Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Universidade Federal de Pelotas
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PLANO DE GESTÃO.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.
Educação Escolar Indígena
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Plano Municipal de Saneamento Básico
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Painel: Aspectos destacados
Foco de Atuação: Atenção Básica
Capacitação dos técnicos municipais para a elaboração dos PMS Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB 2ª MOBILIZAÇÃO SOCIAL Fase de Priorização de Programas.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política Nacional de Habitação
PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO
Departamento de Nutrição
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Comissão de EJA de Alagoas
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
ABRIL 2010.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
MAIO 2010.
CAT.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
DESAFIO 4: VALORIZAÇÃO SOCIAL DA APS E AÇÕES INTERSETORIAIS ARMANDO - COSEMS CAROLINE - COSEMS RS CELIA BORTOLETO - COSEMS DANIELA BORBA – SES RO ELISABETH.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
USO RACIONAL DA ÁGUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS-REÁGUA Claudio Medeiros Cristiane Costrov Silva Miras.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
Transcrição da apresentação:

Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento às demandas de água e saneamento rural. Cooperação e Integração Valorização das Pessoas Comportamento Ético Responsabilidade Socioambiental Comprometimento com a Organização MISSÃO VISÃO VALORES

Divisão de Organização Social - Pré Divisão de Monitoramento Social - Pós Departamento De Ações Sociais

Objetivo Geral: Promover ações de caráter socioambiental que visem à adoção de novos valores e práticas individuais e coletivas, capazes de viabilizar a participação da população durante a implantação do empreendimento (Pré) e que venha contribuir para manutenção e sustentabilidade dos mesmos (Pós).

Pré empreendimento: Realizar atividades voltadas ao uso racional da água, utilização adequada dos equipamentos a serem construídos, e fomentar a mobilização e organização comunitária.

Pós empreendimento:.Verificar nível de satisfação dos usuários.. Verificar o funcionamento dos empreendimentos.. Avaliar a eficácia das ações desenvolvidas.. Reforçar os conceitos trabalhados na fase Pré Empreendimento.. Levantar demandas específicas.

Pautada no estabelecimento de trocas entre os profissionais e a popula ç ão. Vertente Educa ç ão Ambiental: por possuir car á ter transversal norteia todas as a ç ões. Vertente Mobilização Social / Organização Comunit á ria: contribuir para a sustentabilidade dos empreendimentos (empoderamento social, fortalecimento das organizações existentes)

Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) Contato com a Prefeitura / Assinatura do Termo de Compromisso Elaboração do Perfil da Comunidade Ações Conjuntas com Técnicos da Área Física Abordagens Domiciliares Reunião Comunitária para Apresentação do Programa Atividades Sócio-Educativas nas Escolas Contato com a Prefeitura / Termo de Transferência.

Sistema Convencional de Abastecimento de Água (SAA) Contato com a Prefeitura / Assinatura do Termo de Compromisso Elaboração do Perfil da Comunidade Diagnóstico Socioambiental Reuniões de Divulgação do Programa Ações Conjuntas com Técnicos da Área Física Reuniões Comunitárias Abordagens Domiciliares Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Educação Sanitária Ambiental Feiras de Saneamento Atividades Sócio-Educativas nas Escolas Contato com a Prefeitura / Termo de Transferência Avaliações

Contato com a Prefeitura / Assinatura do Termo de Compromisso Elaboração do Perfil da Comunidade Diagnóstico Socioambiental Reuniões de Divulgação do Programa Ações Conjuntas com Técnicos da Área Física Reuniões Comunitárias Abordagens Domiciliares Reuniões para Formação dos Condomínios. (Quando o Sistema for do tipo Condominial) Eleição do Síndico (Quando o Sistema for Condominial) Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Educação Sanitária Ambiental Feiras de Saneamento Atividades Sócio-Educativas nas Escolas Contato com a Prefeitura / Termo de Transferência Avaliação Sistema de Esgotamento Sanitário (SES)

Contato com o Prefeito. Diagnóstico Situacional. Levantamento da Satisfação dos Usuários, operadores e gestores municipais. Definição de Estratégia. (A etapa será realizada caso tenha sido encontrada alguma situação problema nos levantamentos realizados junto aos usuários).

AÇÕES DESENVOLVIDAS Janeiro a Março / 2010 CONTATO COM A PREFEITURA121 REUNIÕES COMUNITÁRIAS115 OFICINAS SÓCIO-EDUCATIVAS79 ABORDAGEM DOMICILIAR2.819 CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES01 (30) LOCALIDADES COM TRABALHO SOCIAL CONCLUÍDO116 TOTAL DE PESSOAS ENVOLVIDAS16.446

AÇÕES DESENVOLVIDAS Janeiro a Março / 2010 CONTATO COM A PREFEITURA /QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO22 COMUNIDADE/ QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO291 OPERADOR/ QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO26 MUNICÍPIOS VISITADOS30 LOCALIDADES VISITADAS106 NÚMERO DE FAMÍLIAS4.539

Participação na CIEA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental). Participação e membro na CTGA (Comissão Técnica de Garantia Ambiental). Participação no Convênio CERB/SEDUR ( 35 comunidades tradicionais). Participação e premiação no IGS (Inovação da Gestão em Saneamento) – PNQS.

Coordenação do objetivo estratégico “contribuir para operacionalidade dos empreendimentos. Elaboração do material didático: álbum seriado, cartilha, folders. Participação no Projeto Nordeste 2 - Tucano, com elaboração das ações sociais.