METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Período: 2013.1 Carga Horária: 45 h PLANO DE CURSO Prof. Emerson F. Jaguaribe s:

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METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Período: Carga Horária: 45 h PLANO DE CURSO Prof. Emerson F. Jaguaribe s:

EMENTA DO PROGRAMA Conhecimento e ciência. A ciência moderna e o contexto sócio-cultural. Ciência e método científico. Técnicas de Estudo: Técnicas de leitura, de resumir e elaborar fichamentos. Produção científica e apresentação estática de trabalhos acadêmicos: position paper, resenhas, relatórios, ensaios, artigos e monografias.

ASSUNTOS ABORDADOS Visão geral sobre: as Engenharias e a Engenharia Mecânica. Conceito de conhecimento e ciência; a ciência moderna e o contexto sócio-cultural; ciência e o método científico. Apresentação de algumas técnicas de estudo: técnicas de leitura, de resumir e de elaborar fichamentos. Indicação sobre a importância da produção científica na preparação do Engenheiro.

ASSUNTOS ABORDADOS Consideração sobre os meios de se formalizar a apresentação da produção acadêmica: ensaios, position paper, resenhas, relatórios, artigos e monografias. Definição de projeto acadêmico; detalhes sobre sua elaboração.

OBJETIVOS GERAIS Estimular a visão crítica, a capacidade de observação e de interferência na realidade, mediante a discussão de temas relativos: Propiciar os conhecimentos metodológicos básicos e iniciais para planejamento e elaboração de: relatórios, monografias, artigos científicos, projetos de pesquisa e de extensão. - às engenharias e à Engenharia Mecânica; - ao conhecimento, à ciência e à pesquisa científica.

PROGRAMA POR UNIDADES DIDÁTICAS UNIDADE 1: 25 horas aula 1.2 Objetivos práticos da Engenharia. 1.3 Bases da Engenharia Moderna. 1.4 Origem do termo. 1.5 Exemplos de máquinas rudimentares, de construções medievais, e a máquina de Héron. 1.6 A Engenharia Naval do Renascimento, a primeira máquina a vapor. 1.7 A Era Contemporânea. 1.1 O que é Engenharia e do que tratam as Engenharias, e a Engenharia Mecânica. 1. As Engenharias e a Engenharia Mecânica

PROGRAMA POR UNIDADES DIDÁTICAS 1.9 Sobre o engenheiro A Engenharia Mecânica Áreas da Engenharia Mecânica A Engenharia Mecânica e o Engenheiro Mecânico Campos de Atuação Objetivo do Curso na UFPB. 1.8 Principais ramos da Engenharia Modalidade, Duração e Mercado de Trabalho.

PROGRAMA POR UNIDADES DIDÁTICAS 2.1 Conhecimento. 2.2 Ciência. 2.3 Ciência e Sociedade. 2.4 Ciência e Técnica. 2.5 Uso e influência do conhecimento técnico- científico na sociedade. 2. Conhecimento e Ciência

PROGRAMA POR UNIDADES DIDÁTICAS 3.1 Técnicas de leitura e de fichamento. 3.2 As relações homem-mundo e a produção do conhecimento. 3.3 Normas Técnicas da ABNT 3.4 Como preparar e apresentar seminários 3.5 Elaboração de relatórios 3.6 A pesquisa como atividade acadêmica 3. Técnicas de Estudo 3.7 Noções de elaboração de projeto

PROGRAMA POR UNIDADS DIDÁTICAS UNIDADE 2: 20 horas/aula 2.1 Referências. 2.3 A execução de um projeto de pesquisa. 2.4 Elaboração de relatório de pesquisa. MÉTODO DO ENSINO-APRENDIZAGEM Aulas expositivas, seminários, debates, pesquisa dirigida, estudo dirigido, estudo em grupo, orientação individual, Exercícios em sala de aula. 2.2 O Projeto de Pesquisa.

RECURSOS DIDÁTICOS DO ENSINO- APRENDIZAGEM (MÉTODOS E MEIOS) 1. Tempo de exposição: 2 h e 30 min 2. Retroprojetor 3. Data show 4. Livros didáticos, artigos, monografias, periódicos, informações da internet, etc. Aulas expositivas, seminários, debates, pesquisa dirigida, depoimentos de engenheiros e de pesquisadores, estudo em grupo, orientação individualizada. MODOS E MEIOS DE EFETIVAÇÃO DO ENSINO - 2. Quadro e Giz pincel atômico

RECURSOS DIDÁTICOS DO ENSINO- APRENDIZAGEM (MÉTODOS E MEIOS) SOBRE A AVALIAÇÃO: 1. Verificação de conhecimento 2. Apresentação de Seminários 3. Trabalhos a serem realizados em casa. Todos os alunos terão direito a uma reposição, caso percam um dos exames. A reposição não deverá substituir o exame com nota considerada baixa. Três notas deverão compor a média final.

RECURSOS DIDÁTICOS DO ENSINO- APRENDIZAGEM (MÉTODOS E MEIOS) SOBRE O MATERIAL EXPOSTO EM CADA AULA: 1.A TURMA DEVERÁ CRIAR E REPASSAR UM E- MAIL QUE SERVIRÁ À COMUNICAÇÃO PROFESSOR/ALUNO. 2.ATRAVÉS DESSE SERÃO ENVIADAS AS TRANSPARÊNCIAS APRESENTADAS EM CADA AULA.

BIBLIOGRAFIA - Torres, C. C., Ciência e Tecnologia. Editora Universitária UFPE, Leitura-Construcao-Conhecimento/pagina1.html Por Regina Janiaki Copes. Publicado em 13/12/ Freire, P., SHOR, Ira. Método e Ousadia: o cotidiano do professor. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, Silva, E. T. da, O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura

BIBLIOGRAFIA - BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2003, 241 p. - ALVES, Rubem. Tecnologia e humanização. In: Revista Paz e Terra, n. 08, Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista A Degradação do Trabalho no século XX. Rio de Janeiro, Guanabara, ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

BIBLIOGRAFIA PERELMAN, L. C. ; PARADIS, J. ; BARRETT, E. The Mayfield Handbook of Technical and Scientific Writing. London: Mayfield, 2001, The McGraw-Hill Companies. - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL Pe. SABÓIA DE MEDEIROS. Manual para apresentação formal de trabalhos acadêmicos. 2. ed. São Bernardo do Campo, Disponível em: < al.pdf >.

BIBLIOGRAFIA - ALVARENGA, Maria Amália de Figueiredo Pereira; ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto. Apontamentos de metodologia para a ciência e técnicas de redação científica. 2 ed. Porto Alegre: Fabris, LAKATOS, E. M; MARCONI M. de A. Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2ª Edição, 1991.