ATRAVÉS DA PRÁTICA DOS SERVIÇOS SOCIAIS COMUNITÁRIOS A Educação Social Escola Superior de Educação de Santarém Educação Social – 1º ano Ano letivo 2012/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Comissão de Assistência Social – COAS
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar
SEMINÁRIO ESTADUAL PARA FORMAÇÃO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS REGIONAIS PARA O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PARANÁ.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
O campo da Psicologia no CRAS
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Habilidades em Comunicação V
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Projeto Contadores De Histórias
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Gestão de recursos humanos Trabalhos realizado por: Daniel Sabino Tiago Carrasquinha.
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Superior de Educação de Setúbal Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural Unidade Curricular Tecnologias da comunicação Discente: Ana.
Proteção Social Básica
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Portfólio de Estágio Supervisionado
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Arquidiocese de Brasília
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Seminário de Integração Profissional IV
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
Estabelecendo limites e regras
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Produção de Design Instrucional
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Psicopedagogo clínico
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
História Contemporânea de Portugal Docente: Pedro Freitas Discente: Ana Sofia Vau.
Centros de Educação em Direitos Humanos
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Projecto de Autoria Multimédia Educação e Comunicação Multimédia 1º ano – 2º Semestre – Ano Lectivo 2011/ 2012 Laboratório Audiovisual – Hipermédia Docente:
Centro de Referência de Assistência Social
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
Projeto de Intervenção Elaborado por: Ariana Fulgêncio ( ) Diana Vieira ( ) Élia Teixeira ( ) Kelly Mendes ( ) Promoção.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Encontro Aflatoun no Brasil, Educação Social e Financeira “Experiências com crianças e adolescentes participando de programas orientados à cidadania financeira”
Seminário de Integração Profissional V 3.º ano – 2.º semestre Ano letivo 2012/2013 Discentes: Ana Patrícia Cal, 9835 Diana Ferreira, 9837 Docente: Ana.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
E DUCAÇÃO N ÃO F ORMAL : O QUE É ? Discentes:  Ana Sofia Vau, n.º  Ana Rita Gaspar, n.º  Cátia Marmelo, n.º  Daniela Pedro,
Termo de Terminalidade
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

ATRAVÉS DA PRÁTICA DOS SERVIÇOS SOCIAIS COMUNITÁRIOS A Educação Social Escola Superior de Educação de Santarém Educação Social – 1º ano Ano letivo 2012/2013 – 2º Semestre Promoção Social e Cognitiva Docente: Carla Lopes Discentes: Ana Rita Gaspar Ana Sofia Vau Cátia Vaz Daniela Pedro

O que é a Educação Social? Intervenção Metodologia da intervenção Objetivos: Informar; Valorizar; Orientar a cidadania; Enriquecer o tecido social (comunidade); Tornar o diálogo prioritário Funções: Detetar possíveis situações de risco; Ativar recursos necessários à normalização do menor no seu meio; Prevenir o isolamento do indivíduo; Escutar e orientar o individuo, estimulando-o á participação na sociedade.

Técnicas a desenvolver na prática da Educação Social Na entrevista: Desenvolver a escuta e a reflexão para poder produzir uma orientação e intervenção; No mapa educativo: O Educador Social deverá documentar toda a informação do Educando; No mapa de redes sociofamiliares: Observar as pessoas mais próximas do individuo para poder ter uma visão mais ampla sobre o mesmo; Projeto de Intervenção: O educador deve sintetizar e desenvolver a atuação com o grupo ou o individuo, favorecendo a empatia.

Aspetos a ter em conta na intervenção com adolescentes a partir do serviços sociais comunitários Importância da verdade; Fracasso escolar e os recursos comunitários; Importância de não renunciar a intervenções de larga duração; Importância do pensamento

Em modo de conclusão A intervenção a partir da educação social nos serviços sociais comunitários nos jovens está ligada ao apoio socioeducativo ajudando na construção de um cidadão.