Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro
Evolução Tecnológica do Ensino CozinhaX Sala de Aula Sala de Aula
Tecnologia na Cozinha
Tecnologia em Sala de Aulas 1210
Tecnologia em Sala de Aulas 1910
A Nova Sala de Aulas t Conectada t Interativa t Multimídia 2004
Educação a Distância t Ocorre quando existe distância física entre alunos e professores t Independência da localização física e tempo t Variáveis graus de presencialidade
Tipos de EAD t Sincrônica t Assincrônica t Centrada no professor t Centrada no aluno t Centrada no ensino t Centrada no aprendizado
Os Elementos Básicos da Educação t Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. t Interação Grupo de discussão, interação em classe virtual, etc. t Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. t Certificação t Gestão
A Revolução Digital t As formas tradicionais de EAD (papel e correio, TV, rádio) estão sendo substituidas pelo acesso e interação por meios eletrônicos digitais (computadores, redes) t Livro -> substituição barata e em massa da instrução t Computador e rede -> substituição barata e em massa da interação
Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Informática Listas Chat Videoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV
As Tendências da Educação “Haverá uma profunda mudança no papel do professor em relação ao aluno. O ensino será mais focalizado na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que do ensino pelo professor”. Jacques Marcovitch Ex-Reitor da USP
Formas de acesso ao conteúdo Estudo individual pela Web Computação móvel Ensino em classe Rede sem fio
Biblioteca Digital Periódicos on-line CD DVD e-Books
Suporte On-Line às Disciplinas Slides das aulas Plataforma de e-learning
Tutorial Interativo Multimedia
Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos
Discussão de casos clínicos via Web “Chatroom” em Java quadro texto imagens moderador participantes 1997
Videoconferências
Tipos de Apoio da Internet t Cursos Puramente Presenciais –Home-page do curso –Suporte on-line a material didático –Comunicação com alunos via t Cursos Mistos ou Puramente Remotos –Mais: Comunicação síncrona (chat) –Gerenciamento acadêmico on-line –Avaliação on-line
Bases Legais da EAD t Contemplada pela LDBE t Equiparação com presencial t Regulamentação e acreditação dos cursos t 20% da carga didática presencial pode ser dada a distância
Benefícios da EAD t Independência geográfica t Independência temporal t Boa relação custo-benefício t Aprendiz dirige o seu aprendizado t Comunicação aumentada t Qualquer um pode se beneficiar t Material mais estimulante t Caminhos inovadores
Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem t Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha t Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) t E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet t Interatividade (batepapo, fórum, ) t Aprendizado independente e colaborativo
Plataformas de EAD t Comerciais –Lotus Learning Space –Docent –WebCT –Blackboard –WebAula t Software livre –Moodle –Teleduc
Atualização Científica
Classe Virtual Chat audio texto Video stream
Controle Acadêmico
Problemas da EAD via Web t Exigem muita disciplina por parte do aluno t Paradigma muito diferente do que está habituado t Altos índices de evasão t Não funciona para cursos longos t Alto custo de desenvolvimento
Qual é a solução? t Ensino telepresencial (ou presencial conectado, ou presencial via rede) t Atividades sincrônicas (teleconferência de vídeo, satélite, video-streaming) aliadas a atividades assincrônicas (WWW, ) t Farto material de apoio, intensa interatividade
Colaboração Visual a Distância t Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas pontas) t Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma ponta e voz bidirecional em ambas t Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma ponta e texto bidirecional (fax, IRC ou )
Cursos por Teleconferência t Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica t Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto t Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica t Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor
Sinergia Teleconferência-Web t Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma via Web t Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.
Componentes do Sistema CGC Centro Gerador de Conteúdo SAT Hub e Teleporto Sala Salas Remotas
Solução de Educação Via Satélite t Solução de conectividade via satélite digital bidirecional t Conexão assimétrica em banda larga t TV digital MP4 em streaming de 400 a 750 Kbps t VoIP e videoconferência de até 256 Kbps t Acesso total à Internet ( , Web, FTP, etc.) t Diferenciação de preços por entidades receptora e geradora de conteúdo t Investimento inicial e operação de baixo custo t Disponibilidade imediata, instalação imediata
IRD Satélite Bidirecional > Downlink: satélite > Uplink: satélite Geração de Conteúdo Salas de aula HUB TV VCR Internet IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD TV VCR IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2
Área atingida pelo satélite
Estúdio de geração de aulas por TV Câmara de documentos Computador para slides Computador Para perguntas Teleprompter TV
Unidade Microlins Sat Internet TV
Gravador VHS Computador Sistema de som Microfone Sala de Recepção de Aulas Impressora Modem satélite Antena parabólica Webcam
Computador de videoconferência TV Webcam Monitor de vídeo Microfone PC Mouse
O Educador t Ministra a aula, faz demonstrações, passa tarefas, interage com o tutor local e alunos, etc.
O Assistente do Educador t Auxilia o professor no intercâmbio com os tutores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala
Tutor Local t Contratado pelo franquiado t Auxilia o professor nas tarefas de classe, manutenção da ordem, envio de perguntas, etc t Opera o equipamento
O Tutor On-Line t Treina e orienta os tutores locais e os assistentes t Responde a perguntas dos alunos pelo e webfórum
Tipos de interação t Por texto t Por voz t Por imagem e voz t Pelo webfórum
Transmissão da aula EstúdioSalas remotas
Solicitação de interação EstúdioSalas remotas
Cessão da interação EstúdioSalas remotas
Retomada da aula EstúdioSalas remotas
Universidade Corporativa t Estrutura que engloba e unifica as atividades internas e externas de educação, treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários e executivos da empresa; t Pode ser inteiramente terceirizada (docentes, cursos, site na Web, etc.), sem necessidade de investimento em infraestrutura física e humana própria
Outras aplicações t Reuniões administrativas e de planejamento t Videoconferência s entre matriz e filiais t Entrevistas a distância para recrutamento e promoção
Outras aplicações t Seminários de desenvolvimento gerencial e de vendas t Transmissão de congressos, convenções virtuais t Lançamento de novos produtos e serviços t Grupos de foco
Outras aplicações t Colaboração a distância na elaboração de planos de engenharia e manufatura t Treinamento de uso de software gerencial
Desafios e Reflexões t Como modificar o paradigma e a cultura nas escolas? t Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? t Onde achar os recursos financeiros? t Como evitar a desumanização do ensino? t Como continuar evoluindo? t Como gerar um modelo auto-sustentável?
“O impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma nova civilização”. Alvin Toffler
Quais são as Soluções? t Realizar uma mudança cultural profunda –Formação ao invés de informação –Quebra do paradigma baseado no professor –Promoção da cultura da informática –Democratização do acesso à informação –Difusão da qualidade de ensino t Aumento dramático do uso de tecnologias modernas de informação: –Videoconferência –Internet/WWW –Publicações eletrônicas –Educação a distância
TI e Sociedade t 90% dos municípios brasileiros têm menos de habitantes, 65% menos de 30 mil habitantes t 80% dos brasileiros não usam computadores, 86% não usam Internet t 60% dos professores não usam computadores ou Internet
O que é t Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas t Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional t Coordena consórcio de 25 universidades e associações científicas para desenvolver uma rede de educação a distância t 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas
Parcerias e Apoios B&CTec
Realizações t Rede Edumed t Biblioteca Digital Multimídia (MINC) t Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave t Desenvolvimento de cursos on-line (mais de alunos em 2002) t Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas t Centro corporativo em Campinas
Consórcio EduVirt t Universidade Federal do Amazonas t Universidade Federal do Ceará t Universidade Federal de Pernambuco t Universidade Federal de Goiás t Pontifícia Universidade Católica do Paraná t Universidade de São Paulo t Universidade Estadual de Campinas t Universidade Federal de Santa Catarina t...
Internet Faculdade Hospital Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina Satélite digital Internet Videoconferência Hospital Meta: 90 faculdades e 500 hospitais Centros produtores Centros consumidores
Serviços t Prospecção e consultoria tecnológica e pedagógica, e estruturação operacional de redes próprias de EaD t Treinamento e capacitação de recursos humanos t Desenvolvimento/adaptação, oferta e certificação de cursos t Terceirização de operações de EaD e telemedicina t Locação da infraestrutura logística, estúdios, etc.
Curso de Capacitação de Instrutores em EAD t Curso intensivo prático de 50 horas t Treinamento no uso da Web, plataformas de gerenciamento de ensino/aprendizagem e televideoconferência t Capacitação em planejamento e gestão de e-learning.
Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Tel. (019) Fax (081)