SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CECRIANÇA Currículo e Avaliação na Educação Infantil: Construindo práticas Significativas a partir dos olhares das Crianças. Relato de Experiência: Avaliação na Educação Infantil – Unidade Educacional Infantil – UEI/UFRN
Avaliação enquanto Processo continuado,realizado no dia-a-dia, com o fim de oferecer elementos e subsídios aos professores educadores, para que melhor conheçam a criança com quem trabalha. Exercício de olhar e escuta sensíveis e cuidadosos ao outro. Avaliação enquanto Acompanhamento.
Processo de Avaliação Concepções dos Fundamentos da Educação Infantil.
Documentos Legais: - Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Nº 9.394/96 Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. - Indicadores de Qualidade na Educação Infantil.
Na UEI: Procedimentos Observações “Pedagogia da Escuta” (Loris Malaguzzi)
Registros - Ficha de Matrícula (Entrevista) - Planejamento. - Registros Individuais diários (cadernos do professor e Agenda da criança) - Registros Individuais junto à criança. - Fichas Individuais Semestrais. - Relatório do Trabalho Desenvolvido.
Instrumentos Conversas Informais com a família (diárias). Reunião de Pais. Discussões entre a equipe – Avaliações do trabalho, Auto Avaliação. Caderno de Anotações – Comunicação escrita, além da falada, entre os dois turnos. Fotografias. Vídeos. Produções individuais e coletivas das crianças.
O Trabalho com os bebês Avaliação - Observação/escuta mais aguçada; Desenvolvimento do bebê em todos os seus aspectos; Construção da Identidade; - eu,corpo,outro Processo de gradativa e relativa autonomia; Conhecimento e percepção de mundo;
Obrigada! Cristina Diniz Barreto de Paiva cristinadinizuei17@hotmail.com (84)91936370 (84)32154255