Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
Máscaras Africanas.
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Flávio José Arns SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO Meroujy Giacomassi Cavet.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
CARAVANA DA POESIA VINÍCIUS DE MORAES.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Cristiane jonas Francisconi
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
A Escola e as Mudanças Sociais
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Arte e representação.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
ELIANE PEREIRA DE BRITO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
História nas atuais propostas curriculares
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Universidade Federal do Amapá
Tertúlia Dialógica.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
A Arte na Literatura de Cordel
Metodologia do Ensino da Arte
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Breve introdução ao estudo da Arte.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Constituição de acervo e a ação com a leitura
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS-DCSH CAMPUS DE CURRAIS NOVOS.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Patrimônio cultural.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática pedagógica – intervenções metodológicas.

Arte Sensações / emoções O que é belo na arte? Como os pintores clássicos retratavam as mulheres e como são as mulheres que ilustram as revistas atuais? Quais os fatores que determinam as concepções de belo?

O que é arte? “atividade que supõe a criação de sensações ou estados de espíritos de caráter estético carregado de vivência pessoal e profunda, que pode suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação; por exemplo, uma obra de arte; as artes visuais; arte religiosa; a arte popular; a arte da poesia; a arte musical.” (apostila)

Se a arte amplia nosso conhecimento de mundo Se a educação é um processo dialógico no qual promove o desenvolvimento biopsicosocial e cognitivo do ser humano Logo, a arte tem reconhecido espaço na educação do homem e contribui para a constituição da subjetividade de cada pessoa e para a sua capacidade de intervir como agente de cultura em uma dada sociedade.

Aprendendo com as narrativas Cultura acústica, ágrafa e letrada. Aedo: contador dos grandes feitos dos gregos Filhas da memória: Inspiravam os poetas Griot – Contador de histórias na cultura africana (transmite a cultura ágrafa de seu povo)

Como a escola lida com a diversidade de alunos que recebem Como a escola lida com a diversidade de alunos que recebem? Temos apenas uma “cultura” no Brasil? Segundo o dicionário Houaiss cultura é um “conjunto de crenças, costumes, atividades, etc., de um grupo social; conhecimento; instrução. Como a instituição escolar tem promovido o acesso à diversidade de expressão do acervo artístico e cultural da humanidade? Do seu entorno?

A arte e o paradigma educacional emergente Sempre houve mudanças no modo de ver a educação; na organização escolar; na finalidade educacional. O mesmo ocorre com a arte. - O que é escolarização? “processo pelo qual passa todo saber difundido na escola, submetendo-se a uma organização escolar que o categoriza e o veicula em benefício do grupo de alunos.” (apostila)

Educação escolar ≠ de escolarização A educação escolar é muito mais complexa do que a aparente ordenação de conteúdos e tempos para a aprendizagem. A educação visa à formação do educando como um todo.

Arte significado para o aluno Professor/agente de cultura, como mediador para o desenvolvimento do gosto pela arte.

Intervenções para a leitura de textos artísticos no Ensino Médio Os Parâmetros curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM incluem o ensino de artes nas escolas. “conhecer arte é saber produzir, apreciar e interpretar formas artísticas e culturais em uma dimensão crítica e contextualizada, segundo os sistemas simbólicos que integram cada linguagem própria da arte”

Realidade das escolas brasileiras: Estudam artes apenas uma vez por semana Estudam datas comemorativas Restringem-se as aulas de literatura Poucos exemplares de livros literários nas escolas Valorização dos livros exigidos em vestibular Trabalhos “mecânicos” / ficha do livro

Pode o aluno compreender a Geografia humana na série “os Retirantes” de Portinari?

- É possível compreender a dimensão literária do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, lendo a obra e nela pesquisando a pintura, a música e a arquitetura urbana e os costumes familiares, os afazeres dos jovens no Rio de Janeiro do século XIX?

Como trabalhar as obras literárias e artísticas nas escolas? Através de PROJETOS e da interdisciplinaridade

A leitura abre horizontes para os jovens, apresenta um universo lingüístico e desperta o gosto e o prazer de ler. Nunca se esquecendo que o professor é o mediador deste processo e o exemplo para os seus alunos. O professor pode criar oficinas de contos, poemas, cordel, recitais, paródias, reescrita, contação de história, teatros. Criar grupos literários, abrir espaços para o aluno crie a sua obra.

O texto é uma “máquina preguiçosa” . Humberto Eco