O papel do TCU no controle dos recursos federais do SUAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
Advertisements

Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araujo
Auditoria nos Conselhos de Assistência Social
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
TCU/SECEX-RS - SETEMBRO/2006
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
TCU - MISSÃO E MARCOS - Missão: assegurar efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Criação: Decreto 966-A, de
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
TCU e o Controle Externo na Área de Assistência Social
Como solicitar a certificação
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
José Domingos Coelho Analista de Controle Externo TCU – SECEX/MG.
 Competência Constitucional.  Relações entre Democracia e Contas.  Afastamento do Processo Eleitoral em decorrência de ação do Tribunal de Contas.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Diálogo Público 2005 O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Atuação do TCU no exercício do Controle Externo
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO TCM Bahia Agosto/2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Roberto Vieira Medeiros Chefe da CGU-Regional/CE Controladoria-Geral da União-CGU XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Plenária Simultânea: Os órgãos de.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Transcrição da apresentação:

O papel do TCU no controle dos recursos federais do SUAS Bruno Marra Corrêa Secretaria de Controle Externo da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social Fortaleza, abril de 2015.

Sumário O Tribunal de Contas da União TCU e Assistência Social Contextualização e Competências Instrumentos de controle e Organização TCU e Assistência Social Objetivos do controle Auditorias realizadas Principais “achados”

Sede do TCU em Brasília-DF

Conhecendo o TCU VISÃO MISSÃO Ser referência na promoção de uma Administração Pública efetiva, ética, ágil e responsável Aprimorar a Administração Pública em benefício da sociedade por meio do controle externo

Conhecendo o TCU Órgão administrativo autônomo Auxilia o Congresso Nacional Controle externo da Administração Pública Federal Regido pela CF, Lei Orgânica (Lei 8.443/1992) e Regimento Interno Não faz parte do Poder Judiciário Em 2014 – melhor instituição pública para se trabalhar (Guia Você S/A)

8 FUNÇÕES BÁSICAS DO TCU Judicante Sancionadora Corretiva julga contas Judicante aplica sanção/penalidade Sancionadora determina, fixa prazo, susta ato Corretiva audita/fiscaliza, aprecia/registra ato Fiscalizadora responde consulta e emite parecer prévio Consultiva presta informações ao CN, MPU, Judiciário Informativa expede normativos, fixa coeficientes Normativa examina denúncia e representação Ouvidoria

PRINCIPAIS ATIVIDADES Parecer prévio sobre as Contas do Governo Julgamento das contas dos gestores Licitações e contratos administrativos Convênios Fixação de coeficientes do FPM e FPE Desestatizações (privatização, concessão, autorização) Denúncias e representações Atos de pessoal e declarações de bens e rendas Avaliação de programas de governo e políticas públicas Consultas Obras públicas e patrimônio da União

INTRUMENTOS DE CONTROLE Contas Denúncias Representações Consulta FISCALIZAÇÕES Monitoramento de deliberações Inspeção e Levantamento Auditorias (Conformidade e Operacional) Acompanhamento (de atos de gestão) Atos de pessoal (admissões e concessões) Acompanhamento de desestatizações Contas de Governo (Macroavaliação)

9 Ministros: escolhas 6 (CN) e 3 (PR) Organização do TCU 9 Ministros: escolhas 6 (CN) e 3 (PR) 4 Ministros- Substitutos (Concurso) Ministério Público junto ao TCU Secretarias-Gerais Segepres Segecex Segedam

Secretaria-Geral de Controle Externo TCU – Segecex Secretaria-Geral de Controle Externo Sede em Brasília e Secretarias de Controle Externo nos Estados Secex 1 a 8 na Sede Secex-9 no RJ 11 Especializadas Macroavaliação Governamental Recursos Pessoal Desestatização Avaliação de programas TI Obras 26 Estados Competências semelhantes às das Secex típicas Fiscalização dos atos de gestão dos responsáveis pelas unidades locais dos órgãos federais Modelo antigo

Secretaria de Recursos TCU – Segecex – Coordenações (2013) COSOCIAL Educação Saúde Previdência (Trabalho e Assistência Social) Secretarias do Nordeste COESTADO Defesa Administração Logística TI Pessoal Secretarias do Sul e CO COINFRA Urbano Rodovia Hidroferrovia Aeroportos e Telecomunicações Elétrico Petróleo Estatais RJ Secretarias do SE CODESEN Desenvolvimento Fazenda Ambiental Macroavaliação Secretarias do Norte Secretaria de Recursos

2ª Parte TCU e a Assistência Social Contribuir para a observância dos princípios legais norteadores do SUAS Contribuir para a regularidade e conformidade na aplicação dos recursos públicos federais descentralizados relativos ao SUAS

Atuação do TCU no controle da gestão financeira do SUAS Fiscalização da aplicação dos recursos do cofinanciamento federal transferidos pelo FNAS Julgamento das contas da SNAS Inclui informações sobre a gestão do CNAS e do FNAS

Acórdãos relevantes Acórdão 668/2009-Plenário Auditoria Operacional nos Benefícios de Prestação Continuada da Assistência Social Acórdão 2826/2011-Plenário Auditoria de Conformidade no MDS e MS, para verificar a regularidade dos atos de concessão e renovação de registro e certificado de entidade beneficente de assistência social (Cebas)

Acórdãos relevantes Acórdão 362/2014-Plenário Levantamento na SNAS (identificar riscos e possíveis ações de controle) Acórdão 290/2014-Plenário Fiscalização para verificar se as Entidades Beneficentes de AS possuíam os requisitos para obter o certificado Cebas Acórdão 2382/2014-Plenário Relatório Sistêmico de Assistência Social

Auditorias do TCU no SUAS Acórdão 2809/2009-Plenário aplicação dos recursos federais transferidos pelo FNAS para fundos municipais (fundo a fundo) acompanhamento realizado pelo MDS o controle exercido pelos Conselhos estrutura de atendimentos dos CRAS e CREAS Acórdão 310/2015-Plenário identificar possíveis fragilidades na sistemática de prestação de contas das transferências fundo a fundo

Acórdão 2809/2009-Plenário Principais achados Fundos Municipais de Assistência Social que, embora instituídos, não haviam sido efetivamente implementados Falta de clareza nos orçamentos municipais quanto à origem dos recursos destinados às ações de assistência social

Acórdão 2809/2009-Plenário Principais achados Divergências na interpretação dos normativos que disciplinam a aplicação dos recursos transferidos pelo FNAS, ocasionando a realização de despesas incompatíveis com as ações para as quais são destinados os recursos do cofinanciamento federal Fragilidades na capacitação dos conselheiros municipais para o pleno exercício de suas funções

Acórdão 2809/2009-Plenário Recomendações e determinações Definição dos itens de despesa passíveis de serem realizadas com recursos do FNAS Exigência de apresentação do Plano de Assistência Social como condição para o repasse dos recursos Adoção de medidas de indução à criação dos fundos municipais de assistência social

Acórdão 2809/2009-Plenário Recomendações e determinações Correção das falhas no SUASWeb Articulação junto aos municípios para criação de garantias legais de infraestrutura adequada ao funcionamento dos conselhos e de disponibilização dos documentos necessários ao exercício de suas funções Adoção de medidas de indução à estruturação de Plano de Carreira, Cargos e Salários para os servidores públicos municipais que atuam na área de assistência social e ao preenchimento dos cargos dos CRAS e CREAS

Acórdão 2809/2009-Plenário Monitoramento Maior parte das recomendações e determinações havia sido cumprida ou estava em fase de implementação Inclusão do art. 6º-E, na Lei 8742/1993 Art. 6o-E.  Os recursos do cofinanciamento do Suas, destinados à execução das ações continuadas de assistência social, poderão ser aplicados no pagamento dos profissionais que integrarem as equipes de referência, responsáveis pela organização e oferta daquelas ações, conforme percentual apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e aprovado pelo CNAS. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)

Auxílio ao controle social Cartilhas: “Orientações para Conselhos da Área de Assistência Social” 1ª Edição (2007) 2ª Edição (2009) 3ª Edição (2013) Download: site do TCU

Auxílio ao controle social Ações de capacitação para conselheiros Curso de capacitação on-line (ISC – Instituto Serzedello Corrêa) Inscrição: Página de Educação Corporativa do TCU: https://contas.tcu.gov.br/avec

Auditorias do TCU no SUAS Acórdão 310/2015-Plenário Objetivo: identificar possíveis fragilidades na sistemática de prestação de contas das transferências fundo a fundo Motivo: alta materialidade: + R$ 2,5 bilhões (2013) Risco: aprovação de contas com análise insuficiente quanto ao cumprimento dos objetivos e execução das despesas

Auditorias do TCU no SUAS Acórdão 310/2015-Plenário 3 Principais achados O Demonstrativo Anual traz informações insuficientes para refletir a aplicação dos recursos transferidos FaF; O Parecer do CMAS sobre o DEFF possui conteúdo insuficiente quanto ao cumprimento das finalidades dos recursos e à execução dos serviços; Normatização insuficiente quanto à apresentação, organização e guarda, pelos municípios, dos documentos comprobatórios dos recursos do FaF.

Acórdão 310/2015-Plenário Determinações à SNAS Exigência de relação de pagamentos efetuados, a ser arquivada nos entes federados, que conste, ao menos: piso e programa; nome do beneficiário e CPF/CNPJ; objeto; data do pagamento e valor etc.; Expedição de norma que regulamente a documentação comprobatória dos gastos pelos entes federados; Recomendações Avalie a viabilidade de disponibilização no site oficial dos Municípios da relação de pagamentos; Diversas recomendações sobre a sistemática de PC. Avalie a viabilidade de disponibilização

Auditorias do TCU no SUAS Voto do Ministro-Relator Augusto Sherman “(...) é apropriada, por ora, a expedição de determinação (...) de modo a se exigir a relação de pagamentos efetuados, em vez de constar do DEFF, deverá ser mantida em arquivo (...)” “Digo ‘por ora’ porque se hoje há limitações para o envio dessa documentação à SNAS, talvez, no futuro, possa haver condições para assim fazê-lo, a fim de permitir ao órgão repassador ter acesso mais imediato à relação de pagamentos, para fins de um exame mais analítico das contas. (...)”

Disponibilização de serviços X Execução Há convergência no entendimento entre o TCU e o MDS/SNAS; Os serviços são “medidos” pela disponibilização e também pela execução (prestação do serviço); As despesas da disponibilização dos serviços devem ser devidamente comprovadas (relação de pagamentos); Ideal: relação de pagamentos no sistema

ADIN – ATRICON ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil; Ação de Direta de Inconstitucionalidade n. 1934 (STF) Lei 9604/1998 - prestação de contas de aplicação de recursos transferidos pelo FNAS – Lei 8.742/1993 (LOAS); O art. 1º dispunha que a prestação de contas seria feita aos TC dos Estados, do DF e dos Municípios; STF suspendeu, de forma liminar, a eficácia do art. 1º, e seu parágrafo único, da Lei.

Obrigado! Bruno Marra Corrêa www.tcu.gov.br secexprevi@tcu.gov.br  (61) 3316-7365