CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

PSICOLOGIA.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Autor: Juan Delval Editora Papirus
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Essa é minha escola.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Concepções de Aprendizagem.
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
O psicólogo e as relações de trabalho
Ciberinfante criativo
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto.
Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Didática: organização do trabalho pedagógico
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Tendência Progressista Libertadora
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Teoria Sociocultural.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Tema central e eixos temáticos
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
A formação das teorias a partir de concepções antropológicas Teorias da Personalidade I Felipe Stiebler Leite Villela.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
O computador como Meio e como Fim...
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
O que entendemos por teoria e por prática.
Psicologia da Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Matriz de avaliação processual
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS PROFª DRA. MARIA DA CONCEIÇÃO PARENTE JARDIM

CORRENTES TEÓRICAS Na discussão da didática universitária e seu significado na formação de professores desse nível de ensino, é preciso levar em conta as correntes teóricas subjacentes às ações didático-pedagógicas dos professores pensando o ensino superior como um espaço de ensino e aprendizagem de professores e alunos. Faz-se necessário o conhecimento das diferentes correntes teóricas que embasam essas ações didáticas e que, decorrentes de determinadas concepções de homem e mundo, nos ajudam a compreender nossas formas de nos aproximarmos do conhecimento – consequentemente, das formas por meio das quais nossos alunos aprendem.

CORRENTES TEÓRICAS Considerar a relação homem/natureza e a relação homem/cultura/conhecimento é buscar compreender como o homem chega a conhecer e a produzir cultura, explicando como essas relações ocorrem. Dependendo da visão de mundo existente em determinada situação sócio-histórica, as teorias evoluem ou se modificam, conforme se mostram capazes, ou não, de explicar a realidade.

Continuação... Assim sendo, as diferentes teorias psicológicas oferecem tais explicações com base na maior ou menor ênfase dada, ora do sujeito que conhece, ora ao do objeto a ser conhecido, quanto ao objeto. Os conhecimentos disponíveis ou a serem elaborados são explicados, portanto, de acordo com a visão que se tem a respeito da relação sujeito/objeto.

Continuação... Essas teorias recebem denominações diferentes, conforme acentuem a predominância ou inter-relação de aspectos próprios do sujeito ou próprios do objeto. Quando há predominância dos fatores do sujeito-são inerente ao homem - Inatismo; Quando há predominância dos fatores ligados ao objeto – Ambientalismo; Quando há interação entre o sujeito e o objeto, de modo que um constitui o outro. - Interacionismo

INTERACIONISMO Várias correntes foram elaboradas: O Construtivismo – Jean Piaget, propondo que a construção do conhecimento se dá na e pela ação do sujeito; O Sociointeracionismo – Vallon e Vygotsky, acreditando que o conhecimento seja construído na e pela interação social- ( pessoais, sociais e culturais)