TECNOLOGIA ASSISTIVA Mestranda: Aimi Tanikawa de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Advertisements

Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
Fundação Roberto Marinho
AS TICS E A ESCOLA.
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
Área do conhecimento: Biologia
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Junho de 2007 Implementação de Objetos de Aprendizagem para Disciplinas de Análise Estrutural dos Cursos de Engenharia Coordenador: Luis Alberto Segovia.
(digite aqui o nome do jogo) (digite aqui o seu nome) (digite aqui seu ) Como jogar (digite aqui as regras e modo de jogar) Materiais necessários.
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
ESTUDO DE CASO.
Plano de Ação Pedagógica
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
 .
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
ÁREA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA (DFN)
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Pederneiras- São Paulo
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
O uso de novas mídias nas escolas
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Módulo 6 - Estudo de Caso e Plano de Ação Pedagógica
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Projeto Brincar para Vencer
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
Aprendizagens em Arte Coordenadora
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
PROJETO: INCLUSÃO ESCOLAR DIVERSIDADE COM ARTES
Sala de Recursos Multifuncionais
PLANO DE AULA O ALFABETO. 1.
ENFRENTAR AS INCERTEZAS: alternativas didáticas em ambientes virtuais
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Como Utilizar a Internet na Educação
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
Registro de Estudo de Caso
Patrícia de Oliveira Souza
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Instituto A Vez do Mestre
Software Educativo Discente:Lucilaine de Fátima Ferreira Prof(a):Gilca Vilarinho dos Santos Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia.
GT Ensino de Arte e Tecnologia COORDENADOR Professor Dr. Leonardo Riodades (UFF) Aluno responsável: Marcelo Ginú NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
(enviado junto com o presente)
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL. SEMINÁRIO DE ESPORTE EDUCACIONAL Sabrina de Cássia Tuleski e Suzana Nunes Branco Escola Municipal Professora Terezinha.
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.
Resumo Neste projeto foram desenvolvidos experimentos de Química acessíveis e inclusivos para o ensino de Química com foco em alunos do ensino médio. Os.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA ASSISTIVA Mestranda: Aimi Tanikawa de Oliveira Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/ UFF/ Instituto de Biologia Coordenadora: Dra. Cristina Delou Orientadora: Dra. Cristina Lúcia Maia Coelho

ALTA TECNOLOGIA BAIXA TECNOLOGIA Refere-se à tecnologia considerada de ponta, isto é, que trabalha com as mais recentes inovações tecnológicas COMPUTADOR IPAD NOTEBOOK SOFTWARES COMO JOGOS ELETRÔNICOS É a tecnologia mais simples e que pode ser confeccionada : EYE-GAZE PRANCHA DE C.A.A. AVENTAL DE FELTRO PLANO MAGNÉTICO

DESAFIO: Confecção de jogos educativos de baixa tecnologia ( em grupos) para pessoas com deficiência físico-motora 1º jogo: PALAVRAS COM IMAGENS NO PLANO MAGNÉTICO OBJETIVO: confeccionar um jogo acessível para alunos com deficiência física que lhes permita trabalhar as letras que iniciam as palavras Processo: Preparo do plano magnético com cobertura de contact Preparo das peças com letras e imagens Colocação de ímã no verso da peça Preparação das cartelas com o alfabeto

2º jogo: JOGO DA MEMÓRIA COM ANIMAIS OBJETIVO: produzir jogo da memória que seja acessível para alunos com deficiência física Processo: Confecção do plano de feltro Preparo das peças do jogo da memória com base em E.V.A. Colocação do velcro no verso da peça para aderência ao feltro Confecção da luva de feltro para manusear as peças

Confecção do plano de feltro 3º jogo: JOGO DE COLETIVOS OBJETIVO: Confeccionar o jogo que possibilite ao aluno DF utilizá-lo para construir o conceito de coletivos Processo: Confecção do plano de feltro Preparo das peças que trabalham o conceito de coletivos Colagem do velcro no verso das peças Confecção do dedoche e luva de feltro para aderência das peças

FUNCIONALIDADE DOS JOGOS EDUCATIVOS ACESSÍVEIS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICO-MOTORA A baixa tecnologia assistiva permite a produção de materiais didáticos acessíveis para alunos que apresentam dificuldade motora, propiciando autonomia em seu fazer pedagógico. Estes recursos possibilitam aos alunos maior independência em suas ações escolares e com isso, a construção dos seus conhecimentos. Os jogos educativos que foram confeccionados pela turma de enfermagem da disciplina de Psicologia da Educação, da prof.ª Cristina Lúcia Maia Coelho, com a orientação da Mestranda Aimi, têm o objetivo de apresentar formas diferentes de aprendizagem, associando o lúdico às tecnologias que oportunizam a participação de todos os alunos no contexto escolar.