CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Jean Piaget (1896 – 1980).
Psicologia do desenvolvimento I
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Formação Docente Aula 07.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Educação e Práticas Pedagógicas
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana

Estuda o desenvolvimento do ser humano
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
Características de um bom professor de biologia
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Psicologia do Desenvolvimento
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
Determinantes da Aprendizagem
A relação Professor/ Aluno
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
O trabalho de Jean Piaget
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
MEDIAÇÃO.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Perguntas de Modelação
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.
EE Profª Rosina Frazatto dos Santos 07/07/ /07/2010 “ SEJAM BEM-VINDOS(AS) ”
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.
Transcrição da apresentação:

CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS Licenciatura em Biologia modalidade EAD

Conteúdo A. O que é construtivismo? B. Teoria da aprendizagem em Piaget e Vygotsky. C. O estudo das representações dos alunos e sua relação com o ensino de ciências.

O ensino de ciências no Brasil. Historico: do positivismo ao relativismo Aspecto cultural da educação. Construtivismo.

Teorias da aprendizagem. Piaget e a epistemologia genética Ausubel e a aprendizagem significativa Vygotsky e a aprendizagem com pares

A importancia da perspectiva do aluno O papel das representações dos alunos Caracteristicas dos conhecimentos dos alunos Exemplos de representações dos alunos.

Conclusões Podemos dizer que o termo construtivismo, tal como se usa na area da educacação, é um nome genérico que se dá a multiplas formas de apropriação da teoria de Piaget combinada a outras teorias que consideram a aprendizagem com construção mutua de connhecimentos.