Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maio / 2006.
Advertisements

Pontifícia Universidade Católica
Um Projeto de Educação a Distância via Satélite
Desafios e oportunidades do EAD
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Educação em Saúde na Internet Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
Ensino Interativo via Satélite
Como Implantar um Sistema de Cursos Superiores a Distância?
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Videoservidor e programador
Projeto de Educação a Distância da Metrocamp
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ensino e Treinamento Telepresencial Interativo via Satélite
Projeto Educação Virtual para o Município Instituto Edumed Campinas EduVirt.
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Projeto Educação Novo Milênio Instituto Edumed TV Século 21 Instituto Edumed TV Século 21.
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Projeto Rede Brasileira de Educação à Distância Dezembro/2004.
Um Projeto de Educação a Distância
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
MIDAS Projeto MIDAS Rede Integrada de Saúde. MIDAS Município Integrado Digital para Aplicações em Saúde.
Edumed.net Consórcio Nacional para a Educação a Distância em Medicina e Aplicações em Telemedicina.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância.
Projeto Impacta EAD Instituto Edumed Campinas, SP Instituto Edumed Campinas, SP.
Laboratório de Ensino a Distância
Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Pós- Graduação e Educação Continuada em Saúde Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e Instituto Edumed.
Educação a Distância em Oncologia
Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro
Telemedicina, Internet e Interatividade Digital Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica UNICAMP Instituto Edumed.
Aplicações da TV Digital Interativa no Setor Saúde
Educação a Distância no Ensino Superior
Educação a Distância: Uma Visão Geral
Tecnologias em Educação a Distância
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Experiências de Uso de Tecnologias na Educação Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Projeto Rede de Educação e Tele- Saúde Via Satélite.
Ensino e Treinamento Via Satélite. O Instituto Edumed Associação de pesquisa, desenvolvimento e educação, sem fins lucrativos, estabelecida em Campinas,
Educação a Distância no Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Projeto de Educação a Distância da Anhangüera Educacional
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite
Projeto de Educação à Distância para Universidades
EDUMEDNet Sistema EDUMEDNet Rede Integrada de Educação a Distância e Telesaúde.
MICROLINS Centro de Formação Profissional
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite UnimedSat.
Videoconferência Via Satélite
MICROLINS SAT nsino presencial conectado via satélite MICROLINS SAT e nsino presencial conectado via satélite.
Projeto Instituto Virtual de Oncologia Novartis Oncologia e Instituto Edumed.
Avanços na Educação a Distância em Saúde
Educação a Distância em Saúde na UNICAMP Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
Educação a Distância e Telesaúde nos Municípios
EduCorp Tecnologia e Educação Plataforma Integrada de Ensino a Distância para Instituições de Ensino Superior.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Projeto de Educação à Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo.
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Avanços na Educação a Distância em Saúde Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e Instituto Edumed.
Colaboração Instituto Edumed GESAC Maio Áreas de Atuação – Fase III Formação, educação e treinamento a distância Serviços de telemedicina e telesaúde.
Parcerias Edumed/Diveo Campinas, março de Aporte Diveo Backbone digital wireless de alto desempenho e confiabilidade em São Paulo, Campinas, Rio.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro

Evolução Tecnológica do Ensino CozinhaX Sala de Aula Sala de Aula

Tecnologia na Cozinha

Tecnologia em Sala de Aulas 1210

Tecnologia em Sala de Aulas 1910

A Nova Sala de Aulas t Conectada t Interativa t Multimídia 2004

Educação a Distância t Ocorre quando existe distância física entre alunos e professores t Independência da localização física e tempo t Variáveis graus de presencialidade

Tipos de EAD t Sincrônica t Assincrônica t Centrada no professor t Centrada no aluno t Centrada no ensino t Centrada no aprendizado

Os Elementos Básicos da Educação t Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. t Interação Grupo de discussão, interação em classe virtual, etc. t Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. t Certificação t Gestão

A Revolução Digital t As formas tradicionais de EAD (papel e correio, TV, rádio) estão sendo substituidas pelo acesso e interação por meios eletrônicos digitais (computadores, redes) t Livro -> substituição barata e em massa da instrução t Computador e rede -> substituição barata e em massa da interação

Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Informática Listas Chat Videoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV

As Tendências da Educação “Haverá uma profunda mudança no papel do professor em relação ao aluno. O ensino será mais focalizado na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que do ensino pelo professor”. Jacques Marcovitch Ex-Reitor da USP

Formas de acesso ao conteúdo Estudo individual pela Web Computação móvel Ensino em classe Rede sem fio

Biblioteca Digital Periódicos on-line CD DVD e-Books

Suporte On-Line às Disciplinas Slides das aulas Plataforma de e-learning

Tutorial Interativo Multimedia

Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos

Discussão de casos clínicos via Web “Chatroom” em Java quadro texto imagens moderador participantes 1997

Videoconferências

Tipos de Apoio da Internet t Cursos Puramente Presenciais –Home-page do curso –Suporte on-line a material didático –Comunicação com alunos via t Cursos Mistos ou Puramente Remotos –Mais: Comunicação síncrona (chat) –Gerenciamento acadêmico on-line –Avaliação on-line

Bases Legais da EAD t Contemplada pela LDBE t Equiparação com presencial t Regulamentação e acreditação dos cursos t 20% da carga didática presencial pode ser dada a distância

Benefícios da EAD t Independência geográfica t Independência temporal t Boa relação custo-benefício t Aprendiz dirige o seu aprendizado t Comunicação aumentada t Qualquer um pode se beneficiar t Material mais estimulante t Caminhos inovadores

Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem t Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha t Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) t E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet t Interatividade (batepapo, fórum, ) t Aprendizado independente e colaborativo

Plataformas de EAD t Comerciais –Lotus Learning Space –Docent –WebCT –Blackboard –WebAula t Software livre –Moodle –Teleduc

Atualização Científica

Classe Virtual Chat audio texto Video stream

Controle Acadêmico

Problemas da EAD via Web t Exigem muita disciplina por parte do aluno t Paradigma muito diferente do que está habituado t Altos índices de evasão t Não funciona para cursos longos t Alto custo de desenvolvimento

Qual é a solução? t Ensino telepresencial (ou presencial conectado, ou presencial via rede) t Atividades sincrônicas (teleconferência de vídeo, satélite, video-streaming) aliadas a atividades assincrônicas (WWW, ) t Farto material de apoio, intensa interatividade

Colaboração Visual a Distância t Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas pontas) t Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma ponta e voz bidirecional em ambas t Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma ponta e texto bidirecional (fax, IRC ou )

Cursos por Teleconferência t Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica t Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto t Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica t Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

Sinergia Teleconferência-Web t Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma via Web t Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.

Componentes do Sistema CGC Centro Gerador de Conteúdo SAT Hub e Teleporto Sala Salas Remotas

Solução de Educação Via Satélite t Solução de conectividade via satélite digital bidirecional t Conexão assimétrica em banda larga t TV digital MP4 em streaming de 400 a 750 Kbps t VoIP e videoconferência de até 256 Kbps t Acesso total à Internet ( , Web, FTP, etc.) t Diferenciação de preços por entidades receptora e geradora de conteúdo t Investimento inicial e operação de baixo custo t Disponibilidade imediata, instalação imediata

IRD Satélite Bidirecional > Downlink: satélite > Uplink: satélite Geração de Conteúdo Salas de aula HUB TV VCR Internet IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD TV VCR IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2

Área atingida pelo satélite

Estúdio de geração de aulas por TV Câmara de documentos Computador para slides Computador Para perguntas Teleprompter TV

Unidade Microlins Sat Internet TV

Gravador VHS Computador Sistema de som Microfone Sala de Recepção de Aulas Impressora Modem satélite Antena parabólica Webcam

Computador de videoconferência TV Webcam Monitor de vídeo Microfone PC Mouse

O Educador t Ministra a aula, faz demonstrações, passa tarefas, interage com o tutor local e alunos, etc.

O Assistente do Educador t Auxilia o professor no intercâmbio com os tutores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala

Tutor Local t Contratado pelo franquiado t Auxilia o professor nas tarefas de classe, manutenção da ordem, envio de perguntas, etc t Opera o equipamento

O Tutor On-Line t Treina e orienta os tutores locais e os assistentes t Responde a perguntas dos alunos pelo e webfórum

Tipos de interação t Por texto t Por voz t Por imagem e voz t Pelo webfórum

Transmissão da aula EstúdioSalas remotas

Solicitação de interação EstúdioSalas remotas

Cessão da interação EstúdioSalas remotas

Retomada da aula EstúdioSalas remotas

Universidade Corporativa t Estrutura que engloba e unifica as atividades internas e externas de educação, treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários e executivos da empresa; t Pode ser inteiramente terceirizada (docentes, cursos, site na Web, etc.), sem necessidade de investimento em infraestrutura física e humana própria

Outras aplicações t Reuniões administrativas e de planejamento t Videoconferência s entre matriz e filiais t Entrevistas a distância para recrutamento e promoção

Outras aplicações t Seminários de desenvolvimento gerencial e de vendas t Transmissão de congressos, convenções virtuais t Lançamento de novos produtos e serviços t Grupos de foco

Outras aplicações t Colaboração a distância na elaboração de planos de engenharia e manufatura t Treinamento de uso de software gerencial

Desafios e Reflexões t Como modificar o paradigma e a cultura nas escolas? t Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? t Onde achar os recursos financeiros? t Como evitar a desumanização do ensino? t Como continuar evoluindo? t Como gerar um modelo auto-sustentável?

“O impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma nova civilização”. Alvin Toffler

Quais são as Soluções? t Realizar uma mudança cultural profunda –Formação ao invés de informação –Quebra do paradigma baseado no professor –Promoção da cultura da informática –Democratização do acesso à informação –Difusão da qualidade de ensino t Aumento dramático do uso de tecnologias modernas de informação: –Videoconferência –Internet/WWW –Publicações eletrônicas –Educação a distância

TI e Sociedade t 90% dos municípios brasileiros têm menos de habitantes, 65% menos de 30 mil habitantes t 80% dos brasileiros não usam computadores, 86% não usam Internet t 60% dos professores não usam computadores ou Internet

O que é t Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas t Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional t Coordena consórcio de 25 universidades e associações científicas para desenvolver uma rede de educação a distância t 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas

Parcerias e Apoios B&CTec

Realizações t Rede Edumed t Biblioteca Digital Multimídia (MINC) t Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave t Desenvolvimento de cursos on-line (mais de alunos em 2002) t Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas t Centro corporativo em Campinas

Consórcio EduVirt t Universidade Federal do Amazonas t Universidade Federal do Ceará t Universidade Federal de Pernambuco t Universidade Federal de Goiás t Pontifícia Universidade Católica do Paraná t Universidade de São Paulo t Universidade Estadual de Campinas t Universidade Federal de Santa Catarina t...

Internet Faculdade Hospital Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina Satélite digital Internet Videoconferência Hospital Meta: 90 faculdades e 500 hospitais Centros produtores Centros consumidores

Serviços t Prospecção e consultoria tecnológica e pedagógica, e estruturação operacional de redes próprias de EaD t Treinamento e capacitação de recursos humanos t Desenvolvimento/adaptação, oferta e certificação de cursos t Terceirização de operações de EaD e telemedicina t Locação da infraestrutura logística, estúdios, etc.

Curso de Capacitação de Instrutores em EAD t Curso intensivo prático de 50 horas t Treinamento no uso da Web, plataformas de gerenciamento de ensino/aprendizagem e televideoconferência t Capacitação em planejamento e gestão de e-learning.

Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Tel. (019) Fax (081)