SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CECRIANÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
II Congresso do Sistema de Ensino Integral
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Educação Infantil Reunião de Pais – 2012.
Censo, Caracterização e Diagnóstico
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Prefeitura municipal de Imperatriz
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Gestão da Educação Infantil
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Portfólio de Estágio Supervisionado
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Decisões.
REGISTROS.
PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Metodologia da Pesquisa Científica
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Da avaliação ao acompanhamento
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
FORMAÇÃO LINGUAGEM DIGITAL
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ.
ROTINA NA EDUCACÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
Construindo a cultura educacional inclusiva
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
CONSTRUINDO A AUTO-AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
Devolutiva do acompanhamento às UEs
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Revisita ao PPP.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto “Conviver, Conversar e Aprender” Ana Carolina Toselli; Célia Silva; Juliana Basani e Mariana Pelegrini Profª Drª Maria Cecilia BonineTrenche MMSO.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Avaliação Educação Infantil.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CECRIANÇA Currículo e Avaliação na Educação Infantil: Construindo práticas Significativas a partir dos olhares das Crianças. Relato de Experiência: Avaliação na Educação Infantil – Unidade Educacional Infantil – UEI/UFRN

Avaliação enquanto Processo continuado,realizado no dia-a-dia, com o fim de oferecer elementos e subsídios aos professores educadores, para que melhor conheçam a criança com quem trabalha. Exercício de olhar e escuta sensíveis e cuidadosos ao outro. Avaliação enquanto Acompanhamento.

Processo de Avaliação Concepções dos Fundamentos da Educação Infantil.

Documentos Legais: - Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Nº 9.394/96 Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. - Indicadores de Qualidade na Educação Infantil.

Na UEI: Procedimentos Observações “Pedagogia da Escuta” (Loris Malaguzzi)

Registros - Ficha de Matrícula (Entrevista) - Planejamento. - Registros Individuais diários (cadernos do professor e Agenda da criança) - Registros Individuais junto à criança. - Fichas Individuais Semestrais. - Relatório do Trabalho Desenvolvido.

Instrumentos Conversas Informais com a família (diárias). Reunião de Pais. Discussões entre a equipe – Avaliações do trabalho, Auto Avaliação. Caderno de Anotações – Comunicação escrita, além da falada, entre os dois turnos. Fotografias. Vídeos. Produções individuais e coletivas das crianças.

O Trabalho com os bebês Avaliação - Observação/escuta mais aguçada; Desenvolvimento do bebê em todos os seus aspectos; Construção da Identidade; - eu,corpo,outro Processo de gradativa e relativa autonomia; Conhecimento e percepção de mundo;

Obrigada! Cristina Diniz Barreto de Paiva cristinadinizuei17@hotmail.com (84)91936370 (84)32154255