade com a tabela de temporalidade. Nem todos os documentos passam pelas três fases do seu ciclo de vida. Há documentos que são recolhidos da fase corrente diretamente para a fase permanente.

Tipos de Arquivos: Arquivo Setorial: é um arquivo descentralizado, situado em cada setor de trabalho. Local onde são mantidos os arquivos correntes da organização. Arquivo Central: também chamado de Arquivo Geral, é um arquivo centralizado que recebe os documentos correntes dos diversos setores da organização.

Obrigada!!!