Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
Advertisements

O que é gestão financeira
Custos ... afinal, o que é isto?
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
MÓDULO 7 FONTES DE FINANCIAMENTOS DAS ATIVIDADES DAS EMPRESAS.
Reforço - Estrutura das Demonstrações Contábeis Módulo 6.1 Prof. Wilter Furtado (34) –
O que é Capital de Giro?. Definições existentes: 1) Conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar); 2) Conjunto.
Análise Financeira Hermano Perrelli
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Análise Financeira do Empreendimento
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
CUSTOS.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
O CONTEXTO DO PROJETO Político Estabilidade Institucional
Departamento Jurídico-Financeiro
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Aprendendo a montar sua empresa...
Orçamento de Despesas Operacionais
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
São necessários controles financeiros eficientes
Função da Administração:
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
BANCO BRADESCO.
O plano de Negócio.
Considerações preliminares
Planeje para Saber.... Nívea Cordeiro 201`1. Análise Econômica Notável - Charme & Elegância.
Capa da Obra Conceito Conta
Administração financeira
Preço na Prestação de Serviços
Técnico Contabilidade
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 8ª aula 27/05/15.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
Planejamento Financeiro
André Amorim. Representação Gráfica MÊS 0 MÊS 1 MÊS 1/2 MÊS 2 Fluxo Operacional Ciclo Econômico Rotação do Estoque Prazo Médio de Pagamento Prazo Médio.
Plano de Negócios NOME DA EMPRESA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ORÇAMENTO É uma poderosa ferramenta de planejamento, gestão e controle que envolve todos os setores da instituição. RECEITA DESPESA.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 7ª aula 20/05/15.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Plano de Negócio Exercício.
Administração Financeira
Mercado de Crédito Objetivo:
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 5ª aula 06/05/15.
$$$ Área Financeira $$$ Disciplina: Gestão Empreendedorismo Profa. Marli.
Etapas do processo orçamentário
PARTE 3: ASPECTOS ECONÔMICO-FINANCEIROS 3.1. Estimativa do investimento de capital Capital da Empresa Os Sócios investirão um capital de R$ ,00 Totalmente.
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Financeiro - Análise Financeira
Administração Financeira e Orçamentária I
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
FLUXO DE CAIXA.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
(Uma letra pode mudar uma completamente uma palavra, mas uma ATITUDE pode mudar TUDO, inclusive o mundo). 21/06/2016.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 6ª aula 13/05/15

PRINCIPAIS OPERAÇÕES DE CRÉDITO A EMPRESAS

FINANCIAMENTOS DE CURTO PRAZO - Crédito Bancário (Desconto de duplicata, Hot Money, etc); - Empréstimos de curto prazo; - Empréstimos em Conta Corrente; - Capital de Giro; - Factoring; - Crédito por assinatura (Aval bancário, fiança ou garantia bancária); - Financiamento garantido por estoque;

FINANCIAMENTOS DE LONGO PRAZO - FINAME; - Leasing ou arrendamento mercantil; - Leasing operacional; - Lease back - Crédito Direto ao Consumidor - CDC; - Capitais alheios estáveis (Recursos de sócios); - Linhas de créditos no BNDES (Além do FINAME).

CAPITAL DE GIRO Vários estudos sinalizam inúmeras opções a fim de obtermos o valor adequado da necessidade de capital de giro. Em uma análise do capital de giro é importante darmos atenção especial às contas: Duplicatas a Receber e Estoques. Existem basicamente dois ciclos existentes para o capital de giro, são eles: - Ciclo operacional, que é o tempo decorrente desde a compra da matéria-prima ou as mercadorias para revenda, passando pela venda dos produtos, até o recebimento desta venda. - Ciclo financeiro, que é o tempo decorrente entre todas as movimentações de caixa. Abrange todo o período compreendido desde a compra dos estoques e vai até o período do recebimento das vendas.

PLANO DE NEGÓCIO DESPESAS Despesas (1) Aluguel Energia Elétrica Água mês 1 mês 2 mês 3 mês 4 mês 5 mês 6 mês 7 mês 8 mês 9 mês 10 mês 11 mês 12 Despesas (1)   Aluguel Energia Elétrica Água Telefone Internet Despesas (2) Funcionários Tributos/Impostos Contabilidade Despesas (3) Matéria Prima n Despesas (4) Financiamentos RECEITAS produto 1 produto 2 LUCRO/PREJUIZO

Sobre avaliação da viabilidade econômica e financeira de um projeto.

A Avaliação da Viabilidade Econômica e Financeira de um Projeto deve ser realizada sempre que um novo projeto esteja em fase de implantação. O grande benefício desse tipo de análise é conseguir visualizar através de projeções e números, o real potencial de retorno do investimento em questão e portanto, decidir se as premissas estão corretas e se o projeto deve ir adiante ou não.

Projeção de Receitas 1 Não existe uma ordem específica de preenchimento dos dados para um estudo de viabilidade, podendo ser pelas Receitas ou pelas Despesas. O prazo de projeção varia de projeto para projeto de acordo com a expectativa de retorno. Ou seja, se você vai abrir uma lanchonete, provavelmente um horizonte de 3 a 5 anos seja suficiente. Já projetos maiores como uma construção de uma hidrelétrica, normalmente tem horizontes de décadas, pois o retorno é de longo prazo.

Projeção de Receitas 2 O importante é conseguir fazer aproximações do tamanho do público-alvo, com premissas de conversões baseadas em dados históricos ou comparativos de mercado. Outro ponto importante, é estimar a taxa de crescimento do negócio ao longo do tempo, que deverá no mínimo estar acompanhando a inflação, visto que a receita não começa nem se mantém no mesmo patamar.

Projeção de Custos e Investimentos 1 Da mesma forma que foram projetadas as receitas ao longo do tempo, você deve levantar os investimentos necessários para iniciar o negócio e também os custos operacionais do negócio para funcionar normalmente. Isso inclui de maneira simplificada: - Custos Fixos: Aqueles que são recorrentes e previsíveis como aluguel, salários, luz. - Custos Variáveis: Aqueles que variam de acordo com a produção e as vendas como comissões, taxas.

Projeção de Custos e Investimentos 2 - Impostos: Caso a empresa ainda não esteja aberta, é importante ver com o contador qual seria a classificação do novo empreendimento. (código contábil) O importante nessa etapa é conseguir os orçamentos mais realistas possíveis em contato direto com fornecedores ou fazendo pesquisas on- line.

SOBRE OS PROJETOS A SEREM APRESENTADOS: Empresa de terceirização de manutenção industrial: Legislação relativa à terceirização (pontos principais); Sindicato - Construção civil ou Empresas de terceirização?; Vantagens para empresa contratante; Principais profissionais a serem disponibilizados; Definição de salários base e tributação incidente sobre folha; Benefícios obrigatórios (Vale alimentação, Transporte, etc.); Marketing.

SOBRE OS PROJETOS A SEREM APRESENTADOS: Site para venda de materiais de construção: Legislação relativa à implantação do site; Registro do formato do site; Registro de domínio e do nome do site; Oportunidades de mercado; Concorrentes?; Logística necessária à implantação; Custo com pessoal (Implantação e manutenção); Marketing.

SOBRE OS PROJETOS A SEREM APRESENTADOS: Empresa de segurança para bairros residenciais: Legislação básica; Registro/autorização na polícia?; Parceria/apoio de empresas de segurança!?; Formatação para 50, 100, 200 e 500 residências; Concorrentes?; Diferenciais de segurança; Custo com pessoal (Implantação e manutenção); Seguro!?; Marketing.

PLANO DE NEGÓCIO DESPESAS Despesas (1) Aluguel Energia Elétrica Água mês 1 mês 2 mês 3 mês 4 mês 5 mês 6 mês 7 mês 8 mês 9 mês 10 mês 11 mês 12 Despesas (1)   Aluguel Energia Elétrica Água Telefone Internet Despesas (2) Funcionários Tributos/Impostos Contabilidade Despesas (3) Matéria Prima n Despesas (4) Financiamentos RECEITAS produto 1 produto 2 LUCRO/PREJUIZO