1. Ponto 4.1: Litisconsórcio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Geral do PROCESSO
Advertisements

LIQUIDAÇÃO.
Coisa julgada.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
SUJEITOS DO PROCESSO TEMA 15 – AULA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Litisconsórcio Art. 46s do CPC.
Intervenção de terceiros
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
LITISCONSÓRCIO - ASSISTÊNCIA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
DO LISTISCONSÓRCIO E DA ASSISTÊNCIA
Liquidação de sentença
PROCESSO CIVIL: Aula 06 - Intervenção de terceiros
Ponto 3: PARTES EMENTA: Parte. ângulos. Classificação. Deveres. Capacidade. Responsabilidade. Representação. Pluralidade de Partes (Litisconsórcio).
PROCESSO CIVIL: Aula 06 - Intervenção de terceiros
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO
Formação,suspensão e extinção do processo
1 UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO CURSO DE DIREITO DIREITO PROCESSUAL CIVIL I 3º SEMESTRE.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6º semestre Professor: MILTON CORREA FILHO TEMA: A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS A intervenção.
Ponto 3: PARTES EMENTA: Parte. ângulos. Classificação. Deveres. Capacidade. Responsabilidade. Representação. Legitimidade de parte. Legitimidade no.
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
1. Marque a alternativa CORRETA:
INTERVENÇÕES DE TERCEIROS:
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Professor Sergio Torres Teixeira
PROCESSO CIVIL: Aula 05 Litisconsórcio
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
16, 17 e Profº Carmênio Barroso (96)
MODALIDADES DE EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR COISA
Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
LITISCONSÓRCIO.
LITISCONSÓRCIO E INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
A HISTÓRIA DO PROCESSO.
Profº Carmênio Barroso
UNIDADE 15 – DA DISTRIBUIÇÃO E REGISTRO DA PETIÇÃO INICIAL
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
LITISCONSÓRCIO ARTS. 46 A 49.
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
TEORIA GERAL DO PROCESSO – 2009 Profa. Ms. Meyre E. C. Santana.
Meios de Defesa do Devedor
1) EMBARGOS À EXECUÇÃO 2) Competência gênero de Embargos do Devedor
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 07 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
José Miguel Garcia Medina Teresa Arruda Alvim Wambier
Geraldo Fonseca de Barros Neto
Segundo Elpídio Donizetti
REVELIA.
Profº Carmênio Barroso
SUJEITOS DO PROCESSO – PRIMEIRA PARTE
AULA 03 – PROCESSO CIVIL Capacidade Postulatória Encontra-se intimamente ligada à aptidão de realizar os atos do processo de maneira eficaz. (Art. 36 CPC)
CLASSIFICAÇÃO E DINÂMICA
Ação autônoma de impugnação.
LITISCONSÓRCIO.
LITISCONSÓCIO. Litisconsórcio Presença de mais de um sujeito em um dos polos do processo. Diferente da simple pluralidade de partes ou cumulação objetiva.
CONCEITO: é a pluralidade de litigantes; quando mais de um autor e/ou mais de um réu ingressam no processo. PRINCÍPIOS: economia processual (redução de.
Audiência de Conciliação ou Mediação. 1. Introdução Audiências procedimento comum Audiência preliminar (art. 334) Audiência de saneamento (art. 357, §
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
SUJEITOS DO PROCESSO SINGULARIDADES E COMPLEXIDADES.
RECONVENÇÃO. 1. Conceito “Ação do réu contra o autor, proposta no mesmo feito em que está sendo demandado” (João Monteiro) Réu – Reconvinte Autor – Reconvindo.
TGP – Processo II Litisconsórcio – pluralidade de pessoas no pólo ativo ou passivo (relação de direito material abrange mais de uma pessoa) Em ambos os.
LITISCONSÓRIO. Conceito 1.Conceito:É o laço que prende no processo dois ou mais litigantes, na posição de autores ou réus; Justificativa princípio da.
LITISCONSÓRCIO DIREITO PROCESSUAL CIVIL. DEFINIÇÃO É o fenômeno de pluralidade de partes em função da existência de mais de um autor e/ou mais de um réu.
Ponto 1.3: Litisconsórcio
Ponto 1.3: Litisconsórcio
Ponto 2-2: Litisconsórcio
Ponto 3-3: Litisconsórcio
Ponto 3-2: Litisconsórcio (e sucessão processual)
Transcrição da apresentação:

1. Ponto 4.1: Litisconsórcio CONCEITO: é a pluralidade de litigantes; quando mais de um autor e/ou mais de um réu ingressam no processo. PRINCÍPIOS: economia processual (redução de gastos com nova demanda) e segurança jurídica (procura evitar possíveis decisões antagônicas). CLASSIFICAÇÃO: Quanto ao polo: Ativo, Passivo e Misto. Quanto ao Momento: Inicial e ulterior. Quanto à Obrigatoriedade: Necessário e Facultativo. Quanto ao resultado: Simples e Unitário

2. Classificação: QUANTO ao NÚMERO (polo): Litisconsórcio ATIVO: mais de um ator; Litisconsórcio PASSIVO: mais de um réu; Litisconsórcio MISTO: mais de um autor e mais de réu. Quanto ao MOMENTO: Litisconsórcio INICIAL: o processo já se inicia com mais de um autor e/ou com mais de um réu; Litisconsórcio ULTERIOR: a pluralidade se forma depois, no decorrer do processo.

3. Classificação: Qto à Obrigatoriedade: LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: é obrigatória a presença de mais de um autor ou de mais de um réu no processo, sob pena de extinção; por força da lei ou da natureza da relação jurídica, o litisconsorte precisa ingressar no feito; se não ingressar a sentença será nula ou ineficaz em relação a ele. LITISCONSÓRCIO FACULTATIVO: as pessoa podem, mas não estão obrigadas a agir em juízo em conjunto no mesmo processo; se não estiver presente um litisconsorte não há nulidade do processo; existe um vínculo jurídico entre os litisconsortes (comunhão de direitos ou obrigações; conexão ou afinidade de questões).

4. CLASSIFICAÇÃO: QTO RESULTADO: LITISCONSÓRCIO SIMPLES: a decisão judicial pode ser diferente para cada um dos litisconsortes; LITISCONSÓRCIO UNITÁRIO: por força da lei ou do caráter da relação jurídica a sentença deve ser (eficácia) igual para todos os litisconsortes.

5. Litisconsórcio: Hipóteses Legais (facultativo): “Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando: I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide; II - os direitos ou as obrigações derivarem do mesmo fundamento de fato ou de direito; III - entre as causas houver conexão pelo objeto ou pela causa de pedir; IV - ocorrer afinidade de questões por um ponto comum de fato ou de direito” (art. 46, CPC/73).

6. Litisconsórcio: Hipóteses Legais (facultativo): “Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando: I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide; II - entre as causas houver conexão pelo pedido ou pela causa de pedir; III - ocorrer afinidade de questões por ponto comum de fato ou de direito” (art. 113, NCPC).

7. Litisconsórcio Multitudinário “O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa. O pedido de limitação interrompe o prazo para resposta, que recomeça da intimação da decisão” (art. 46, parágrafo único, CPC/73). “O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença”; “O requerimento de limitação interrompe o prazo para manifestação ou resposta, que recomeçará da intimação da decisão que o solucionar” (§ 1º e 2º, art. 113, NCPC).

8. Litisconsórcio Necessário “Há litisconsórcio necessário, quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo” (art. 47, CPC/73). “O litisconsórcio será necessário por disposição de lei ou quando, pela natureza da relação jurídica controvertida, a eficácia da sentença depender da citação de todos que devam ser litisconsortes” (art. 114, NCPC).

9. Litisconsórcio Necessário “A sentença de mérito, quando proferida sem a integração do litisconsórcio, será: I - nula, se a decisão deveria ser uniforme em relação a todos que deveriam ter integrado o processo; II - ineficaz, nos outros casos, apenas para os que não foram citados”. “Nos casos de litisconsórcio passivo necessário, o juiz determinará ao autor que requeira a citação de todos que devam ser litisconsortes, dentro do prazo que assinar, sob pena de extinção do processo” (art. 115, e p. único, NCPC).

10. Litisconsórcio Unitário “Há litisconsórcio necessário, quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo” (art. 47, CPC). “O litisconsórcio será unitário quando, pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir o mérito de modo uniforme para todos os litisconsortes” (art. 116, NCPC).

11. Independência do Litisconsórcio “Salvo disposição em contrário, os litisconsortes serão considerados, em suas relações com a parte adversa, como litigantes distintos; os atos e as omissões de um não prejudicarão nem beneficiarão os outros” (art. 48, CPC/73). “Cada litisconsorte tem o direito de promover o andamento do processo e todos devem ser intimados dos respectivos atos” (art. 49, CPC/73).

12. Independência do Litisconsórcio “Os litisconsortes serão considerados, em suas relações com a parte adversa, como litigantes distintos, exceto no litisconsórcio unitário, caso em que os atos e as omissões de um não prejudicarão os outros, mas os poderão beneficiar” (art. 117, NCPC). “Cada litisconsorte tem o direito de promover o andamento do processo, e todos devem ser intimados dos respectivos atos” (art. 118, NCPC).