Gestão do Conhecimento e da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Gerenciamento de Projetos
BENCHMARKING.
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Sistema de Informação Gerencial
CONCORRÊNCIA.
Práticas de Apoio à Gestão
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Administração por Objetivos (APO)
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Sistema de Informação Global
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Gildo de Almeida Leonel
Informação x Inteligência
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Equipe de Gestão.
COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA.
PRODUTO: ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Função Planejamento GUI I
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Logística Integrada Engenharia de Produção
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Estratégia de Operações
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
Disciplina: Inteligência Artificial
SISTEMA SIM e CRM Aula 12.
Planejamento e Estratégia
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Cadeia de Valor.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Estratégias e Políticas Empresariais
BENCHMARKING “Melhor do Melhor”.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento e da Informação Profº Angela Tissi Tracierra

Inteligência Competitiva É processo sistemático que converte bits e peças de informação competitiva em conhecimento estratégico para a tomada de decisão. Conhecimento acerca da posição competitiva atual, resultados históricos, pontos fortes e pontos fracos, e intenções futuras específicas.

Conhecimento Estratégico Quem são os seus concorrentes? Quais são os seus recursos? Quem são os seus clientes? Por que eles têm sucesso? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Quais são os seus planos futuros? Como eles respondem a movimentos competitivos específicos? Qual é o campo de batalha mais apropriado para enfrentá-lo e como fazê-lo?

Principais características de uma empresa gerenciada estrategicamente 1. Orientada pelo pensamento estratégico; 2. Ênfase na implementação de estratégias em oposição ao desenvolvimento de estratégias; 3. Uma organização e estilo corporativo baseado no conhecimento; 4. Reconhecimento do papel essencial da função de inteligência: no pensamento estratégico; na implementação efetiva de planos

Identificar ameaças e oportunidades; Por Que implementar um processo de IC??? Evitar surpresas; Identificar ameaças e oportunidades; Obter vantagem competitiva pela redução do tempo de reação; Melhorar o planejamento estratégico a curto e a médio prazo.

Inteligência Competitiva Processo contínuo e sistemático de: Coleta de informações publicadas; Coleta de informações internas na organização; Coleta de informações externas; Síntese e análise de informações; Elaboração de relatórios de Gestão; Apoio à tomada de decisão.

Desenvolvimento de uma rede interna de informações dentro da organização; Elaboração de mapas cognitivos da organização; Elaboração de listas de chamada; Desenvolvimento matrizes de informação; Coleta ativa de informações; Retorno dos resultados obtidos.

Fontes internas de informação A melhor inteligência está localizada dentro de sua própria organização. É o capital intelectual detido pelas pessoas que trabalham na organização.

QUAIS FONTES INTERNAS? Pessoal de Marketing e Vendas; Pessoal de Manufatura; Pessoal de Contabilidade e Finanças; Pessoal de Recursos Humanos; Outros,...

Fontes externas de informação 1. Contato telefônico preliminar para conhecimento; 2. Telefones de pessoal bem informado: - pessoal de relações públicas/investidores; - pessoal de serviço de atendimento ao cliente; - pessoal de marketing e vendas; - pessoal de biblioteconomia. 3. Telefones de altos executivos; 4. Telefones de gerentes intermediários.

Analistas/experts empresariais; Concorrentes. Quem deve ser entrevistado? Fornecedores; Clientes; Analistas/experts empresariais; Concorrentes.

Novos produtos e serviços; Desenvolvimento de produtos e serviços; Quais questões devem ser formuladas? Vendas; Margens; Novos produtos e serviços; Desenvolvimento de produtos e serviços; Estratégias e planos futuros.

Síntese e Análise de informações: Análise Bottom-Up - Planejamento Estratégico Análise Top-Down - Ponto de vista da alta administração; Benchmarking; Análise de tempo-baseado em Inteligência.

Síntese e Análise de informações: Dados Informação Conhecimento Competência

Hierarquia da inteligência Boletins mensais Base de dados Perfis empresariais Planilhas de impacto estratégico Análise situacional Relatórios de inteligência

Relatórios de inteligência O que focalizar? Os aspectos estratégicos e táticos; Orientado à decisão; Inclusão de suporte de informação, somente se necessário; Distribuição baseada na necessidade de conhecimento; Vários relatórios ao invés de um relatório extenso.

Como é tratada a Inteligência Competitiva no Brasil? Abertura do mercado em 1990. Mercado regulado por uma enorme intervenção governamental. Forte competitividade. Concorrência global. EMPRESAS DESPREPARADAS

O lixo informacional Atualmente o volume de informação gerado e disseminado na sociedade é avassalador... A quantidade de informação descartável que nos atinge diariamente nos deixa perplexos, e muitas vezes, sem a agilidade necessária para definir relevâncias e prioridades.

Relevância e Prioridade dado

Informação e Tomada de Decisão RELEVANTE O QUE CONHECE O QUE PEDE O QUE OBTEM Fonte: AGUILLAR, Joseph Francis. Scanning The Business Enviroment. New Tork: Macmillan, 1967.

Informação e Tomada de Decisão RELEVANTE O QUE CONHECE O QUE PEDE IC O QUE OBTEM Fonte: AGUILLAR, Joseph Francis. Scanning The Business Enviroment. New Tork: Macmillan, 1967.

Ferramentas Alguns exemplos: Data Mining Data Warehouse Pesquisa de Marketing

Data Mining Processo analítico projetado para explorar grandes quantidades de dados (tipicamente relacionados a negócios, mercado ou pesquisas científicas). Busca padrões consistentes e/ou relacionamentos sistemáticos entre variáveis e, então, os valida aplicando os padrões detectados a novos subconjuntos de dados. O processo consiste basicamente em 3 etapas: exploração; construção de modelo ou definição do padrão; validação/verificação.

Data Mining Data Mining é parte de um processo maior de conhecimento denominado Knowledge Discovery in Database (KDD). KDD consiste, fundamentalmente, na estruturação do banco de dados; na seleção, preparação e pré-processamento dos dados; na transformação, adequação e redução da dimensionalidade dos dados; no processo de Data Mining; e nas análises, assimilações, interpretações e uso do conhecimento extraído do banco de dados, através do processo de Data Mining.

Data Warehouse É um sistema de computação utilizado para armazenar informação relativa às atividades de uma organização em banco de dados, de forma consolidada. Possibilita a análise de grandes volumes de dados, coletados dos sistemas transacionais e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão. O data warehouse. Geralmente não armazena informações sobre os processos correntes de uma única atividade de negócio e sim cruzamentos e consolidações de várias unidades de negócios de uma empresa.

Pesquisa de Marketing É a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação. É usada para identificar e definir as oportunidades e problemas de marketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; para monitorar o desempenho de marketing, e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. Fonte: www.esomar.org/indez.php

Pesquisa de Marketing Além disto ela, Especifica a informação necessária destinada a estes fins; Projeta o método para coletar informações; Gerencia e implementa o processo de coleta de dados; Analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações. Fonte: www.esomar.org/indez.php

Transformações econômicas Transição do ambiente econômico Gestão pró-ativa do conhecimento assumindo papel fundamental para a competitividade. Fatos (Thurow, 1997) [1/2]: Entre as 12 maiores empresas dos EUA do início do século, 10 eram baseadas em recursos naturais; apenas uma dessas sobreviveu até o fim do século, a General Electric; Até a I Grande guerra, UK (Reino Unido) empregava 1mi em minas de carvão (6% força de trabalho); hoje, menos de 30 mil; No fim do séc XIX, países com recursos naturais (Arg, Chi) eram ricos; países sem tais recursos estavam destinados a ser pobres (Japão) “Amazônia – Borracha” Os preços dos recursos naturais caíram 60% entre 1970 e 1990

Transição do ambiente econômico Fatos (Thurow, 1997) [2/2]: Com o desenvolvimento do mercado de capitais, não existe país rico ou pobre de capital, tratando de investimentos. Fábricas intensivas em capitais podem ser construídas em qualquer parte do mundo. Instalação de fábricas depende, cada vez mais, de mão-de-obra qualificada. Trabalhadores de fábricas com baixa qualificação antes, hoje nos EUA 16% possuem nível superior e 5% chegam a se graduar. Setores de crescimento mais rápido 90’s e início do séc XIX: Microeletrônica, biotecnologia, indústria da nova ciência de materiais, telecomunicações, aeroespacial, mecatrônica, computação; setores “cerebrais” que podem estar localizados em qualquer parte do planeta

Transição do ambiente econômico Na sociedade do conhecimento O valor dos produtos está no conhecimento neles embutidos A economia adota uma estrutura mais diversa, alterando-se contínua e rapidamente. Surgimento de esquemas de conhecimento cada vez maiores e mais sofisticados permitiu mudanças qualitativas no setor econômico. O poderio econômico internacional de uma país está diretamente relacionado ao conhecimento.

CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO! SEJA UM DISCEMINADOR DO CONHECIMENTO!