Introdução ao Planejamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Sistema de Informação Gerencial
Cenários Profa. Lillian Alvares
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
IDÉIAS QUE USAM O PENSAMENTO SISTÊMICO
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
PLANEJAMENTO PLANEJAR É “Pensar antecipado”
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Estratégias do agronegócio
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Administração Geral - Aula 05
Cronograma de Projetos – Gráfico Gannt
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Modelo de Excelência em Gestão
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
O que é planejamento??? Curso: Enfermagem
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
Introdução à Teoria Geral da Administração
Sistema de Comando em Operações
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Cenários Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
O QUE É UM SISTEMA.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Estruturas Organizacionais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
do Processo de Administração
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Professor Marcus Soeiro
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Planejamento de Comunicação
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Estratégias e Políticas Empresariais
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Tomada De Decisão.
Contabilidade Gerencial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Planejamento Planejar envolve um modo de pensar. Um salutar modo de pensar envolve indagações. Indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, para quem, por que, por quem e onde. Toda atividade de planejamento nas empresas, deverá resultar de decisões presentes, tomadas a partir do exame de impacto das mesmas no futuro. Tem como propósito o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, proporcionando situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais. Antecede à decisão e à ação, pois é um processo de estabelecimento de um estado futuro desejado delineado pelos meios de torná-lo realidade. É complexo devido a sua própria natureza de ser um processo contínuo de pensamento sobre o futuro, através de determinação de estados futuros e avaliação de cursos de ação alternativos.

Introdução ao Planejamento Principais aspectos O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes (Drucker). O planejamento não é um ato isolado. Deve ser visualizado com um processo composto de ações inter-relacionadas e interdependentes que visam ao alcance de objetivos previamente estabelecidos. O processo de planejamento é muito mais importante que seu resultado final.

Conceituação de Planejamento Ferramenta para administrar as relações com o futuro. Definir objetivos ou resultados a serem alcançados. Definir meios para possibilitar a realização de resultados desejados. Interferir na realidade para passar de uma situação conhecida a uma outra desejada, num intervalo de tempo definido. Imaginar e trabalhar para construir uma situação nova, que não resultaria da simples evolução dos acontecimentos presentes Definir um objetivo, avaliar as alternativas para realizá-lo e escolher um curso específico de ação. Planejar é também uma questão de atitude. É o resultado de atitudes favoráveis à mudança.

Atitudes proativa e reativa Entendimento das forças do ambiente Impulso e desejo de mudanças Antecipação aos eventos REATIVA Rejeição das informações do ambiente Tendência para a estabilidade Reação aos eventos Fonte: Introdução a Administração, Maximiano. Os dois tipos estão presentes e são necessários. A proativa é importante para o crescimento e a mudança. A reativa é importante para manter o equilíbrio e para impedir as mudanças abruptas.

Processo de Planejamento Dados de Entrada Processo de Planejamento Elaboração De Planos Informações. Modelos e técnicas de planejamento. Ameaças e Oportunidades. Projeções. Decisões que afetam o futuro. Etc. Análise e interpretação dos dados de entrada. Criação e análise de alternativas. Decisões. Objetivos. Recursos. Meios de controle. Aquisição dos dados de entrada. Processamento dos dados de entrada. Preparação de um plano. Fonte: Introdução a Administração, Maximiano.

Aquisição dos Dados de Entrada Informações sobre o presente, passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização. Mostram necessidades, ameaças, oportunidades ou situação com a qual teremos que lidar. Exemplos Encomendas feitas por clientes. Mudanças na legislação, na conjuntura social e econômica. Inovações tecnológicas Perspectiva de escassez ou esgotamento de fonte de matéria-prima. Um problema a ser resolvido. Perspectiva de fechamento ou abertura de um grande concorrente.

Processamento dos Dados de Entrada Transformar informação para produzir novas informações e decisões. É o coração do processo de planejamento. Os dados de entrada são transformados por meio de Interpretação do significado das informações. Identificação de alternativas para lidar com as necessidades, ameaças, oportunidades ou situações previsíveis do futuro. Avaliação das alternativas e escolha de um curso de ação ou objetivo.

Componentes de um plano Preparação de planos É o resultado do processo de planejamento. O processo de definir objetivos, chama-se planejamento estratégico. Componentes de um plano Objetivos. Definição de meios para realizar os objetivos. Previsão dos meios ou instrumentos de controle. Os dois níveis mais importantes de planejamento. Definição de objetivos e formas de atingi-los Definição de atividades, recursos e meios de controle PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO OPERACIONAL Fonte: Introdução a Administração, Maximiano.