“Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” Aristóteles.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do conceito da qualidade
Advertisements

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
Qualidade A busca da excelência
Ferramentas da Qualidade 5 Sensos PDCA/MASP
Cap. 1 – Referenciais da gestão da qualidade consagrados pela prática - parte B TQM / TQC.
Qualidade Total.
Gestão da Qualidade.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
COMO DEFINIR QUALIDADE?
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
Planejamento e Controle de Qualidade
Qualidade e Produtividade
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Qualidade em Serviços de Informação
CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA Nelson Suga 2011
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Gurus - Demming A Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de.
Hélio Bentzen Pós Graduação UFPE
Planejamento e Gestão da Qualidade
O que é ? Por que é tão importante ?
O MÉTODO DEMING DE ADMINISTRAÇÃO Os 14 Pontos
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Teorias Modernas de Gestão
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
Introdução à Qualidade
Métodos Quantitativos
Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
QUALIDADE: Conceitos Fundamentais e Evolução
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Introdução ao Controle de Qualidade Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy.
Qualidade na Manutenção
Professor Roberto César
A evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade
Formação Técnica em Administração de Empresas
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Evolução da Qualidade Nos séculos XVIII e XIX não existia ainda o controle de qualidade. Inspeção A inspeção.
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
Controle de Qualidade Total
Administração da Produção
Sistema de Gestão da Qualidade
Profª Claudia Pedro Corrêa
Enfoque da Qualidade na Administração
Controle de Qualidade Total
Definições do Conceito de Qualidade
TQM “Total Quality Management”
Gestão da Qualidade Aula 3
Engenharia de Produção
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Princípios de gestão da qualidade
Qualidade, Processos e Gestão de Software
Disciplina: Garantia da Qualidade - GQ
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi.
QUALIDADE TOTAL O conceito de QUALIDADE foi inicialmente associado à definição de conformidade às especificações. Evoluiu para a visão de SATISFAÇÃO DO.
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Qualidade e Produtividade Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade Aula 1.
1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Gestão Avançada com Foco na Qualidade Aula 2.
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Gestão Avançada com Foco na Qualidade
CONCEITOS DE QUALIDADE PELOS PRINCIPAIS AUTORES DO ASSUNTO abril 2008.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

“Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.” Aristóteles

Importância da Gestão da Qualidade Papel decisivo assumido no processo de globalização, abertura dos mercados e competição entre organizações, na busca de competitividade.

Evolução e Conceito da Qualidade

O que é Qualidade? Existem várias especificidades em cada definição dos diversos pensadores da qualidade total, porém, todos ligados a três fatores:

- Redução de custos - Aumento de produtividade - Satisfação dos clientes O que é Qualidade?

Segundo Crosby, o grande obstáculo à compreensão do conceito da qualidade, é... “todos pensam que sabem o que é”.

O que é Qualidade? Garvin afirma... “o que impede o desenvolvimento em várias áreas não tem sido a falta de interesse, mas a falta de entendimento do conceito da qualidade”.

O que é Qualidade? Segundo Deming... “ a dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidades futuras do usuário...”

O que é Qualidade? É o produto final do trabalho humano; É a cultura e inteligência de um povo;

O que é Qualidade? É o caminho da melhoria de nossa vida; É a soma de todas as operações de uma empresa;

O que é Qualidade? É a “adequação ao uso”, é a satisfação do cliente; É o tempo e o atendimento, é o desempenho;

O que é Qualidade? É o preenchimento dos “vazios”; É a correspondência com as especificações;

Qualidade é... apacidade de “A capacidade de um conjunto completo de características inerentes ao produto, sistema ou processo, de atender aos requisitos do cliente e de outras partes interessadas”.

Artigo: Viagem no tempo História da Qualidade

Evolução da Qualidade Quatro estágios: Inspeção do produto (até anos 20); Controle do processo (anos 30-40); Garantia da qualidade (anos 50-60); Gestão da qualidade total (a partir dos anos 70)

Evolução da Qualidade Primeira fase (inspeção): controle de conformidade no recebimento; enfoque “a posteriori”

Segunda fase (controle de processo): controle estatístico; retroalimentação - qualidade é prevenir falhas Evolução da Qualidade

Terceira fase (garantia da qualidade): análise de valor; certificação de fornecedores; Evolução da Qualidade

Terceira fase (garantia da qualidade): ampliação dos conceitos de controle e inspeção da qualidade, agregando fatores humanos aos técnicos Evolução da Qualidade

Quarta fase (qualidade total): enfoque organizacional; ênfase na política de recursos humanos e no relacionamento intra e inter-empresas Evolução da Qualidade

A partir de meados do século XX: Qualidade assume conotação de adequação ao uso: Atributos (quais e quanto) deviam ser definidos pelo mercado...visão “market in” Evolui para satisfação dos clientes; Conceito da Qualidade

Adequação ao uso relacionada à presença de atributos e ausência de defeitos; Expectativas e satisfação quanto à adequação podem ser intrínsecos e extrínsecos ao produto... Conceito da Qualidade

Desempenho funcional; Disponibilidade, confiabilidade; Durabilidade; Conformidade; Mantenabilidade; Facilidade/conveniência de uso; Instalação e orientação de uso; Fatores de Satisfação

Interface com o usuário Meio ambiente; Atendimento pós-venda, assistência; Estética; Qualidade percebida, imagem da marca Custo do ciclo de vida do produto Fatores de Satisfação

Ampliação da Gestão da Qualidade Qualidade de projeto do processo Projeto do Produto & Processo Produção Pós-Venda Planejamento e Concepção de produto SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DAS PESSOAS CONSUMIDORES QUALIDADE E PREÇO EMPREGADOS CRESCIMENTO DO SER HUMANO ACIONISTASPRODUTIVIDADE VIZINHOS CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

É o controle exercido pôr todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas. Total Quality Control = TQC

Reconhece as necessidades das pessoas e estabelece padrões para o atendimento destas necessidades Total Quality Control, um sistema gerencial que...

Visa a manter e melhorar (continuamente) os padrões que atendem às necessidades das pessoas, a partir de uma visão estratégica e com abordagem humanista Total Quality Control, um sistema gerencial que...

Precursores Armand V. Feigenbaum (1922) William Edward Deming ( – ) Joseph Moses Juran ( – ) Kaoru Ishikawa (1915 – ) Philip B. Crosby ( – )

SHEWHART, W. A. Pai do Controle Estatístico da Qualidade. Mestre de W. E. Deming. Criou as Cartas de Controle. O ciclo PDCA é também conhecido como Ciclo de SHEWHART.

DEMING, William Edwards Professor/Consultor de renome internacional na área da Qualidade, tendo levado a indústria japonesa a adotar novos princípios de administração. Como reconhe- cimento por sua contribuição à economia japonesa instituiu o prêmio DEMING.

DEMING, William Edwards Publicou mais de 200 trabalhos, dentre os quais citamos: Qualidade: a Revolução na Administração, que apresenta o "Saber Profundo" e os "Quatorze Princípios" contendo os pontos básicos de sua filosofia. O ciclo PDCA é também conhecido como Ciclo de DEMING.

14 Princípios de Deming 1. crie constância de propósito; 2. adote uma filosofia; 3. interrompa a dependência de inspeção; 4. evite ganhar apenas com base no preço; 5. melhore constantemente a produção e o serviço;

14 Princípios de Deming 6. implante treinamento no trabalho; 7. implante liderança no trabalho; 8. elimine o medo; 9. quebre barreiras entre os departamentos e áreas; 10. elimine slogans, gritos de guerra, exortações

14 Princípios de Deming 11. elimine cotas numéricas e padrões; 12. promova o orgulho entre as pessoas; 13. promova treinamento e educação continuada; 14. coloque todos para trabalhar nos 13 pontos anteriores.

CICLO PDCA de DEMING

Por: DEMING "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente".

HISTÓRIA DA QUALIDADE TOTAL JURAN, Joseph M. Especialista em administração da Qualidade, uma de suas maiores contribuições foi a ênfase no crescimento do ser humano e no trabalho apoiado na motivação. Juran ressaltou ainda a grande diferença entre criar (melhorias) e prevenir mudanças (Rotina).

HISTÓRIA DA QUALIDADE TOTAL JURAN, Joseph M. A chamada "Trilogia JURAN" engloba os processos gerenciais: Planejamento da Qualidade, Controle da Qualidade e Melhoramento da Qualidade. O Prof. JURAN é autor de diversos trabalhos e livros, dentre os quais "Juran’s Quality Control Handbook", Juran on Leadership for Quality: and Executive Handbook".

Por: JURAN "Qualidade é ausência de deficiências" ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade."

HISTÓRIA DA QUALIDADE TOTAL ISHIKAWA, Kaoru Pioneiro nas atividades de TQC no Japão. Em 1943 ele desenvolveu o Diagrama de Causa e Efeito, conhecido também como Diagrama de Ishikawa ou de Espinha de Peixe. Professor da Universidade de Tóquio, publicou dentre outros, os seguintes livros: "What is Total Quality Control? The Japanese Way", "Quality Control Circles at Work", "Guide to Quality Control", "Introduction to Quality Control". Ishikawa morreu em 1989.

Por: ISHIKAWA "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor."

FEIGENBAUM (1986) Define qualidade total como... “ um sistema eficaz para integrar as forças de desenvolvimento, manutenção e melhoria da qualidade dos vários grupos de uma organização, permitindo levar a produção e o serviço aos níveis mais econômicos da operação e que atendam plenamente à satisfação do consumidor”.

Por: FEIGENBAUM "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."

PHILIP B. CROSBY Está associado aos concei- tos de “Zero defeito” e de “fazer certo na primeira vez”. “As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito.”

14 Passos para o processo de desenvolvimento da qualidade: 1. Comprometimento com a qualidade (empenho da direção); 2. Grupo de melhoria da qualidade; 3. Mensuração (estabelecer padrões); 4. Custos da qualidade; 5. Consciência; 6. Ação Corretiva 7. Planejamento ``zero defeito´´

8. Educação do empregado; 9. Dia do zero defeito; 10. Estabelecimento de objetivo; 11. Remoção da Causa do Erro; 12. Identificação; 13. Conselhos da Qualidade; 14. Fazer tudo de novo 14 Passos para o processo de desenvolvimento da qualidade:

Por: CROSBY "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações.”

SISTEMA TOYOTA