Códigos de Modernidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Protagonismo Juvenil Unidade de Educação e Desenvolvimento da Cultura Empreendedora.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
SÉCULO XX.
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
TEORIA DA INTERPRETAÇÃO E DA DECISÃO JUDICIAL
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
NOSSO VALOR NA TRANSFORMAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS...
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Currículo por Competências e Habilidades.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Os objetivos.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Cultivando a Cidadania Impostos Estaduais SEFIN (Gil Jr) CONQUISTA SOCIAL Competências Mínimas.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Empreendedorismo pode ser aprendido
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Competências e Habilidades
Avaliação Diagnóstica
A Função do Professor Articulador
Gestão por Competências
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
AVALIAR e PLANEJAR.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Processos Administrativos Aula 1
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Transformando grandes idéias em projetos gerenciáveis
Por que o jornal na escola?
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Método de Ensino.
O papel pedagógico do órgão gestor
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Transcrição da apresentação:

Códigos de Modernidade Domínio da leitura e da escrita; Capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas; Capacidade de compreender, analisar, interpretar e sintetizar dados, fatos e situações; Compreender e atuar em seu entorno social; Receber criticamente os meios de comunicação; Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada; Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

Filosofia do Negócio Autodesenvolvimento para domínio do negócio Enfoque Postura Alinhamento Estratégias

Mega-habilidades * Confiança – sentir-se capaz de fazer; Motivação – querer fazer; Esforço – disposição para superar dificuldades; Responsabilidade – fazer o que deve ser feito e fazer correto; Iniciativa –passar da intenção à ação; Perseverança – terminar o começado; Altruísmo – sentir preocupação com o outro; Sentir comum –ter bons critérios ao avaliar e decidir; Solução de problemas: por em ação o que sabe e o que é capaz de fazer. * Centro Latino Americano de Investigações Educacionais.

Observações Redação explicativa Ausência de % Repetições constantes de: - processo ensino-aprendizagem; - resultados da aprendizagem; Redações similares: - objetivo x resultado - prioridade x resultados - resultados x indicadores. Definição generalista.

Gestão Gerencial e Pedagógica GESTÃO GERAL Ciclo de Planejamento a) Plano de Ação b) Programas de Ação c) Regimento Escolar d) Código de Ética Relatórios (resultados alcançados) GESTÃO PEDAGÓGICA Plano de Curso Projeto Pedagógico Guia de Aprendizagem Experiências Inovadoras Avaliação do Ensino-aprendizagem