Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Advertisements

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Psicologia social perspectiva crítica e compromisso social
A psicologia social latino-americana
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Perfil do Profissional
Plano de Trabalho Docente
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
PSICOLOGIA E CONTEMPORANEIDADE
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Profª Drª Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
em Educação em Direitos Humanos
A Sociedade humana: generalidades
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
A escola como espaço de desenvolvimento humano
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
A prática do psicologo no CRAS
Psicologia Comunitária Prof. Leda Fleury 2011
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
Sociologia Por quê?.
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
A construção histórica da Psicologia Social
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Psicologia da Saúde: caracterização do campo de saber
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO SUS
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Psicologia e Saúde Pública Profª. Lédice L. Oliveira
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Questões para debate em sala:
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
Psicologia e Comunidade
Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ENSP/FIOCRUZ Comunicação, Informação, Território e Redes Regina Maria Marteleto Laces/Icict/Fiocruz.
Avanços da psicologia social na América Latina
Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A crise da Universidade na contemporaneidade Grace Tanikado Patricia Oliveira Brito Raquel Karpinski Lemes Walcy Pereira Oliveira SA: Democracia e Universidade.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.

Freitas (2001) – todo processo de trabalho e de produção de conhecimento – aspectos históricos e políticos – contexto do Brasil e da América Latina. Brasil: - Déc. de 40 e 50 - “trabalhos em comunidade” -preparar a população para o novo modelo econômico vigente – atendia interesse da elite econômica – assistencialismo e paternalismo das classes desfavorecidas Déc. 60 – Estado e força econômica x necessidades população e participação da sociedade civil –reconhecimento oficial da psicologia no Brasil – Ditadura - psicologia na comunidade – crise em relação aos modelos importados e alheios à realidade brasileira - deselitizar – caráter de mobilização e transformação social – - aproximação de ciências sociais

Déc. 70 – aumento da resistência à ditadura – intelectuais + população - psicologia sai ainda mais dos consultórios, empresas e escolas – assoc. de bairros, grupos de defesa dos direitos humanos. - profissionais ainda não remunerados – acadêmicos – impacto na formação de novos alunos Déc. 80 – fim da ditadura – psicologia social crítica, histórica e comprometida com realidade - ABRAPSO – 1981 (outros encontros…) - Questões ligadas à falta de definição e de especificidade da prática – discussões frequentes – psicologia comunitária- compromisso político, crítica a teorias psicologizantes e a-históricas - território (SUS, reforma psiquiátrica, etc…)

Déc. 90 … - psicologia da comunidade - práticas ligadas à saúde – mediadas por instituições na qual o psi trabalha – - atividades menos acadêmicas – contextualizadas no território - prioriza acesso a serviços de saúde (ampliação e democratização) - trabalhador da saúde - diferentes teorias e diferentes pressupostos teóricos: análise institucional, psicossociologia, … Psicologia comunitária (Freitas, 2001) “utiliza-se do enquadre teórico da psicologia social, privilegiando o trabalho com os grupos, colaborando para a formação da consciência crítica e para a construção de uma identidade social e individual orientadas por preceitos eticamente humanos”.(pág 73)

Montero (2000) – psicologia comunitária – paradigma científico - relação entre sujeitos e “objetos” e autoria do conhecimentos - sai da individualidade – considera relações sociais – construções e desconstruções - atores influenciam e são influenciados – quebra da neutralidade

Referências Bibliográficas  Andery, A.A. “Psicologia na comunidade”. In: Psicologia social: o homem em movimento/ Silvia T. Maurer Lane, Wanderley Codo (orgs.) – 13 ed- São Paulo: Brasiliense,  Freitas, M.F.Q. “Psicologia na comunidade, psicologia da comunidade e psicologia (social) comunitária: Práticas da psicologia em comunidade nas décadas de 60 a 90, no Brasil. In: Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia/ Regina Helena de Freitas Campos (org.) – Petrópolis, RJ: Vozes, ed.  Montero, M. “Construcción, desconstrucción y crítica: teoria y sentido da la psicología social comunitaria en América Latina. In: Paradigmas em psicologia social: a perspectiva latino-americana/ Regina de Helena de Freitas Campos, Pedrinho A. Guareschi (orgs.). Petrópolis, RJ.:Vozes, 2000.