Método PDCA Turma 24 - Logística Neide Filha MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva,

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Transcrição da apresentação:

Método PDCA Turma 24 - Logística Neide Filha MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005.

PDCA O PDCA foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos.

Uso do PDCA O PDCA é utilizado no ambiente organizacional, predominantemente, para manter e melhorar resultados por meio da identificação, observação e análise de problemas, bem como para o alcance das metas. Auxilia os gestores e todos os empregados na tomada de decisão adequada.

Por que estudar PDCA Reduzir ineficiências Não conformidades, Falhas, Erros, Desperdícios, Retrabalhos Reduzir custos Melhorar a qualidade Melhorar a produtividade Melhorar a eficiência Aumento da satisfação dos clientes

O PDCA é um método de gestão A D C P AGIR: EXECUTAR AÇÕES PARA PROMOVER CONTINUAMENTE A MELHORIA DO DESEMPENHO DO PROCESSO CONTROLAR: MONITORAR E MEDIR PROCESSOS E PRODUTOS EM RELAÇÃO ÀS POLÍTICAS, AOS OBJETIVOS E AOS REQUISITOS PARA O PRODUTO E RELATAR OS RESULTADOS PLANEJAR : ESTABELECER OS OBJETIVOS E PROCESSOS NECESSÁRIOS PARA FORNECER RESULTADOS DE ACORDO COM OS REQUISITOS DO CLIENTE E POLÍTICAS DA ORGANIZAÇÃO FAZER: IMPLEMENTAR OS PROCESSOS

P D A C Plan Do Action Check Executar as ações propostas Verificar os efeitos do trabalho executado Padronizar Identificar o problema Observar o problema Analisar o problema Elaborar o plano de ação Concluir

Resolvendo problema sem o PDCA Problema Causa Fundamental Causa Fundamental Causa Fundamental Causa Fundamental Mesmas causas fundamentais atuam novamente Mesmas causas fundamentais atuam novamente Problema Reincidente Problema Reincidente Ação de correção somente para remoção do sintoma Causas fundamentais do Problema não são investigadas Não são tomadas ações para bloquear as causas fundamentais do problema

EXECUÇÃO: Atuação de acordo com o "Plano de Ação" A P C D EFETIVO ? PROBLEMA: Identificação do Problema OBSERVAÇÃO: Reconhecimento das características do problema ANÁLISE: Descoberta das causas principais PLANO DE AÇÃO: Contramedidas ás causas principais VERIFICAÇÃO: Confirmação da efetividade da ação PADRONIZAÇÃO: Eliminação definitiva das causas CONCLUSÃO: Revisão das atividades e planejamento para trabalho futuro NÃO SIM J D META MELHOR NÚMERO DE RECLAMAÇÕES

5W-2H Inicial da palavra Finalidade InglêsPortuguês WhatO quê Especificar o que será feito WhoQuemEspecificar o responsável para executar ou coordenar a ação WhereOndeEspecificar o local onde será executada a ação ou a sua abrangência WhenQuando Especificar o prazo para executar a ação WhyPor quê Explicar a razão pela qual a ação deve ser feita HowComoEspecificar a forma pela qual (método) a ação deverá ser feita How much Quanto custa Prover informações sobre o custo (orçamento) necessário para executar a ação

(What?) O quê? – O que acontece? – As definições operacionais estão claras? ( por exemplo, os defeitos estão claramente definidos?) (Where?) Onde? – Onde se localizam geograficamente as reclamações dos clientes? (When?) Quando? – Quando o problema começou? – Quando ele se tornou mais importante ou mais grave? – Quando, em que turnos de trabalho, a incidência do problema é maior? – Em que época do ano o problema acontece? (Why?) Por que? – Qualquer explicação relacionada ao problema deve ser considerada.

(How?) Como? – Em que forma de operação o problema ocorre? – Que procedimentos estavam sendo utilizados? (How many?) Quanto, ou quantos? – Qual a extensão do problema? – O processo está sob controle estatístico? – Alguns problemas são levantados a partir de reclamações de clientes, internos ou externos. Em ambos os casos é fundamental entender exatamente qual o problema. cliente interno: colocam-se um ou mais representantes do cliente, fazendo parte do time. cliente externo: faz-se entrevistas diretas com ele, para entender porque ele está insatisfeito. – Não se deve ficar preso a questionários que agrupem os problemas em categorias pré-determinadas, correndo o risco de “resolver” o problema errado, e não atender realmente ao cliente.

PROCESSO: VENDAS PROBLEMA: DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE CLIENTESRESP.-LIDER: Neide 3/1/2013 PLANO DE AÇÃO O QUE FAZERPORQUEQUEMCOMOONDEQUANDOQUANTO OTIMIZAR O CARDÁPIO MELHORAR QUALIDADE GERAL Ricardo PESQUISA, ESTUDO E ANÁLISE DAS VENDAS ATUAIS C/ REDUÇÃO DE TIPOS RESTAURAN TE 24/03/13 não agregar custo significativo OTIMIZAR OS PREÇOS COMPATIBILIZA R COM A CONCORRÊNCIA Francisco CHECAR PREÇOS DOS CONCORRENTES - CONVERSAR C/ MOTOBOYS - MAPEAR RUA / TELEFONE 17/03/131000,00 DEFINIR E IMPLANTAR UM DIFERENCIAL DE QUALIDADE SE DESTACAR DOS CONCORRENTE S Rubens PESQUISAR C/ CLIENTES E FAZER ANÁLISES DE CUSTO-BENEFÍCIO RESTAURAN TE 28/02/13 não agregar custo significativo FAZER E DISTRIBUIR NOVO PANFLETO REFORÇAR E AMPLIAR CONTATO COM CLIENTES Magrão C/ OS MOTO-BOYS E MALA-DIRETA RUA / TELEFONE /MALA DIRETA 01/04/133000,00