Marketing Estratégico conceitos e história

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mercado.
Advertisements

COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Customer Relationship Management
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
CRM (Customer Relationship Management
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICAII
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Sistemas de Informação
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Logística de distribuição
Para uma maior possibilidade de êxito na vantagem competitiva de uma empresa, é fundamental que esta tenha todo o conhecimento possível sobre os custos.
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Financiamento Ao Desporto
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Administração de e-Business
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Fundamentos de Marketing
Administração de Marketing I
Gestão de Negócios Aula 6 Haroldo Andrade.
Prof. Cárbio Almeida Waqued
FUNDAMENTOS DO MARKETING
Planejamento estratégico
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO EFICAZ
Função da Administração:
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Prof. MSc. Cláudio Cabral
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
MARKETING.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
BEM-VINDO AO E-MARKETING. Estratégias de Marketing na Internet Marketing viral; Marketing afiliado; Marketing de permissão; Marketing; Marketing.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Natureza e características
Administração de Marketing
©2000 South-Western College Publishing
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Planejamento Estratégico
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Professora: Andréa Trierweiller
Administração de Marketing UNICE Aula 1 Profa. Renata Aquino Ribeiro
FERRAMENTAS DE MARKETING
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente Profª Carla Mota – UCB 2010 Unid 2.
O que é Marketing? Prof. Rafael Oliveira Faculdade Ateneu.
Gerenciamento das Informações
INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Seguros INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Seguros.
FACULDADE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof.: Reofran P. Santos APOSTILA 01.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Introdução à Administração
Pedro Alessandro Calaça1 Marketing Unidade V – Marketing mix e comportamento do consumidor.
Disciplina de marketing
Marketing Wilson Junior (JAPA) AULA 1 Realizar a 1ª Atividade.
Administração Mercadológica I
Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula D. Empresas Capacidade de surpreender o cliente diferente de preço e prazo Reinventaram o seu setor A Informação será o grande.
Pedro Alessandro Calaça Marketing Conceitos iniciais; Objetivos do curso e informações gerais; Principal enfoque: criação, comunicação e entrega de valor.
Transcrição da apresentação:

Marketing Estratégico conceitos e história Prof. Magali Martins

Conceitos & História

Marketing “Marketing é um processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”. (Philip Kotler) Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis). Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).

Década de 1950 Os primeiros passos foram dados por Peter Drucker, em 1954, com o lançamento do livro "A Prática da Administração". Não se tratava propriamente de um estudo detalhado sobre Marketing, mas foi o primeiro registro escrito que cita esta ferramenta como uma força poderosa a ser considerada por administradores focados no mercado.

O vender a qualquer custo deu lugar à satisfação garantida. Década de 1960 Artigo "Miopia de Marketing“ de Theodore Levitt, mais tarde intitulado o pai do marketing, revelou uma série de erros de percepções, Nova visão - importância da satisfação dos clientes O vender a qualquer custo deu lugar à satisfação garantida.

Década de 1970 Surgem departamentos e diretorias de marketing em todas as grandes empresas (necessidade de sobrevivência) É nesta época que multiplicam-se supermercados, shoppings centers e franchises. Passa rapidamente a ser adotada em outros setores da atividade humana - O governo, organizações civis, entidades religiosas e partidos políticos passaram a valer-se das estratégias de marketing adaptando-as as suas realidades e necessidades.

Década de 1980 Em 1982, o livro "Em Busca da Excelência", de Tom Peters e Bob Waterman inaugurou a era dos gurus de marketing. Focaram completamente sua atenção para o cliente. Levou o marketing às massas, Pequenas e Médias empresas, e a todo o tipo de profissional. Por uma necessidade mercadológica o marketing passou a ser uma preocupação direta da alta direção de todas as mega-corporações, não estando mais restrita a uma diretoria ou departamento.

Década de 1990 Comércio eletrônico revoluciona a logística, distribuição e formas de pagamento. O CRM (Customer Relationship Management) e o serviços de atendimento ao consumidor, tornaram possível uma gestão de relacionamento com os clientes em larga escala. A Internet chegou como uma nova via de comunicação. Fortalecimento do conceito de marketing societal (preocupação com o bem-estar da sociedade) A satisfação do consumidor e a opinião pública, passou a estar diretamente ligada a participação das organizações em causas sociais, e a responsabilidade social transformou-se numa vantagem competitiva.

Década de 2000 Segmentação da televisão a cabo, A popularidade da telefonia celular A democratização dos meios de comunicação via Internet. Com a WWW madura, surgiu uma infinidade de pesquisas e publicações sobre webmarketing e comércio eletrônico. O cliente não tinha apenas poder de barganha, tinha também poder de informação.

Atual Customer Relationship Management (CRM) é uma expressão em inglês que pode ser traduzida para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente (Gestão de Relação com o Cliente). Foi criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contacto com o cliente, essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa O CRM (Customer Relationship Management) é uma abordagem que coloca o cliente no centro dos processos do negócio, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma

Atual Marketing de relacionamento ou Marketing relacional corresponde ao trabalho de marketing voltado para o relacionamento com clientes e fornecedores. Em Gestão, Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda A Internet chegou como uma nova via de comunicação.

Marketing Logístico Marketing logístico . Os limites entre o marketing e a logística nem sempre têm sido os mais claros, há quem diga que o marketing parte da logística e a logística parte deste e que a logística é uma função de marketing e que estes dois conceitos estão sempre ligados mas cada um faz as suas funções, o marketing ocupa-se com a satisfação e a fidelização do cliente enquanto a logística promove o serviço ao cliente. Um bom marketing numa empresa logística, e claro os bons serviços prestados por esta, estabelece uma ótima relação entre o cliente e fornecedor e o marketing acaba por ser um bom elo para as relações institucionais e faz com que o consumidor goste ainda mais dos produtos e serviços das empresas logísticas.

Marketing Logístico O marketing é importante mas no entanto se não houver um bom serviço logístico acaba por não servir e não fideliza clientes como é sempre o objectivo de qualquer empresa, seja esta de logística ou não. É através do bom serviço logístico que o cliente dá valor a empresa. Uma empresa com bom marketing e maus serviços não vinga no mercado, no entanto uma empresa com um bom serviço logístico poderá vingar no mercado mesmo com um marketing mau ou ausente (Dias, 2005, p.287-288). A logística baseada no marketing está nos serviços que a mesma pode prestar dentro da concepção dos 4P´s de Marketing: preço, produto, promoção e ponto de venda, claro que ainda temos algumas ferramentas como a pesquisa, ponto de distribuição. A logística está em todas estas ferramentas ajudando a agregar valor no produto ou serviço. DIAS, João - "Logística Glogal e Macrologística". Lisboa: Edições Sílabo, Lda, 2005. ISBN 972-618-369-3