Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática pedagógica – intervenções metodológicas.
Arte Sensações / emoções O que é belo na arte? Como os pintores clássicos retratavam as mulheres e como são as mulheres que ilustram as revistas atuais? Quais os fatores que determinam as concepções de belo?
O que é arte? “atividade que supõe a criação de sensações ou estados de espíritos de caráter estético carregado de vivência pessoal e profunda, que pode suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação; por exemplo, uma obra de arte; as artes visuais; arte religiosa; a arte popular; a arte da poesia; a arte musical.” (apostila)
Se a arte amplia nosso conhecimento de mundo Se a educação é um processo dialógico no qual promove o desenvolvimento biopsicosocial e cognitivo do ser humano Logo, a arte tem reconhecido espaço na educação do homem e contribui para a constituição da subjetividade de cada pessoa e para a sua capacidade de intervir como agente de cultura em uma dada sociedade.
Aprendendo com as narrativas Cultura acústica, ágrafa e letrada. Aedo: contador dos grandes feitos dos gregos Filhas da memória: Inspiravam os poetas Griot – Contador de histórias na cultura africana (transmite a cultura ágrafa de seu povo)
Como a escola lida com a diversidade de alunos que recebem Como a escola lida com a diversidade de alunos que recebem? Temos apenas uma “cultura” no Brasil? Segundo o dicionário Houaiss cultura é um “conjunto de crenças, costumes, atividades, etc., de um grupo social; conhecimento; instrução. Como a instituição escolar tem promovido o acesso à diversidade de expressão do acervo artístico e cultural da humanidade? Do seu entorno?
A arte e o paradigma educacional emergente Sempre houve mudanças no modo de ver a educação; na organização escolar; na finalidade educacional. O mesmo ocorre com a arte. - O que é escolarização? “processo pelo qual passa todo saber difundido na escola, submetendo-se a uma organização escolar que o categoriza e o veicula em benefício do grupo de alunos.” (apostila)
Educação escolar ≠ de escolarização A educação escolar é muito mais complexa do que a aparente ordenação de conteúdos e tempos para a aprendizagem. A educação visa à formação do educando como um todo.
Arte significado para o aluno Professor/agente de cultura, como mediador para o desenvolvimento do gosto pela arte.
Intervenções para a leitura de textos artísticos no Ensino Médio Os Parâmetros curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM incluem o ensino de artes nas escolas. “conhecer arte é saber produzir, apreciar e interpretar formas artísticas e culturais em uma dimensão crítica e contextualizada, segundo os sistemas simbólicos que integram cada linguagem própria da arte”
Realidade das escolas brasileiras: Estudam artes apenas uma vez por semana Estudam datas comemorativas Restringem-se as aulas de literatura Poucos exemplares de livros literários nas escolas Valorização dos livros exigidos em vestibular Trabalhos “mecânicos” / ficha do livro
Pode o aluno compreender a Geografia humana na série “os Retirantes” de Portinari?
- É possível compreender a dimensão literária do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, lendo a obra e nela pesquisando a pintura, a música e a arquitetura urbana e os costumes familiares, os afazeres dos jovens no Rio de Janeiro do século XIX?
Como trabalhar as obras literárias e artísticas nas escolas? Através de PROJETOS e da interdisciplinaridade
A leitura abre horizontes para os jovens, apresenta um universo lingüístico e desperta o gosto e o prazer de ler. Nunca se esquecendo que o professor é o mediador deste processo e o exemplo para os seus alunos. O professor pode criar oficinas de contos, poemas, cordel, recitais, paródias, reescrita, contação de história, teatros. Criar grupos literários, abrir espaços para o aluno crie a sua obra.
O texto é uma “máquina preguiçosa” . Humberto Eco