CONGRESSO NACIONAL DE CONSELHEIROS TUTELARES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Observatório da violação de direitos de crianças e adolescentes no Carnaval Projeto Modelo de PROTEÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES no âmbito dos MEGAEVENTOS.
Advertisements

Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
SIPIA CT web SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Secretaria da Família e Desenvolvimento Social Unidade Técnica da Política da Criança e.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Desafio Como fortalecer e concretizar políticas públicas na área da criança e do adolescente? Organizações de atendimento (governamentais e não-governamentais)
Presidência da República
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Níveis de Gestão e Habilitação
Instituto Observatório Social Cebrap Diagnóstico dos municípios – Escola Móvel Nordeste Educação, Mercado de Trabalho e Conselhos.
CADASTRO NACIONAL DE ADOÇÃO.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
O desafio do trabalho em “rede”
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
Modelos anterior e atual de atendimento dos acolhidos
13ª ASSEMBLÉIA GERAL DO CEDCA-MT
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Conselhos dos Direitos – Revisão da Resolução 74
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Devolutiva das Conferências Municipais de 2007 e 2009
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
NADIA MARIA BENTES Defensora Pública do Estado do Pará, Coordenadora do NAECA e da ABMP/PA.
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas à Defesa do Consumidor.Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
Atuação dos agentes de Controle Social
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Plano Nacional de Cultura
Estatuto da Criança e do Adolescente
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA - Campinas / SP Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária Políticas Sociais: as.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
REUNIÕES REGIONAIS.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
Encontro Estadual do PMAQ
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS TUTELARES.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
CADASTRO NACIONAL DE ADOÇÃO CF/88 –Art. 227 –Art. 103-B ECA –Art. 19 –Art. 50 }
ApresentaçãodaRedeEletrônica Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
O papel pedagógico do órgão gestor
O QUE É? - É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos Direitos Fundamentais preconizados no Estatuto.
CAACTs: Comissão de Acompanhamento e Assessoria aos Conselhos Tutelares.
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
PEF/RJ Programa de Educação Fiscal do Rio de Janeiro Origem - Organização - Fonte de Financiamento - Missão da EF Contribuir permanentemente para a formação.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

CONGRESSO NACIONAL DE CONSELHEIROS TUTELARES

SIPIA - Sistema de Informação para Infância e Adolescência Módulo Conselhos Tutelares - Violações de direitos fundamentais Programa nacional coordenado pela Secretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente vinculada à Secretaria de Direitos Humanos Versão local desenvolvida nos anos 90 com base na matriz de violações Núcleo Básico Brasil Versão Web desenvolvida em 2009

O que é o SIPIA? Banco de dados com histórico de atendimentos crianças/adolescentes pelo conselho tutelar; Registro de informações sobre direitos violados e providências adotadas: vítima, direito violado, agente violador e medidas; Sistema de diagnóstico da realidade local de crianças e adolescentes para construção de políticas públicas; Ferramenta formativa e de organização do trabalho do conselho tutelar; …

Relembrando objetivos do SIPIA… 1. Leitura do fato/caso identificando o direito violado com base no Núcleo Básico Brasil; 2. Aplicação das providências com base nos serviços existentes; 3. Geração de diagnóstico para construção de políticas públicas;

SIPIA não funciona! Por quê? - Falta ou inadequação da estrutura (sede, computadores, internet…) - Noções de informática pelos conselheiros; - Desconhecimento do sistema (passo a passo de registro); - Pouco ou nenhum entendimento do Núcleo Básico Brasil; 5

SIPIA não funciona! Por quê? - Organização da rotina de trabalho do colegiado; - Volume de atendimentos sem disponibilidade para registro; - Geração de diagnóstico para construção de políticas púbicas; - Subalimentação e subnotificação dos dados acumulados; 6

- Adequação de estrutura/equipamentos sede dos conselhos; Desafios Gerais - Gestão estadual com articulação nos municípios e assessoria aos conselhos tutelares; - Adequação de estrutura/equipamentos sede dos conselhos; - Formação específica no sistema para conselheiros tutelares; - Análise e problematização dos dados acumulados no âmbito municipal, estadual e federal; - Organização da rotina de trabalho; - Articulação junto ao CMDCA, Judiciário, Ministério Público; 7

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES PROTETIVAS - SECJ COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SIPIA

Principais vantagens SIPIA CT Versão Web Acesso on-line (não necessita instalação); Base de dados num servidor nacional (desnecessário fazer backup e envio de dados consolidados); Dado estatístico simultâneo à indicação da violação no registro; Cadastro da criança/adolescente com consulta nacional; Atualização de versões;

Olhares sobre o SIPIA SIPIA como interface formativa dos conselheiros tutelares; SIPIA como instrumento de documentação dos atendimentos dos CT´s; SIPIA como base de dados para diagnósticos na área da infância e adolescência;

CONTATO Secretaria de Estado da Criança e da Juventude Coordenação de Ações Protetivas Coordenação Estadual do SIPIA E-mail: marcosck@secj.pr.gov.br Telefone: (41) 3270-1052/1054