DEFICIÊNCIAS FÍSICAS/NEURO-MOTORAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Federação Portuguesa de Atletismo
Distúrbios Psicomotores
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Matemática para todos Educação Básica
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
PSICOLOGIA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Avaliação Psicomotora
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
um desafio contemporâneo
SUPERDOTAÇÃO ...serão considerados superdotados os educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos: cap.intelectual,
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
ÁREA DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA (DFN)
Legislação.
DEFICIÊNCIA FÍSICA                                                                                
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Deficiência de Desempenho Muscular
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
LIVRO ENTENDENDO A DEFICIÊNCIA FÍSICA
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Adaptação e Inadaptação Escolar
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Psicopatologia da Inteligência
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
AEE, PPP e acessibilidade na escola
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
PEI – Programa Educacional Individualizado
Escola... Qual o perfil da sua?.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Cinesiologia Humana na Educação Escolar Básica : I C H S P
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Aptidão Física Educação Física II.
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Tendências atuais do ECLE
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Doença Neuromuscular AMIOTROFIA ESPINHAL PROGRESSIVA Juliana R. Fonseca e Eliane Degutis Terapeutas Ocupacionais Capacitação Deficiência Fisica SRE - Abril/2014.
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
SHEILA DE QUADROS UZÊDA Doutoranda em Educação pela UFBA
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Termo de Terminalidade
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Transcrição da apresentação:

DEFICIÊNCIAS FÍSICAS/NEURO-MOTORAS

Conforme Wilson (1971) temos 3 categorias: Deficiências Musculares e/ou Neuromusculares; Deformações ósseas; Limitação do vigor, da vitalidade e/ou da agilidade.

DEFICIÊNCIAS MUSCULARES E/OU NEUROMUSCULARES Fraqueza muscular, paralisia e falta de coordenação. Geralmente o problema está nos centros e nas vias nervosas, e não nos músculos em si. Problemas: lesões, infecções ou degeneração sem causa aparente.

DEFICIÊNCIAS MUSCULARES E/OU NEUROMUSCULARES Distrofia Muscular Progressiva; Esclerose Múltipla; Poliomielite; Epilepsia (pequeno mal e grande mal); Enxaqueca; Paralisia Cerebral; Tumores do Sistema Nervoso Central.

MÁ FORMAÇÃO E DEFORMAÇÕES ÓSSEAS Afetam principalmente os membros, a espinha e as articulações. Prejudicam a criança no que se refere a andar, sentar, ficar em pé e usar as mãos.

MÁ FORMAÇÃO E DEFORMAÇÕES ÓSSEAS Deslocamento congênito de quadris; Escoliose; Quistos e tumores ósseos.

LIMITAÇÃO DO VIGOR, VITALIDADE E AGILIDADE Limitam a capacidade das crianças em realizar trabalhos escolares com o grau máximo de eficiência. Causas: infecções e congênita ou de desenvolvimento. Invalidez permanente ou longos períodos de recolhimento forçado ao leito.

LIMITAÇÃO DO VIGOR, VITALIDADE E AGILIDADE Deficiências cardíacas; Febre reumática; Tuberculose pulmonar.

Necessidades Educativas Especiais: Modificações no ambiente físico, materiais e equipamentos utilizados para a atividade escolar; Métodos especiais de ensino só são necessárias em alunos cujas lesões neurológicas dificultam a aprendizagem;

Necessidades Educativas Especiais: Modificações nos recursos físicos dos prédios escolares: 1. Colocação de pequenos degraus inclinados ou rampas; 2. Colocação de corrimões próximos a bebedouros, a assentos dos banheiros e à lousa; 3. Remoção de carteiras, de forma a possibilitar a passagem de cadeira de rodas ou facilitar a locomoção de alunos com muletas;

Necessidades Educativas Especiais: 4. Modificação, no mobiliário, de forma a promover maior conforto a crianças que usam tipóia ou próteses; 5. Tapetes antiderrapantes, nas áreas escorregadias; 6. Portas largas; 7. Cantos arredondados no mobiliário.

Necessidades Educativas Especiais: Modificações na sala de aula: 1. Forrar a carteira com papel, prendendo-o com fita adesiva, de forma a facilitar a escrita para as crianças que apresentem dificuldades de coordenação motora, espasticidade; 2. Colocar canaletas de madeira ou de P.V.C. cortado ao meio, em toda a volta da carteira, para evitar que os lápis caiam ao chão;

Necessidades Educativas Especiais: 3. Providenciar suportes para livros; 4. Providenciar um vira-páginas mecânico; 5. Providenciar assentos giratórios nas carteiras, para facilitar o movimento de levantar e de sentar;

Necessidades Educativas Especiais: 6. Providenciar descanso para os pés; 7. Providenciar extensões adicionais com dobradiças em carteiras, para crianças que têm pouco equilíbrio para permanecer sentadas; 8. Aumentar o calibre do lápis, enrolando-o com fita crepe, cadarço ou ainda espuma, para facilitar a preensão;

Necessidades Educativas Especiais: 9. Providenciar equipamentos como mobílias que atendam problemas específicos de levantar e de sentar; 10. Providenciar ajudas técnicas conforme as necessidades do aluno.

Necessidades Educativas Especiais: estar atento ao processo de ensino e aprendizagem, para identificar as necessidades peculiares do aluno com deficiência física.

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica especifica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.

PRECOCIDADE do aparecimento das HABILIDADES e a resistência dos indivíduos aos obstáculos e frustrações existentes no seu desenvolvimento.

Destacam-se alguns tipos: Tipo Intelectual: apresenta flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevada, capacidade de resolver e lidar com problemas.

Tipo Acadêmico: evidencia aptidão acadêmica especifica, atenção, concentração; rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse; habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento; capacidade de produção acadêmica.

Tipo Criativo: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente e, até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto expressão, fluência e flexibilidade.

Tipo Social: revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo.

Tipo Talento Especial: pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou cênicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho.

Tipo Psicomotor: destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora.

Esses tipos são desse modo considerados nas classificações internacionais, podendo haver várias combinações entre eles e, inclusive, o aparecimento de outros tipos, ligados a outros talentos e habilidades.

Por outro lado, há outros que, embora apresentem altas habilidades/ superdotação, têm rendimento escolar inferior e merecem cuidados especiais, pois, frequentemente, manifestam falta de interesse e motivação para os estudos acadêmicos e para a rotina escolar, podendo também apresentar dificuldades de ajustamento ao grupo de colegas, o que desencadeia problemas de aprendizagem e de adaptação escolar.

Em geral, os alunos superdotados são aqueles que apresentam: curiosidade; fluência de ideias; desempenhos superiores em uma ou mais áreas; grande motivação pela aprendizagem;

facilidade para a abstração; percepção; relacionamento de um tema específico a um contexto amplo; estilos particulares para a aprendizagem e uma busca constante para atingir alvos e metas mais distantes.