Plano de Ensino AHP 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3A REGIÃO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO.
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Perguntas de Modelação
Metodologia da Pesquisa Científica
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Procedimentos de Ensino
PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2013
TEORIAS DA PSICOLOGIA SISTÊMICA
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Arquitetura de Computadores
Metodologia do Trabalho Acadêmico
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Professor: José Medina
PSICOTERAPIAS PSICANALÍTICAS
DISCIPLINA OPTATIVA: TOPICOS FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Laboratório de Mecânica
Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Plano de aula cronograma
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano de Ensino. Unidade.
Competências Profissionais
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Plano da Disciplina.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
Filosofia da linguagem
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Filosofia da ciência.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Faculdade Piaget - Brasil
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
Disciplina: PRATICA DE GESTÃO E RESULTADOS Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
Transcrição da apresentação:

Plano de Ensino AHP 2011

CURSO: Psicologia SÉRIE: 5º período TURNO: Diurno e Noturno UNIDADE DE ESTUDO: Abordagens Humanistas em Psicologia. CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRL: 60 horas

I – EMENTA Introdução à Abordagem Humanista em Psicologia e à Fenomenologia. Delimitação de uma concepção de homem e suas conseqüências para uma dada compreensão de mundo. Compreensão destas perspectivas como propostas de atuação do psicólogo em diferentes áreas, enfatizando os aspectos relacionais e afetivos.

II – OBJETIVOS GERAIS Reconhecimento dos pressupostos epistemológicos e ontológicos da Psicologia Humanista e da Fenomenologia para a investigação do humano. Diferenças e aproximações entre a Psicologia Humanista e a Fenomenologia com vistas à identificação do fenômeno psicológico em sua especificidade. O método fenomenológico e sua articulação com a Psicologia.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades: Diferenciar a especificidade do pensamento humanista em psicologia em relação a outras formas de pensamento; Diferenciar a especificidade do pensamento fenomenológico em relação a outras formas de pensamento; Situar o lugar e a função do psicólogo em uma abordagem humanista; Situar o lugar e a função do psicólogo em uma perspectiva fenomenológica.

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º BIMESTRE: Histórico da perspectiva humanista na Psicologia e alguns de seus representantes. A concepção de homem e as condições em que ocorre a mudança e o crescimento psicológicos. A ênfase no aspecto relacional e afetivo: escuta compreensiva como fator de mudança psicológica. Interface entre a Psicologia Humanista e a Fenomenologia. Abordagem Humanista, Psicologia da Gestalt e Gestalt-terapia como exemplos de atuação do psicólogo.

2º BIMESTRE: Interface entre a Psicologia Humanista e a Fenomenologia. Abordagem Humanista, Psicologia da Gestalt e Gestalt-terapia como exemplos de atuação do psicólogo. Introdução à Fenomenologia de Edmund Husserl. A proposta de Husserl de “retorno às coisas mesmas” e a intuição das essências. O método fenomenológico: sua definição, suas etapas e seus fins. A investigação do humano associada a uma perspectiva fenomenológica. O método fenomenológico na Psicologia.

V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO Aulas expositivas, em que serão transmitidos: histórico, principais conceitos com posterior esclarecimento de dúvidas; Apresentação de situações retiradas do cotidiano com o intuito de favorecer a articulação com a teoria. Estas situações devem ser retiradas da bibliografia da disciplina e dos meios de comunicação, literatura e filmes, explorando a articulação entre teoria e prática. Discussão a cada aula dos temas trabalhados para a elucidação e esclarecimentos das dúvidas. Seminários, em grupo, e entrega de um trabalho escrito sobre a atividade desenvolvida com fechamento pelo professor.

VI – AVALIAÇÃO Deverão realizar-se avaliações bimestrais – provas escritas e individuais. Serão avaliadas a assimilação e a compreensão dos temas desenvolvidos, através de questões conceituais e reflexivas, assim como da apresentação e discussão de situações concretas que exijam do aluno uma interpretação da realidade a partir do que foi aprendido. Os alunos deverão mostrar capacidade de interpretação de textos e de questões, respondendo a estes com clareza, utilizando-se, para tanto, dos conceitos teóricos aprendidos. Esta atividade valerá de zero a dez, com peso 3. Seminário, nos quais os alunos apresentarão uma breve discussão sobre a articulação entre teoria e prática, com entrega de um trabalho escrito sobre a atividade desenvolvida. O objetivo é avaliar a assimilação e a compreensão dos fundamentos do que foi aprendido. Esta atividade valerá de zero a dez, com peso 1. Será seguida a seguinte seqüência para as avaliações: ao final do 1º bimestre: uma prova referente ao conteúdo desenvolvido, com valor de zero a dez, com peso 3; um seminário com valor de zero a dez com peso 1. A média (NP1) será a soma das duas notas divididas por 4. ao final do 2º bimestre: uma prova referente ao conteúdo desenvolvido, com valor de zero a dez, com peso 3; um seminário com valor de zero a dez com peso 1. A média (NP2) será a soma das duas notas divididas por 4. A média do semestre será calculada de acordo com o Regimento da UNIP.

VII – BIBLIOGRAFIA BÁSICA: AMATUZZI, Mauro. Por uma Psicologia Humana. 2ª Ed. São Paulo: Ed. Alínea, 2008. MOREIRA, Virginia. De Carl Rogers a Merleau-Ponty: a pessoa mundana em psicoterapia. São Paulo: Annablume, 2007. PERLS, Fritz. A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia. 2ª Ed. Trad. José Sanz. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

COMPLEMENTAR DICHTCHEKENIAN, Maria Fernanda (org.) Vida e Morte: ensaios fenomenológicos. São Paulo: Companhia Ilimitada, 1988. GOTO, Tommy. Introdução à Psicologia Fenomenológica: a nova psicologia de Edmund Husserl. São Paulo: Paulus, 2008. MOREIRA, Daniel. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Ed. Pioneira Thomson, 2001. ROGERS, Carl; ROSENBERG, Rachel. A Pessoa como Centro. São Paulo: EPU, 1977.