CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP

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Transcrição da apresentação:

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP H M A N II EMENTA: Formação de equipes. Instrumento de desenvolvimento (desenvolvimento gerencial, incluindo aspectos de liderança, educação e treinamento de pessoal), de controle (banco de dados, sistemas de informação e auditoria de administração de pessoas). A questão do estresse e dos conflitos na gestão de pessoas. Evolução e perspectivas da Administração de Pessoas: sistemas modernos de trabalho (banco de horas, horários flexíveis e trabalho em casa). Professora: Adm. Esp. Shirley Barreto de Moura CRAPA/AP Nº 06372 Email: shirley-moura@bol.com.br

COMPETÊNCIAS Analisar o papel e as competências da Administração de Recursos Humanos nas organizações; Comparar a concepção da Administração de Recursos Humanos tradicional e moderna; Planejar, organizar, controlar e dirigir situações que envolvam a Administração de Recursos Humanos nos seus diversos aspectos; Compreender a importância da Administração de Recursos Humanos para as organizações modernas; Desenvolver habilidades para a melhoria nos relacionamentos interpessoais; Recursos Humanos II

FORMAÇÃO DE EQUIPES CONCEITO: FORMAÇÃO DE EQUIPES: Atividade grupal de grande interação para aumentar a confiança e sinceridade entre os membros da equipe. Recursos Humanos II

EQUIPE CONCEITO: EQUIPES: Equipe pode ser entendida como um conjunto de pessoas que trabalham na mesma área ou são reunidas para desempenhar uma ou mais tarefas. Em geral, são formadas por um número reduzido de pessoas com habilidades complementares, que confiam umas nas outras e estão solidariamente comprometidos com a abordagem, os propósitos e os resultados; Uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio de esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em nível de desempenho maior do que a soma daquelas contribuições individuais. Recursos Humanos II

GRUPO CONCEITO: É definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. GRUPO: Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada um influencia e é influenciada pelas outras. Os membros de um grupo definem importantes distinções psicológicas entre si e as pessoas que não participam do grupo. Grupo é o conjunto de interações que ocorre entre duas ou mais pessoas, as quais se diferenciam pela força de uso de poder, crenças, valores e tipo de tomada de decisão, com diversos graus de complexidade. Recursos Humanos II

definem a si mesmas como membros; Em geral, elas: definem a si mesmas como membros; São definidas pelas outras como membros; identificam-se umas com as outras; envolvem-se em interação freqüente; participam de um sistema de papéis interdependentes; compartilham normas comuns; buscam metas comuns, interdependentes; possuem uma percepção coletiva da unidade; unem-se em todo confronto com outros grupos ou indivíduos; Recursos Humanos II

Gerando: fortalecimento, identidade, EFICÁFIA DO GRUPO Um grupo/equipe é eficaz quando satisfaz três critérios importantes PRODUÇÃO: atendendo ou superando padrões SATISFAÇÃO DOS MEMBROS: curto prazo, crescimento e desenvolvimento a longo prazo. CAPACIDADE DE COOPERAÇÃO CONTÍNUA: trabalhar juntos. Uma verdadeira equipe deve estar sempre comprometida em trabalhar em conjunto visando atingir o mais alto desempenho, sem se contentar em "fazer o possível", mas sim "fazer o necessário". Recursos Humanos II

EQUIPES DE TRABALHO TRADICIONAIS EQUIPES DE TRABALHO CONTEMPORÂNEAS - as pessoas trabalham "sozinhas"; - treinamento em geral focalizado em habilidades técnicas; - as atividades e tarefas são estritamente definidas; - coordenadores determinam e planejam o trabalho; - treinamento interdisciplinar é considerado ineficiente; - coordenadores determinam os "melhores métodos"; - recompensas baseiam-se no desempenho individual; - a maioria da informação é restrita aos coordenadores; - a prática de assumir riscos é desencorajada e, às vezes, punida. - as pessoas trabalham "juntas"; - treinamento interdisciplinar é a norma; - as tarefas exigem habilidades e conhecimentos amplos; - treinamentos são administrativos e técnicos para todos; - coordenadores e equipes determinam e planejam juntos; - maioria da informação é compartilhada em todos os níveis; - aprendizado é contínuo e exige treinamentos interpessoais; - prática de assumir riscos, dentro de limites, é encorajada e apoiada; - as recompensas baseiam-se no desempenho individual e de equipe; - todos trabalham visando buscar e melhorar métodos e práticas ótimas. Recursos Humanos II

POR QUE FORMAR EQUIPES ? Recursos Humanos II Organizar, capacitar e treinar equipes é muito útil, uma vez que o conjunto tem maior quantidade de recursos - informação, habilidades e talentos - do que cada indivíduo que a forma, desenvolvendo tarefas que não poderiam ser feitas isoladamente. A diversidade de recursos humanos possibilita o desempenho de tarefas complexas com segurança e mais chances de sucesso. O agrupamento de indivíduos é bastante proveitoso no tocante ao aprendizado, tanto sobre si mesmo, como também sobre novas habilidades e estratégias. A melhoria realmente ocorre quando o grupo começa a obter resultados que não seriam alcançados sem o efetivo trabalho em grupo. Os benefícios de formar equipes podem ser reduzidos quando estas não têm autonomia para a tomada de decisões, isto é, quando a coordenação não lhes confia significativas responsabilidades. Os coordenadores devem delegar real poder às equipes para que essas ponham idéias inovadoras em prática. Recursos Humanos II

LIDERANÇA Na formação de equipes, deve-se considerar os aspectos técnicos e funcionais, a capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e as habilidades interpessoais. As equipes devem ser formadas por pessoas com habilidades em manter a coesão e a harmonia do grupo, que impulsionem os ânimos, dêem apoio, mantenham o moral nos momentos difíceis, acrescentem humor, abrandem mágoas resultantes de atritos internos ou externos e estejam sempre preocupadas com o bem estar geral. Quem deve ser o líder "formal" da equipe? Qualquer membro da equipe deve poder assumir o papel de líder, pois, em se tratando de equipes multidisciplinares, alguns papéis ou funções terão maior importância em diferentes épocas ou circunstâncias. Recursos Humanos II

O LÍDER deve estar preparado para: manter o foco nos objetivos e nas metas; enxergar o que é relevante e significativo; estabelecer e manter a confiança e o comprometimento; administrar habilidades e experiências dos membros da equipe; administrar conflitos internos e externos; criar e administrar as oportunidades e tarefas da equipe e membros; trabalhar em conjunto ao invés de só comandar ou liderar. Recursos Humanos II

COORDENAÇÃO Equipes auto-coordenadas: Se reportam a um coordenador ou à uma coordenação geral que não faz parte da equipe, apesar de eventualmente permanecer junto à ela, por exemplo em treinamentos ou reciclagem. A coordenação deve entender que a equipe toma suas próprias decisões e deve orientá-la para que não ocorram desvios. A função do coordenador é ajudar a equipe a entender seus objetivos e metas, agindo como apoio e fonte de recursos (econômicos, humanos e técnicos). Recursos Humanos II

DESEMPENHO DE EQUIPES Para se formar uma equipe coesa e com normas de desempenho definidas, deve-se considerar os seguintes critérios: recrutar membros com habilidades diversificadas e complementares; recrutar membros com valores e experiências semelhantes; estabelecer parâmetros altos e rigorosos de seleção e admissão; estabelecer recompensas para o desempenho da equipe; manter a equipe com o menor tamanho possível, mas grande o suficiente para desempenhar suas funções e atender demandas. O melhor desempenho ocorre quando uma equipe tem como norma geral o alto desempenho. Grupos pouco coesos, com normas de desempenho alto, geralmente são mal sucedidos. Recursos Humanos II

DETERMINANTES DA EFICÁCIA DA EQUIPE O desempenho e a complexidade das equipes exigem que os gerentes conheçam os fatores incidentes em muitos níveis diferentes da análise. Alguns dos elementos essenciais ao desempenho eficaz da equipe depende de fatores associados à tarefa e, por isso, é necessária uma análise da tarefa da equipe. Outros dependem do nível individual dos membros da equipe e, portanto devem-se examinar também as contribuições individuais. Recursos Humanos II

EQUIPES DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: TIPOS DE EQUIPES As equipes podem ser classificadas com base em seus objetivos. As três formas mais comuns em uma organização são as equipes de solução de problemas, as equipes de trabalho autogeridas e as equipes interfuncionais. EQUIPES DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Grupos de 05 a 12 pessoas do mesmo departamento que se reúnem durante algumas horas da semana para discutir modos de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho. Raramente são dotadas de autoridade para implementar de modo unilateral as ações por eles sugeridas. Recursos Humanos II

EQUIPES DE TRABALHO AUTOGERIDA: TIPOS DE EQUIPES EQUIPES DE TRABALHO AUTOGERIDA: Grupo de 10 a 15 pessoas que assumem as responsabilidades de seus supervisores anteriores, podendo resolver problemas, implementar soluções e assumir responsabilidade total pelos resultados. EQUIPES INTERFUNCIONAIS: Funcionários com quase o mesmo nível hierárquico, mas de diferentes áreas de trabalho, que se juntam para realizar uma tarefa. Também podendo incluir membros de outras organizações. Força-tarefa equipe interfuncional temporária; Comitê diferentes linhas departamentais, equipe interfuncional. Recursos Humanos II

FORMANDO EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO: TIPOS DE EQUIPES As equipes interfuncionais constituem um meio eficaz de permitir que pessoas de diversas áreas ou organizações troquem informações, desenvolvam novas idéias, solucionem problemas e coordenem projetos complexos. FORMANDO EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO: TAMANHO: As melhores equipes de trabalho tendem a ser pequenas (máx. 10 componentes). Equipes muito grandes tendem a não desenvolver coesão, comprometimento e a responsabilidade mútua. Recursos Humanos II

TIPOS DE EQUIPES APTIDÕES DOS MEMBROS: São exigidas três habilidades diferentes para se desempenharem com eficácia: conhecimento técnico, aptidões para soluções de problemas e tomada de decisão, e habilidades interpessoais (ouvir, dar feedback e resolver conflitos). DISTRIBUINDO PAPÉIS E PROMOVENDO A DIVERSIDADE: As pessoas devem ser selecionadas com base em suas personalidades e preferências. Pessoas certas para os diversos papeis. Podendo desempenhar múltiplos papéis. Recursos Humanos II

PAPÉIS FUNDAMENTAIS NAS EQUIPES CRIADOR: põe em práticas idéias criativas VINCULADOR: coordena e integra CONSULTOR: encoraja e pesquisa + informações MANTENEDOR: trava combates externos CONTROLADOR: examina detalhes e aplica regras PRODUTOR: provê direção e acompanhamento ORGANIZADOR: estabelece estrutura ASSESSOR: análise perspicaz das opções PROMOTOR: defende idéias após terem sido praticadas EQUIPE